Encontro Vivendo com Câncer de Mama Metastático

cancer mama

O Instituto Oncoguia promoveu o “II Encontro Vivendo com Câncer de Mama Metastático”. O evento é gratuito e faz parte da programação do Outubro Rosa, mês mundial de prevenção e combate ao câncer de mama.

O encontro é dirigido a pacientes e familiares que convivem com o câncer de mama, além de profissionais de saúde. A programação, composta por palestras de especialistas, inclui novidades no tratamento desse tipo de câncer, os direitos do paciente, a importância da alimentação saudável, entre outros temas relevantes.

O “II Encontro Vivendo com Câncer de Mama Metastático” foi realizado no auditório da sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), à Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis.

O Instituto Oncoguia disponibiliza dez bolsas com passagem e hospedagem para participantes de fora da capital paulista. Mais informações pelo telefone 0800 773-1666 e pelo site oficial do Encontro.


Sobre o Câncer de Mama

encontro cancer mama


O câncer de mama ocorre quando as células normais da mama sofrem alterações em suas características moleculares, permitindo que elas cresçam e se multipliquem incontrolavelmente[1]Radice D, Redaelli A. Breast cancer management. Pharmacoeconomics. 2003 Apr;21(6):383-96..

Excluindo os cânceres de pele, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum em mulheres, afetando aproximadamente 12% das mulheres ao longo de sua vida. 

Os sinais e sintomas de alerta para o câncer de mama podem variar muito.

Se você sentir alguma alteração na mama, mamilo ou axila, agende uma consulta com seu médico.


De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, as taxas de mortalidade por câncer de mama caíram 40% em relação de 1989 a 2016 entre as mulheres. O progresso é atribuído nas melhorias na detecção precoce.


O câncer de mama geralmente não causa sintomas nos estágios iniciais e é geralmente detectado com mamografias de rastreamento.

Os tratamentos dependem do estágio e do tipo do câncer e podem incluir cirurgia, quimioterapia, terapia hormonal, terapia biológica e radioterapia[2]Akram M, Iqbal M, Daniyal M, Khan AU. Awareness and current knowledge of breast cancer. Biological research. 2017 Dec;50(1):1-23..

encontro cancer mama oncoguia


O que causa o câncer de mama?

Não se sabe exatamente o que causa o câncer de mama.

Existem certos fatores de risco que parecem aumentar sua chance de contrair a doença. Estima-se que cerca de 10% dos casos de câncer de mama sejam hereditários (geridos na família).

Em muitos desses casos, você herdou um gene de seus pais que sofreu uma mutação (mudou de sua forma normal). Este gene mutado torna provável que uma pessoa tenha câncer de mama.


Você nem sempre pode evitar o câncer de mama, mas pode encontrá-lo cedo. Isso aumenta suas chances de uma recuperação completa e rápida.

Sobre o autor:

+ posts

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Radice D, Redaelli A. Breast cancer management. Pharmacoeconomics. 2003 Apr;21(6):383-96.
2 Akram M, Iqbal M, Daniyal M, Khan AU. Awareness and current knowledge of breast cancer. Biological research. 2017 Dec;50(1):1-23.
Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

categorias

Pesquise por Categoria

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Pediatria

Ortopedia

Oftalmologia

Notícias

Neurologia

Medicina Esportiva

Infectologia

Fisioterapia

Fisiatria

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Artigos

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail