Doença Renal Crônica – O que é? Causas, Sintomas e Tratamentos

doenca renal cronica

A doença renal crônica é um importante problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Na doença renal crônica, os rins estão danificados e não conseguem filtrar o sangue tão bem quanto deveriam.

A doença é chamada de “crônica” porque o dano aos seus rins ocorre lentamente durante um longo período. Por causa disso, o excesso de líquido e resíduos do sangue permanecem no corpo e podem levar a complicações graves, como doença cardiovascular, doença renal terminal e morte prematura.

No entanto, esta lesão renal é subdiagnosticada e subtratada. Cerca de 90 por cento das pessoas com essa condição não sabem que a têm. 2 em cada 5 adultos com esta patologia não sabem que têm doença renal crônica grave. As pessoas com insuficiência renal podem viver anos sem saber, pois nem sempre apresentam os sintomas mais claramente definidos.

É uma condição relativamente comum, e frequentemente associada ao envelhecimento. A insuficiência renal pode piorar com o tempo e, eventualmente, os rins podem parar de funcionar completamente, mas isso é incomum. Muitas pessoas com doença renal crônica conseguem viver vidas longas com a condição.

Importância dos Rins

rim

Os rins são dois órgãos em forma de feijão, do tamanho de um punho. Eles estão localizados em ambos os lados do corpo, logo abaixo da caixa torácica. O principal papel dos rins é filtrar os resíduos do sangue antes de convertê-los em urina.

Os rins também:

  • Ajudam a manter a pressão arterial
  • Mantém os níveis corretos de produtos químicos em seu corpo que, por sua vez, ajudarão o coração e os músculos a funcionar adequadamente
  • Produzem a forma ativa da vitamina D que mantém os ossos saudáveis
  • Produzem uma substância chamada eritropoetina, que estimula a produção de glóbulos vermelhos


A doença renal crônica é a capacidade reduzida do rim de realizar essas funções a longo prazo. Isso é mais frequentemente causado por danos aos rins de outras condições, mais comumente diabetes e pressão alta.

Neste artigo, conversamos com o Dr. José A. Moura Neto, Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

JOSE A MOURA NETO

1. Quais são os sinais e sintomas da doença renal crônica?

Em suas fases iniciais e intermediárias, a doença renal não costuma manifestar sinais ou sintomas. Por isso, ela é considerada uma doença silenciosa. Os primeiros sintomas só aparecem nas fases mais avançadas, podendo apresentar: náusea, vômitos, perda de apetite, edema, falta de ar, anemia, indisposição, emagrecimento, redução do volume de urina, desorientação.

2. Como é diagnosticada a doença renal crônica?

Por ser uma doença silenciosa, a doença renal crônica precisa ser rastreada para ser diagnosticada. É importante dosar a creatinina no sangue e pedir o exame simples de urina para todos os pacientes de risco. A partir da dosagem da creatinina podemos estimar a função renal, diagnosticando os casos de doença renal.

3. Que mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver doença renal crônica?

As principais causas de doença renal crônica são hipertensão e diabetes. Portanto, medidas que previnem essas condições ou que as mantém controladas também previnem a doença renal crônica.

Deste modo, adotar um estilo de vida saudável, com prática de atividade física, alimentação balanceada, controle do peso, uso regular das medicações para tratamento do diabetes e hipertensão são importantes. Além disso, devemos evitar o uso de medicamentos e substâncias sem orientação médica, pois muitos deles são tóxicos para os rins, podendo causar lesões.

4. Quais tratamentos estão disponíveis para pessoas com doença renal crônica?

A Doença renal crônica não tem cura! Porém tem tratamento. Este tratamento se baseia no controle dos fatores de risco (hipertensão, diabetes, obesidade…) e na estabilização da função renal. Não existe um único medicamento para este fim, mas sim um conjunto de medidas e medicações que, juntas, podem retardar a progressão da doença renal.

5. Existem restrições alimentares para pessoas com doença renal crônica?

Sim, existem algumas restrições que podem ser necessárias em alguns estágios e condições específicas. Porém, a principal orientação alimentar para estes pacientes é aderir a uma dieta saudável, com consumo adequado de líquido e sal, por exemplo.

6. Qual é o prognóstico para quem tem doença renal crônica?

A Doença Renal Crônica possui 5 estágios diferentes. Cada um deles tem suas particularidades e recomendações necessárias. A princípio, quanto mais avançado o estágio da doença renal, pior o prognóstico. Porém, é importante salientar que outras condições associadas podem interferir nesse prognóstico.

Para cuidar de sua saúde, procure um médico nefrologista associado à Sociedade Brasileira de Nefrologia

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Thiago Moretti F.

Thiago Moretti F.

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Colabora com o Blog da Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail