Dermatite Perioral: O que é? Causas, Sintomas e Tratamentos

dermatite perioral

Fatos importantes sobre a Dermatite Perioral

  • A dermatite perioral é uma doença de pele que causa uma erupção cutânea vermelha ao redor da boca.
  • Afeta comumente mulheres jovens, mas homens e crianças também podem ser afetados.
  • A causa da dermatite perioral é desconhecida, mas alguns gatilhos podem piorá-la, como esteróides tópicos, certos cremes faciais e maquiagem.
  • O tratamento geralmente envolve evitar gatilhos, usar sabão neutro e água para limpar a área afetada e aplicar um creme ou pomada tópica.
  • Em alguns casos, antibióticos podem ser prescritos para tratar a doença.

Introdução

A dermatite perioral é uma condição comum da pele que afeta o rosto, geralmente ao redor da boca, nariz e olhos[1]Lipozencic J, Ljubojevic S. Perioral dermatitis. Clinics in dermatology. 2011 Mar 1;29(2):157-61.. É caracterizada por erupção cutânea vermelha, escamosa e com coceira. É mais comum em mulheres jovens, mas pode afetar pessoas de todas as idades e sexos. A causa da dermatite perioral é desconhecida, mas acredita-se que seja causada por uma combinação de fatores ambientais e genéticos[2]Tolaymat L, Hall MR. Perioral dermatitis. InStatPearls [Internet] 2022 May 27. StatPearls Publishing..

O sintoma mais comum da dermatite perioral é uma erupção cutânea que aparece como uma mancha vermelha com uma borda escamosa ao redor da boca, nariz e olhos. A erupção também pode se espalhar para outras áreas do rosto, como testa e queixo. Outros sintomas podem incluir queimação, picadas e coceira na área afetada. Em alguns casos, a erupção pode se espalhar para o peito, costas e braços.

O tratamento para dermatite perioral depende da gravidade da condição e da resposta do indivíduo ao tratamento. Casos leves podem ser controlados com medicamentos tópicos e ajustes no estilo de vida, como evitar certos produtos para cuidados com a pele e irritantes.

Casos mais graves podem exigir medicamentos prescritos e tratamento mais intensivo. É importante consultar um médico para diagnóstico e tratamento adequados[3]Bukvic Mokos Z, Kummer A, Lazić Mosler E, Čeović R, Basta-Juzbašić A. Perioral dermatitis: Still a therapeutic challenge. Acta clinica Croatica. 2015 Jul 1;54(2.):179-84..

Sintomas da Dermatite Perioral

dermatite perioral
  • Erupção cutânea: uma erupção de inchaços ou lesões vermelhas geralmente aparece ao redor da boca e pode se espalhar para o nariz, queixo e testa.
  • Coceira: sensações de coceira e queimação podem ocorrer ao redor da erupção cutânea.
  • Secura: as áreas da pele afetadas pela erupção cutânea podem ficar secas, escamosas e espessas.
  • Queimação: sensações de queimação podem ser sentidas nas áreas afetadas.
  • Inchaço: a área ao redor da erupção pode ficar inchada.
  • Protuberâncias cheias de pus: Protuberâncias cheias de pus podem aparecer ao redor da boca.
  • Dor: pode ocorrer dor nas áreas afetadas pela erupção cutânea.
  • Crostas: a pele pode desenvolver uma textura crocante nas áreas afetadas pela erupção cutânea.
Sintoma
Erupção facial
Coceira na pele
Vermelhidão e inchaço
Lesões de pele
Secura


A doença está limitada à pele. Lesões cutâneas ocorrem como grupos de pápulas avermelhadas, pápulovesículas e pápulopústulas em uma base eritematosa com um possível aspecto confluente.

As pápulas e pústulas têm principalmente localizações periorais, mas aparecem frequentemente na testa, bochechas, queixo, nariz e parte superior do tórax.


Causas da dermatite perioral

dermatite perioral no nariz
  • Infecções bacterianas: bactérias como Staphylococcus aureus, Fusiform spirilla podem causar dermatite perioral.
  • Infecções fúngicas: fungos da família da Candida podem estar relacionadas
  • Alterações hormonais: alterações hormonais, como durante a gravidez ou a menopausa, podem desencadear a condição.
  • Alergias: certos cosméticos e produtos para a pele podem causar uma reação alérgica.
  • Estresse: o estresse pode causar um surto da doença.
  • Exposição ao sol: muita exposição ao sol pode agravar a condição.
  • Contraceptivos orais: alguns tipos de anticoncepcionais orais podem contribuir para a dermatite perioral.
  • Mudanças climáticas: o tempo frio e seco pode piorar a condição.
  • Cremes com corticoides: o uso prolongado de cremes com esteroides tópicos pode causar dermatite perioral.

Epidemiologia

A dermatite perioral afeta principalmente mulheres, que representam aproximadamente 90% dos casos.

Acredita-se que o número de pacientes do sexo masculino esteja aumentando devido a mudanças nos seus hábitos cosméticos.

É possível que ocorra dermatite perioral em crianças, mas é raramente diagnosticada. A grande maioria dos pacientes são mulheres entre 20 e 45 anos.


Diagnóstico

A dermatite perioral é uma condição da pele que afeta a área ao redor da boca. A causa dessa condição é desconhecida, mas acredita-se que seja causada por certos gatilhos, como irritantes ambientais, certos produtos para cuidados com a pele e o uso de esteroides tópicos.

O diagnóstico é geralmente feito por meio de exame físico, avaliação da pele e histórico do paciente. Em alguns casos, uma biópsia de pele pode ser necessária para descartar outras condições.

O tratamento para dermatite perioral geralmente envolve evitar os gatilhos que podem ter causado a condição e usar produtos de limpeza e hidratantes suaves e suaves. Antibióticos orais podem ser prescritos se houver um componente bacteriano na condição. Cremes antibióticos tópicos e cremes com corticosteroides também podem ser usados, embora o uso prolongado deva ser evitado.

Nome do exameDescrição do exame
Exame DermatológicoExame da pele para vermelhidão, descamação e outros sinais de dermatite perioral.
Testes de alergiaExames de pele ou sangue para identificar alergias que podem estar desencadeando a dermatite perioral.
Biópsia de peleRemoção de uma amostra de pele que pode ser estudada em laboratório para identificar quaisquer condições subjacentes que possam estar causando a dermatite perioral.

Diagnóstico Diferencial de Dermatite Perioral

  • Dermatite atópica: patologia inflamatória da pele que geralmente se apresenta com pele seca, com coceira e escamosa.
  • Dermatite seborreica: patologia comum da pele que pode apresentar vermelhidão, descamação e coceira.
  • Rosácea: patologia crônica da pele que pode apresentar vermelhidão, caroços e espinhas.
  • Dermatite de contato: patologia inflamatória da pele causada pelo contato com um irritante ou alérgeno.
  • Foliculite: infecção dos folículos pilosos que pode apresentar inchaços vermelhos, coceira e dor.
  • Dermatite de contato alérgica: uma reação alérgica a uma substância que causa vermelhidão, coceira e inchaço.
  • Dermatite actínica crônica: patologia da pele causada pela exposição prolongada à radiação ultravioleta.
  • Granulomatose perioral: patologia rara da pele que pode se apresentar com placas escamosas vermelhas e saliências.

Possibilidades iniciais de tratamento

A dermatite perioral é uma condição da pele que afeta a boca e a área ao redor dela. O tratamento para dermatite perioral geralmente envolve medicamentos tópicos, como hidrocortisona, antibióticos ou retinoides tópicos[4]Malik R, Quirk CJ. Topical applications and perioral dermatitis. Australasian journal of dermatology. 2000 Feb;41(1):34-8..

Antibióticos orais também podem ser prescritos.

Outras terapias que podem ser recomendadas incluem mudanças no estilo de vida, como evitar irritantes da pele e evitar o uso de produtos faciais como maquiagem, hidratantes e protetores solares[5]Hall CS, Reichenberg J. Evidence based review of perioral dermatitis therapy. Giornale Italiano di Dermatologia e Venereologia: Organo Ufficiale, Societa Italiana di Dermatologia e Sifilografia. 2010 … Continue reading.

O objetivo do tratamento da dermatite perioral é reduzir a inflamação e curar a pele. O tratamento também pode envolver evitar certos produtos ou atividades que podem estar causando a condição. Por exemplo, se a condição estiver ligada ao uso de um determinado produto facial, o paciente pode ser instruído a mudar para um produto diferente.

Se a condição for causada por exposição excessiva ao sol, o paciente pode ser aconselhado a ficar longe do sol ou usar protetor solar com FPS 30, ou superior.

Em alguns casos, o tratamento inicial para dermatite perioral pode incluir esteróides tópicos, antibióticos ou uma combinação de ambos. Antibióticos orais também podem ser prescritos, dependendo da gravidade da condição. Em muitos casos, a condição desaparecerá dentro de algumas semanas ou meses de tratamento. No entanto, se a condição não melhorar com o tratamento inicial, outros tratamentos podem ser necessários. Isso pode incluir terapia fotodinâmica, terapia a laser ou outras formas de terapia tópica.

Medicamentos para tratamento de Dermatite Perioral

  • Corticosteróides tópicos: Esses medicamentos reduzem a inflamação e podem ser usados ​em casos leves de dermatite perioral.
  • Antibióticos orais: esses medicamentos podem ser usados ​para tratar infecções bacterianas que podem acompanhar a dermatite perioral.
  • Isotretinoína Oral: Este medicamento é usado para casos graves de dermatite perioral e pode ajudar a reduzir a inflamação.

Prevenção

A dermatite perioral pode ser prevenida de várias maneiras.

Em primeiro lugar, é importante identificar os gatilhos que podem estar causando o agravamento da condição. Isso pode incluir certos cosméticos, produtos para cuidados com a pele, sabonetes e outros irritantes que podem causar inflamação na pele. Se determinados produtos estiverem causando a condição, é importante interromper o uso deles imediatamente.

Outras medidas preventivas incluem evitar o uso de corticosteroides tópicos fortes, aplicar protetor solar com FPS 30 ou superior, lavar o rosto com um limpador suave, evitar tocar ou esfregar o rosto e evitar produtos que contenham álcool, fragrâncias e outros irritantes.

Qual ​é o prognóstico da dermatite perioral?

A dermatite perioral é uma condição da pele que geralmente se apresenta com uma erupção cutânea ao redor da boca. O prognóstico da dermatite perioral geralmente é bom, embora os sintomas possam ir e vir. O tratamento pode ser necessário para controlar a condição e reduzir o risco de recorrência. Com tratamento e manejo adequados, o prognóstico para dermatite perioral geralmente é positivo.

Se não for tratada, a dermatite perioral pode durar meses ou até anos. Em alguns casos, a condição pode se tornar crônica, o que significa que pode ir e vir com o tempo.

No entanto, com tratamento e manejo adequados, a condição pode ser controlada e o prognóstico geralmente é bom.

O tratamento geralmente inclui evitar irritantes da pele, usar medicamentos tópicos prescritos e controlar as crises com cuidados adequados com a pele.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Lipozencic J, Ljubojevic S. Perioral dermatitis. Clinics in dermatology. 2011 Mar 1;29(2):157-61.
2 Tolaymat L, Hall MR. Perioral dermatitis. InStatPearls [Internet] 2022 May 27. StatPearls Publishing.
3 Bukvic Mokos Z, Kummer A, Lazić Mosler E, Čeović R, Basta-Juzbašić A. Perioral dermatitis: Still a therapeutic challenge. Acta clinica Croatica. 2015 Jul 1;54(2.):179-84.
4 Malik R, Quirk CJ. Topical applications and perioral dermatitis. Australasian journal of dermatology. 2000 Feb;41(1):34-8.
5 Hall CS, Reichenberg J. Evidence based review of perioral dermatitis therapy. Giornale Italiano di Dermatologia e Venereologia: Organo Ufficiale, Societa Italiana di Dermatologia e Sifilografia. 2010 Aug 1;145(4):433-44.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail