Torres de telefone celular causam câncer? Algumas pessoas expressaram preocupação de que morar, trabalhar ou ir à escola perto de uma torre de telefone celular possa aumentar o risco de câncer, ou outros problemas de saúde. Até o momento, não existem evidências concretas para apoiar esta ideia.
No entanto, isso não significa que as ondas de RF das torres de telefonia celular tenham provado ser absolutamente seguras. A maioria das organizações de especialistas concorda que são necessárias mais pesquisas para ajudar a esclarecer isso, especialmente para quaisquer possíveis efeitos a longo prazo.
O que dizem as agências especializadas?
A American Cancer Society (ACS) não tem nenhuma posição ou declaração oficial sobre se a radiação de radiofrequência de telefones celulares, torres de telefones celulares ou outras fontes é ou não uma causa de câncer.
A Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) disse isso sobre torres de telefonia celular perto de casas ou escolas:
“As emissões de radiofrequência de antenas usadas para transmissões de celular e PCS [serviço de comunicações pessoais] resultam em níveis de exposição no solo que são tipicamente milhares de vezes abaixo dos limites de segurança. Esses limites de segurança foram adotados pela FCC com base nas recomendações de organizações especializadas e endossados por órgãos do Governo Federal responsáveis pela saúde e segurança. Portanto, não há razão para acreditar que tais torres possam constituir um risco potencial para a saúde de residentes ou estudantes próximos”.