Amitiza® (Lubiprostona): para que serve?

O medicamento Amitiza® cujo princípio ativo é a “lubiprostona” é comercializado em duas dosagens, sendo elas 8mcg e 24mcg na apresentação de cápsulas moles. É um medicamento indicado para o tratamento de constipação e também de síndrome do intestino irritável com constipação.

Indicações de Amitiza® – Lubiprostona:

A constipação é traduzida por dificuldade em expelir o bolo fecal que muitas vezes é uma condição dolorosa e incômoda. A constipação pode ser crônica ou aguda e atualmente existem diversos tratamentos, inclusive planos alimentares para pacientes que possuem problemas para defecar.

Uma alimentação rica em fibras, frutas, legumes, vegetais e água tende a auxiliar no processo de emoliência e defecação.

Constipação

Quanto mais as fezes ficam no intestino, mais endurecidas elas ficam em decorrência da reabsorção de água e nutrientes das mesmas, as bactérias intestinais e o processo de evacuação são muito importantes para a vida humana, existem profissionais capacitados para auxiliar no processo.

Grande parte da população mundial sofre com a constipação e podem haver condições de saúde que favorecem ou agravam o quadro, inclusive o câncer de intestino.

Portanto é completamente recomendável a busca por apoio médico para que dúvidas sejam sanadas e tratamentos sejam prescritos caso seja necessário.

Algumas condições clínicas ocasionadas pelo uso de determinados medicamentos favorecem a constipação e para isto, existem medicamentos que podem auxiliar.

O que é Amitiza®?

NomeDescrição
Lubiprostona (Amitiza®)A lubiprostona é um medicamento usado para tratar a constipação. Atua estimulando a liberação de íons cloreto e bicarbonato no intestino, ajudando a aumentar a produção de água e eletrólitos no intestino. Isso ajuda a amolecer as fezes e aumentar seu volume, facilitando a passagem. Também é usado para tratar a constipação idiopática crônica em adultos.

Para que serve o Amitiza®

Segundo a própria bula do medicamento, produzido pelo laboratório Takeda, o medicamento faz com que o íon cloreto seja transportado para o lúmen intestinal, fazendo com que o fluxo de líquido seja aumentado e então auxiliando a motilidade das fezes.

Mecanismo de açãoExplicação Técnica
Ativação dos canais de cloreto ClC-2A lubiprostona é um ativador dos canais de cloreto CLC-2, localizados na membrana apical das células epiteliais intestinais. A ativação desses canais de cloreto causa um aumento na secreção de cloreto e uma secreção osmótica de água, resultando em aumento da secreção de fluido intestinal e melhora da motilidade intestinal.
Inibição da isoforma 3 (NHE3) da bomba de sódio/hidrogênioA lubiprostona é um inibidor de NHE3, um trocador de íons na membrana apical das células epiteliais intestinais. A inibição de NHE3 diminui a absorção de sódio, o que leva ao aumento da secreção de sódio no lúmen intestinal, resultando em aumento da secreção de fluido intestinal e melhora da motilidade intestinal.
Estimulação direta do músculo liso gastrointestinalA lubiprostona estimula diretamente o músculo liso gastrointestinal, resultando em aumento da contratilidade e melhora da motilidade intestinal.

O bolo fecal, além de detritos alimentares, bactérias e células mortas possui grandes quantidades de água em sua composição, pois por meio do amolecimento das fezes elas conseguem percorrer todas as partes do intestino até serem eliminadas.

No mercado farmacêutico existe também uma grande infinidade de laxantes, que são à base de lactulose e polietileno glicol, mas seu uso deve ser aconselhado por um médico.

A especialidade mais adequada é o gastroenterologista, que irá avaliar todo o processo de digestão e eliminação dos alimentos. Em alguns casos os nutrólogos e nutricionistas também podem intervir.

nutrologo

Amitiza – Lubiprostona

Efeitos adversos

Em relação ao medicamento Amitiza® alguns sintomas podem acontecer com o uso deste medicamento, mas não são obrigatórios, são eles: náuseas, desmaios, diarréia, pressão baixa e dificuldade para respirar.

Interações Medicamentosas

Interações medicamentosas listadas: a probabilidade de interações medicamentosas é consideravelmente baixa, pois a ação do medicamento se dá no intestino.

Pacientes que fazem uso de alguns opióides como metadona, oxicodona, codeína, fentanila e propoxifeno podem ter uma redução na eficácia do Amitiza®, por isso é importante informar ao médico sobre todos os medicamentos que estão sendo utilizados para que nenhum deles tenha sua ação comprometida.

Também está descrito na bula do medicamento que a maioria dos pacientes referem que tiveram sucesso com o uso do medicamento, apresentando um episódio de evacuação nas primeiras 24 horas depois de tomar a medicação.

Indicações

Em estudos clínicos , os pacientes têm em média de 5 a 6 evacuações por semana. Apesar de ser um medicamento bastante eficaz, a prescrição por parte de um profissional habilitado faz com que riscos sejam eliminados devido ao uso indiscriminado ou inadequado de medicamentos.

Como tomar Amitiza

Pacientes com constipação idiopática crônica e constipação induzida pelo uso de medicamentos opióides devem usar Amitiza® 24 mcg duas vezes ao dia.

Pacientes com síndrome do intestino irritável com constipação podem usar Amitiza® 8 mcg duas vezes ao dia. O médico fará a prescrição do medicamento de acordo com a necessidade do paciente.

Evitar automedicação

A automedicação é um grande problema pois os pacientes tendem a tentar resolver os problemas sem tratar a causa e sem terem conhecimentos científicos embasados em estudos e acabam, inclusive, agravando os problemas com tratamentos infundados e ineficientes.

Alimentação e hidratação

É importante se alimentar antes de ingerir o medicamento e fazer a ingestão com água. A cápsula não deve ser quebrada pois sua forma farmacêutica é adequada para a absorção do medicamento e caso seja fragmentada pode perder sua eficácia.

Quando o paciente possui obstruções intestinais, talvez seja necessário fazer um enema, que é a lavagem intestinal por meio de uma sonda e um clister de glicerina, eliminando as fezes endurecidas que estão presas no intestino.

Mais informações

Na própria bula do medicamento está escrito: “Amitiza está aprovado para o tratamento da constipação intestinal crônica, em adultos e para o tratamento da síndrome do intestino irritável com constipação em mulheres com idades entre 18 anos ou mais.

Amitiza não é para aqueles com uma obstrução intestinal ou que suspeitam bloqueio, ou que têm diarréia severa.”

O esforço que muitas vezes pode ser excessivo para pacientes que possuem problemas para defecar podem acarretar outras condições como o aparecimento de hemorroidas, a passagem das fezes endurecidas pode também causar fissuras anais e fazer com que o paciente corra um grande risco de contrair infecções.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail