Ácido Nicotínico (Niacina ou vitamina B3)

O ácido nicotínico, mais conhecido popularmente como Niacina ou vitamina B3 é uma vitamina hidrossolúvel e nosso corpo não consegue armazená-lo.

Por este motivo, é importante que fontes de alimentos ricos em ácido nicotínico sejam consumidos diariamente através da nossa alimentação.

Todavia, o ácido nicotínico contribui para manter nosso corpo saudável, além de oferecer suporte direto ao sistema digestivo e nervoso central.

Além disso, esta vitamina também está envolvida na conversão dos carboidratos em energia, além de auxiliar no metabolismo do colesterol sanguíneo.

O ácido nicotínico é apenas uma das várias formas de apresentação da Vitamina B3. Contudo, o efeito de cada uma das formulações é utilizado para um fim diferente. 

Dessa forma, assim como todas as outras vitaminas do Complexo B, o ácido nicotínico é responsável pela transformação do carboidrato em glicose como fonte de energia. 

Por sua vez, a metabolização das gorduras e das proteínas também necessitam da presença de ácido nicotínico para ocorrerem.

Outras funções desempenhadas ao ácido nicotínico em menor quantidade incluem:

  • Fortalecimento das unhas e cabelos;
  • Auxílio ao funcionamento do sistema nervoso;
  • Saúde Hepática;
  • Produção hormonal;
  • Prevenção da inflamação.

Agora que você já sabe um pouco sobre as funções do ácido nicotínico é hora de saber de forma mais detalhada seus principais benefícios.


Ácido Nicotínico: Benefícios

FunçãoDescrição
Produção de energiaO ácido nicotínico é necessário para a produção de energia no corpo.
MetabolismoAjuda a regular o metabolismo de gorduras e carboidratos no corpo.
Saúde do cérebroEstá envolvido na produção de neurotransmissores e desempenha um papel na função cognitiva.
Níveis de colesterolO ácido nicotínico ajuda a diminuir o colesterol LDL e aumentar os níveis de colesterol HDL no sangue.
Redução a inflamaçãoPode reduzir a inflamação no corpo e pode ser útil no tratamento da artrite.

Diminuição do colesterol 

O ácido nicotínico proporciona ao corpo o controle sobre os índices de colesterol no sangue.

Sendo assim, ele eleva os níveis do HDL, o colesterol bom e diminui os de LDL, o colesterol ruim, bem como controla os níveis de triglicérides.

Entretanto, para esses benefícios acontecerem é preciso utilizar o ácido nicotínico em doses elevadas.

Essas doses quando administradas por conta própria oferecem riscos à saúde, portanto, o uso de ácido nicotínico para tratamento do colesterol deve ser feito apenas com a supervisão e prescrição de um médico. 

MecanismoDescrição
Diminui a síntese de colesterolAjuda a reduzir a produção de colesterol pelo fígado ao inibir uma enzima (HMG-CoA redutase) envolvida na sua síntese.
Aumenta a atividade do receptor de LDLAumenta a atividade do receptor de LDL, o que ajuda a aumentar a depuração do colesterol LDL, reduzindo a quantidade de colesterol no sangue.
Diminui a produção de VLDLReduz a produção de VLDL (lipoproteína de densidade muito baixa) do fígado, que é um precursor do colesterol LDL.
Aumento dos níveis de HDLAjuda a aumentar os níveis de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade), considerado o colesterol “bom”.


Prevenção de Aterosclerose E Outras Doenças do Coração

coracao cuidado

A arteriosclerose é o processo em que ocorre entupimento das artérias em virtude do alto colesterol, que acaba obstruindo a passagem de sangue.

Então, o uso de ácido nicotínico é eficaz para diminuir a incidência de episódios ligados à condição, como infartos ou acidente vascular cerebral.


Controle do Diabetes

Entre os portadores da Diabetes tipo 1, as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina são atacadas pelo sistema imunológico, que as destrói.

Estudos apontam que a suplementação de ácido nicotínico protege estas células por mais tempo.  

Além disso, em altas doses o ácido nicotínico reduz o risco de Diabetes tipo 1 em crianças com genética favorável para a doença. 

Entretanto, para prevenção e tratamento do diabetes tipo 2 a vitamina não consegue auxiliar de maneira tão favorável quanto no diabetes tipo 1. 

Porém, em conjunto com os medicamentos para o tratamento da doença, o ácido nicotínico pode ser utilizado, de acordo com o controle da doença. 

Como a vitamina B3 ajuda no controle do diabetes
1. Melhora a sensibilidade à insulina no diabetes tipo 2
2. Reduz os níveis de glicose em jejum no diabetes tipo 2
3. Melhora os níveis lipídicos no diabetes tipo 2
4. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue
5. Melhora a função renal no diabetes tipo 2
6. Reduz o risco de neuropatia causada por diabetes


Tratamento da Artrite 

Os sintomas da artrite como dores nas articulações e inchaços podem ser atenuados com o uso de ácido nicotínico, reduzindo assim a necessidade de uso de drogas anti-inflamatórias para o tratamento.

Artrite é um termo geral usado para descrever mais de 100 condições que afetam o sistema músculo-esquelético e podem causar dor nas articulações, inchaço e rigidez. A artrite é uma das condições médicas mais prevalentes, afetando milhões de indivíduos de todas as idades em todo o mundo.

A forma mais prevalente de artrite é a osteoartrite, que é causada pela degeneração da cartilagem nas articulações. Isso pode causar dor, inchaço e rigidez na articulação. Além disso, outros tipos de artrite podem causar inflamação nas articulações, resultando em dor e inchaço nas articulações. Dependendo do tipo e gravidade da artrite, a dor pode variar de moderada a grave. Em certos casos, a artrite pode levar à deformidade articular e incapacidade na articulação afetada.

Para aliviar a dor e a inflamação associadas à artrite, os médicos podem prescrever medicamentos, fisioterapia ou uma mudança no estilo de vida. Além disso, mudanças no estilo de vida, como manter um peso saudável, praticar exercícios regularmente e consumir uma dieta saudável, podem ajudar a aliviar os sintomas da artrite.

Benefícios da vitamina B3 para artrite
Reduz a inflamação
Melhora a mobilidade articular
Diminui a dor nas articulações
Aumenta a atividade antioxidante
Melhora a saúde óssea


Auxílio Para O Controle da Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença mental relacionada aos distúrbios neurológicos e a condições como a pelagra, que é a deficiência de ácido nicotínico.

A terapia para esquizofrênicos a base de ácido nicotínico é feita desde a década de 1950 em conjunto com outros nutrientes para corrigir esta deficiência através da psiquiatria ortomolecular.

Apesar desta abordagem não ser muito utilizada na psiquiatria tradicional, os estudos recentes apontam novas hipóteses e sugestões positivas para a prática desta terapia como parte do auxílio para o controle da doença. 


Benefícios Em Investigação

Alzheimer

Alguns estudos sugerem que pessoas com níveis mais elevados de ácido nicotínico possuem menor risco de adquirir o Alzheimer após os 40 anos.

Catarata

Os alimentos ricos em ácido nicotínico contribuem para a proteção  do sistema ocular, bem como podem prevenir doenças como a catarata.

Pele 

O ácido nicotínico está começando a ser utilizado pela indústria através de loções tópicas com o propósito de prevenir o câncer de pele, o envelhecimento precoce e a rosácea.


Qual A Quantidade Recomendada de Ácido Nicotínico Diária Para Cada Grupo da População?

As doses de ácido nicotínico diária recomendada são baseadas na necessidade diária para prevenção da pelagra, que é a condição mais grave envolvendo a deficiência da vitamina:

  • 0 a 6 meses de idade: 2 mg/dia;
  • 7 a 12 meses de idade: 4 mg/dia;
  • 1 a 3 anos: 6 mg/dia;
  • 4 a 8 anos: 8 mg/dia;
  • 9 a 13 anos: 12 mg/dia;
  • Homens a partir de 14 anos: 16 mg/dia; 
  • Mulheres a partir de 14 anos: 18 mg/dia;
  • Grávidas: 18 mg/dia;
  • Mulheres amamentando: 17 mg/dia.


Sintomas Associados A Deficiência de Ácido Nicotínico

Os sintomas que apontam relação para a deficiência de ácido nicotínico são fadiga, aftas na boca, vômitos, depressão, problemas articulares e indigestão. 

Contudo, o mais grave é a manifestação da pelagra, doença caracterizada por rachaduras e pele escamosa, além de diarreia frequente associada ou não a episódios de demência.


Alimentos Ricos Em Ácido Nicotínico

Nem sempre é indicada a suplementação de ácido nicotínico para prevenção da pelagra e das outras doenças associadas à falta de ácido nicotínico no organismo.

Na grande maioria das vezes, a nossa dieta equilibrada e  diversificada já é suficiente para atingir a cota necessária diariamente.

Por isso é necessário saber quais alimentos são ricos na vitamina e consumir boa parte deles no nosso dia a dia.

Veja abaixo os grupos de alimentos com maiores ofertas de ácido nicotínico em sua composição nutricional:

atum
  • Peixes como atum e salmão;
  • Carnes de aves;
  • Cereais Integrais;
  • Legumes;
  • Sementes;
  • Leite;
  • Café;
  • Anchovas;
  • Fígado bovino e de frango;
  • Peito de frango;
  • Amendoim;
  • Carne de porco;
  • Carne de peru;
  • Ervilhas;
  • Abacate;
  • Batatas.


Intoxicação Por Ácido Nicotínico

Em alguns casos pode acontecer a intoxicação pelo excesso de ácido nicotínico, geralmente ocorrida em pessoas que tomam suplementos vitamínicos por conta própria em excesso.

Neste caso os principais sintomas de intoxicação são: visão borrada, icterícia, hiperglicemia, gota manifestada e desconforto abdominal.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail