A alergia nas partes íntimas é algo muito comum, tanto em homens quanto mulheres.
Por isso, confira algumas pomadas que podem ser utilizadas para tratar a alergia nas partes íntimas.
O que é alergia nas partes íntimas
A alergia na região íntima é caracterizada por coceira ou irritação no pênis, ou na vagina.
Causas de alergia nas partes íntimas
A coceira nas partes íntimas pode ser causada por diversos motivos, como:
- Usam antibióticos: eles perturbam o equilíbrio normal da área íntima
- Doenças que afetam a imunidade (diabetes mal controlada ou HIV)
- Medicamentos corticosteroides, que enfraquecem o sistema imunológico e aumentam o risco de infecções
- Uso de calças ou roupas íntimas apertadas, pois superaquecem a região íntima
- Usar produtos de higiene íntima ou talcos perfumados na área vaginal
- Usar ducha vaginal com frequência
- Menopausa
- Relação sexual sem proteção
Pomadas para alergia nas partes íntimas
Felizmente, há diversos medicamentos que podem ser utilizados para tratar a alergia na região íntima. São eles:
Clotrimazol
A pomada vaginal de clotrimazol age inibindo o crescimento da Candida albicans, que causa a candidíase. Ela atua aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão e corrimento na região genital, tanto do homem quanto da mulher.
Nistatina
Também utilizada para o tratamento da candidíase, a pomada vaginal de nistatina impede a multiplicação da Candida albicans, aliviando os sintomas de coceira na região. Essa pomada pode ser utilizada tanto em homens quanto mulheres.
Miconazol
A pomada miconazol ajuda a aliviar os sintomas de coceira, vermelhidão ou corrimento na região íntima, tanto na vagina quanto no ânus, e também no pênis, para o tratamento da candidíase masculina.
Tioconazol + tinidazol
A pomada vaginal de tioconazol e tinidazol é indicada para o tratamento de candidíase, tricomoníase e gardnerella, aliviando os sintomas de coceira.
Isoconazol
A pomada vaginal de isoconazol age eliminando o fungo causador da candidíase, ajudando a aliviar os sintomas de coceira, vermelhidão ou corrimento vaginal.
É importante mencionar que antes de iniciar o tratamento com qualquer um desses medicamentos, é fundamental consultar um médico especialista, seja ele ginecologista para mulheres, quanto um urologista para homens.
Cuidados durante o tratamento
Alguns cuidados no tratamento com as pomadas para tratar alergias incluem:
- Lavar e secar as mãos e a região íntima, removendo vestígios da pomada aplicada anteriormente para que não entre em contato com outras partes do corpo;
- Ter boa higiene, mantendo a região íntima bem seca;
- Utilizar roupa de algodão e que não seja apertada;
- Beber muito líquido;
- Evitar o consumo de álcool, açúcar e alimentos gordurosos.
Siga sempre à risca as orientações do seu médico e não pratique a automedicação. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar seu médico, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita.
Como prevenir a coceira nas partes íntimas
Para prevenir a coceira e alergia nas regiões íntimas é fundamental tomar certos cuidados, como:
Utilizar produtos adequados para a região íntima
A higienização em excesso ou escassez da região íntima pode levar a irritações e coceira pois altera a camada de gordura protetora da região, que é fundamental para manter a hidratação da pele e proteger a microflora bacteriana.
Além disso, tanto a vagina quanto o pênis apresentam pH ácido, enquanto os sabonetes geralmente apresentam pH alcalino ou neutro, e por isso podem causar alterações dessa natureza na flora vaginal, prejudicando as bactérias.
Assim, o ideal é fazer a higienização do local ao menos uma vez ao dia, usando apenas a espuma. Evite também papel higiênico perfumado, cremes com cheiro forte, banho de espuma e duchas, pois estes também favorecem a alergia.
Roupas íntimas de algodão
Outra causa comum de alergia e coceira na região íntima é o tipo de tecido da roupa íntima, pois ele fica diretamente em contato com a vulva. Os tecidos que favorecem as irritações são os sintéticos, renda e elastano. Por conta disso, procure utilizar roupa íntima de algodão.
Depilação na área íntima pede cuidados
A depilação, seja ela com ceras ou lâminas, deixa a pele da região íntima com poros entreabertos e até pequenas fissuras, favorecendo infecções.
Por isso, é importante focar nos cuidados pré e pós depilação. Higienizar bem a área antes e lavar e usar produtos calmantes logo após o procedimento são fundamentais para evitar alergias.
Higiene nas relações sexuais
A coceira na região íntima também pode acontecer depois do ato sexual. Geralmente, isso acontece pela ausência do uso de camisinha.
Além disso, o próprio atrito da relação sexual pode causar pequenas fissuras na pele, favorecendo infecções, irritações e alergias. Por conta disso, o uso da camisinha durante o sexo pode diminuir o atrito e o contato com micro-organismos que estejam presentes no parceiro ou parceira que possam causar infecções e doenças. Lembre-se sempre de que a prevenção é sempre melhor do que a medicação!