O sulfato de magnésio é um suplemento alimentar utilizado principalmente para equilibrar os níveis de eletrólitos no corpo e evitar a deficiência de magnésio.
Dessa forma, o sulfato de magnésio age liberando uma carga elétrica no sangue, como todo eletrólito. Nesse sentido, a maior parte do magnésio corporal se liga às proteínas e é armazenada nos ossos e dentes.
Sendo assim, o sulfato de magnésio é formado por uma molécula de magnésio ligada a duas moléculas de sulfato, um ácido inorgânico derivado do ácido sulfúrico.
Logo, a suplementação de sulfato de magnésio é usada principalmente para evitar convulsões, equilibrar os níveis de eletrólitos no corpo, controlar a pressão arterial, evitar a eclampsia e melhorar o funcionamento do sistema nervoso e muscular.
Efeitos da deficiência de magnésio no organismo
De maneira geral, o magnésio é encontrado em diversas fontes de alimentos como sementes, leite, amendoins, carnes entre vários outros.
Contudo, o dia a dia agitado e a falta de tempo para alimentar-se corretamente, faz com que as recomendações de ingestão diária de magnésio não sejam atingidas.
Nestes casos, após um quadro de deficiência, o médico prescreve e indica a suplementação de sulfato de magnésio.
Os efeitos da deficiência de magnésio podem ser leves ou graves e causam problemas sérios como hipocalcemia ( deficiência de cálcio), hipocalemia (deficiência de potássio) e hipomagnesemia.
Benefícios do sulfato de magnésio
O sulfato de magnésio gera efeitos positivos sobre a saúde, e a suplementação é aliada no controle de várias doenças.
Um desses benefícios é a capacidade de melhorar as funções do sistema nervoso central, evitando convulsões.
Além disso, o suplemento impede sintomas da uremia aguda ( ácido úrico elevado) e do tétano, sendo indicado como coadjuvante no tratamento dessas condições.
Durante a gestação, a eclâmpsia é um acontecimento comum na vida das gestantes, caracterizada pelo aumento da pressão arterial das mulheres.
Então, o sulfato de magnésio atua como um vasodilatador natural, impedindo o aumento repentino da pressão sanguínea.
Por fim, diversos outros benefícios são atribuídos ao uso de sulfato de magnésio como:
- Tratamento de edema cerebral;
- Tetania uterina;
- Controle de arritmia cardíaca;
- Envenenamento por bário;
- Curar episódios de Intoxicação;
- Controlar a Diarreia;
- Evitar a Desidratação.
Entretanto, o uso por conta própria do suplemento é contraindicado e a recomendação é que devemos começar a suplementação com a devida supervisão médica.
Como tomar sulfato de magnésio?
Existem duas formas de tomar o sulfato de magnésio, que baseiam-se na gravidade dos sintomas da deficiência.
Dessa forma, casos de deficiência leve requerem o uso oral, através de cápsulas ou em pó, enquanto casos mais graves necessitam de suplementação por via muscular ou intravenosa, através de injeções nos músculos ou nas veias.
Neste caso, o sulfato de magnésio é diluído diretamente em uma solução apropriada para que possa ser administrado no paciente.
Além disso, ao suplementar o sulfato de magnésio nas condições de deficiência, outras condições como deficiência de cálcio e potássio também são regularizadas.
Portanto, o suplemento é extremamente eficaz na luta contra o desequilíbrio hidroeletrolítico e no combate à desidratação.
Quantidade indicada para cada tipo de uso
Como agente anticonvulsivante
Deve ser administrado de 1 a 5 gramas ou de 8 a 40 mEq, via intramuscular, seis vezes ao dia, nas nádegas, alternando a posologia.
Infusão intravenosa
É administrada 4 gramas de sulfato de magnésio em 250 mLs de solução de glicose 5% ou cloreto de sódio 0,9%, não ultrapassando a quantidade de 4 mls/ minuto.
Equilíbrio eletrolítico
Deficiência leve
É administrada 1 grama de sulfato de magnésio intramuscular em solução 50%, em 4 doses diárias, distribuídas a cada 6 horas.
Deficiência severa
Administração Intramuscular
A deficiência severa de magnésio é combatida com 250 mg de sulfato de magnésio ou 2 mEq por quilo corporal, no período de 4 horas.
Administração Intravenosa
É necessário injetar 5 gramas de sulfato de magnésio ou 40 mEq de magnésio em 1 litro contendo solução de glicose 5% ou cloreto de sódio 0,9%, de forma lenta e gradual por um período de 3 horas.
Nutrição Parenteral
É feita de forma intravenosa, com limite de 1 a 3 gramas por dia. Para os pacientes que sofrem de síndrome do intestino curto, as doses podem chegar a até 6 gramas/dia.
Cápsulas
A ingestão máxima para adultos é de 40 gramas de sulfeto de magnésio por dia, para qualquer outro tipo de efeito.
Este valor é o mesmo para as cápsulas e também para o suplemento em pó.
Dose pediátrica
Os médicos prescrevem de 20 a 40 mg de sulfato de magnésio por quilo corporal quando o uso é feito por crianças.
Orientações para o uso
As doses, intervalos e principalmente os horários de administração do sulfato de magnésio devem ser seguidos rigorosamente, para melhor absorção na corrente sanguínea.
Além disso, é indicado que a pressão arterial seja monitorada durante o período em que você estiver fazendo uso do medicamento/suplemento.
O sulfato de magnésio também não deve ser tomado em conjunto de medicamentos que bloqueiam as atividades neuromusculares, pois o efeito potencializador desta associação resulta em aumento da paralisia muscular.
Dentre os exemplos de bloqueadores musculares estão a succinilcolina, rocurônio, atracúrio e cisatracúrio.
Por fim, quando o sulfato de magnésio é ingerido junto de algum medicamento antibiótico ocorre uma interação medicamentosa que causa diminuição do efeito antibiótico.
Efeitos adversos e contraindicações
Pacientes renais não devem fazer uso de sulfato de magnésio, assim como portadores de anomalias cardíacas como bloqueio ou danos no miocárdio.
Aqueles que apresentam alergia a qualquer um dos componentes da fórmula também não devem fazer o uso, bem como as pessoas que possuem insuficiência respiratória.
Com relação aos possíveis efeitos colaterais, o sulfato de magnésio quando ingerido em doses excessivas pode causar:
- Sede;
- Vermelhidão;
- Diminuição da temperatura do corpo;
- Diminuição dos reflexos;
- Bloqueio dos impulsos musculares e nervosos;
- Pressão baixa;
- Tônus muscular baixo.
No entanto, os efeitos adversos acontecem quando ocorre intoxicação por magnésio, seja de forma voluntária ou acidental e incluem:
- Sudorese excessiva;
- Dificuldade para respirar;
- Pressão baixa;
- Rubor;
- Colapso cardíaco;
- Alterações no sistema nervoso;
- Parada cardíaca.
Onde comprar sulfato de magnésio?
Este suplemento é vendido em farmácias de todo o Brasil e também na internet, e as opções mais comuns são cápsulas de comprimidos ou em pó.
REFERÊNCIAS:
- Zhao B, Hu L, Dong Y, Xu J, Wei Y, Yu D, Xu J, Zhang W. The Effect of Magnesium Intake on Stroke Incidence: A Systematic Review and Meta-Analysis With Trial Sequential Analysis. Front Neurol. 2019 Aug 7;10:852. doi: 10.3389/fneur.2019.00852. PMID: 31447767; PMCID: PMC6692462.
- Castiglioni S, Cazzaniga A, Albisetti W, Maier JA. Magnesium and osteoporosis: current state of knowledge and future research directions. Nutrients. 2013 Jul 31;5(8):3022-33. doi: 10.3390/nu5083022. PMID: 23912329; PMCID: PMC3775240.
- Barbagallo M, Dominguez LJ. Magnésio e diabetes tipo 2. Mundo J Diabetes. 25 de agosto de 2015;6(10):1152-7. doi: 10.4239/wjd.v6.i10.1152. PMID: 26322160; PMCID: PMC4549665.
- Shepherd E, Salam RA, Manhas D, Synnes A, Middleton P, Makrides M, Crowther CA. Antenatal magnesium sulphate and adverse neonatal outcomes: A systematic review and meta-analysis. PLoS Med. 2019 Dec 6;16(12):e1002988. doi: 10.1371/journal.pmed.1002988. PMID: 31809499; PMCID: PMC6897495.
- Jahanian F, Khatir IG, Ahidashti HA, Amirifard S. The Effect of Intravenous Magnesium Sulphate as an Adjuvant in the Treatment of Acute Exacerbations of COPD in the Emergency Department: A Double-Blind Randomized Clinical Trial. Ethiop J Health Sci. 2021 Mar;31(2):267-274. doi: 10.4314/ejhs.v31i2.9. PMID: 34158778; PMCID: PMC8188071.
- Refahee SM, Mahrous AI, Shabaan AA. Clinical efficacy of magnesium sulfate injection in the treatment of masseter muscle trigger points: a randomized clinical study. BMC Oral Health. 2022 Sep 19;22(1):408. doi: 10.1186/s12903-022-02452-3. PMID: 36123724; PMCID: PMC9484239.
- Fathy W, Hussein M, Ibrahim RE, Abdel-Aziz MM, Adel S, Soliman SH, Elmoutaz H, Abdelkader M. Comparative effect of transforaminal injection of Magnesium sulphate versus Ozone on oxidative stress biomarkers in lumbar disc related radicular pain. BMC Anesthesiol. 2022 Aug 8;22(1):254. doi: 10.1186/s12871-022-01789-0. PMID: 35941548; PMCID: PMC9358797.