Quando uma mulher engravida, muitas coisas passam pela cabeça dela, as preparações que serão necessárias, as mudanças no corpo… e junto com isso vem o questionamento para saber de quantos meses ela está. Isso acontece porque a contagem em semanas é diferente da contagem em meses de gestação, dificultando um pouco para pessoas que não estão familiarizadas com essa situação.
Confira abaixo como é feita a contagem de seis semanas em meses de gestação e como fazer o cálculo ao longo desta fase.
Seis semanas são quantos meses?
Mulheres com seis semanas já iniciaram o segundo mês de gravidez.
Como fazer o cálculo da idade gestacional
A idade gestacional é calculada a partir da data da última menstruação. Para saber em que semana de gravidez a mulher está, basta saber quantas semanas há entre a última menstruação e a semana atual.
Sabendo a idade gestacional é possível determinar em que trimestre da gestação a mulher se encontra:
- Primeiro trimestre: corresponde ao período até o terceiro mês, o que corresponde à metade da 13ª semana;
- Segundo trimestre: corresponde ao período até o sexto mês e vai desde a metade da 13ª semana e a 27ª semana;
- Terceiro trimestre: corresponde ao período até o nono mês e vai desde a 28ª semana e a 42ª semana.
Mas e se a mulher não souber a data da última menstruação? Caso isso aconteça, alguns exames de laboratório ou de imagem permitem calcular a semana gestacional.
Nesses casos, o ginecologista pode recomendar a realização do exame de beta HCG. Este exame permite saber a concentração desse hormônio no sangue, que é variável ao longo do desenvolvimento da gravidez.
Além do exame de beta HCG, o ginecologista também pode calcular a idade gestacional através do exame de ultrassom. Pelo ultrassom é possível observar o desenvolvimento do bebê, além de verificar a altura do útero. Esses exames são realizados durante a consulta pré-natal.
E como podemos saber a data de nascimento do bebê?
Além do exame de beta HCG, que indica a concentração do hormônio no sangue e da realização de ultrassom, a data provável do nascimento pode ser verificada através de um cálculo que considera a data da última menstruação. Assim, para saber a possível data do parto, deve-se contar 7 dias depois da última menstruação e adicionar 9 meses depois do mês da última menstruação.
Por exemplo, se a última menstruação tiver acontecido em 16 de fevereiro, a data provável do nascimento do bebê será entre 21 e 22 de novembro. No entanto, esse cálculo considera que bebe irá nascer na 40ª semana. Porém, o bebê já se encontra pronto a partir da semana 37ª semana e pode nascer até a 42ª.
Por isso, entre a 37ª e 42ª tanto a mulher quanto o seu ginecologista devem ficar de plantão para qualquer mudança repentina, como no caso da bolsa estourar.
Também é possível estimar a data de nascimento do bebê através do ultrassom, sendo esta a forma mais precisa. Isso porque, pelo ultrassom é possível calcular os parâmetros de crescimento, e comparar com os dados de uma tabela. Através dessa comparação, o médico consegue prever, com maior precisão, a data possível para o nascimento.
Ainda que mais precisa essa data pode ser alterada, tanto pelo posicionamento do bebê, quanto pelo desejo da mãe de ter um parto normal ou cesárea. Todos esses fatores irão influenciar o dia exato do nascimento.
Também é possível estimar a data do parto pela concepção. No entanto, essa é a maneira menos precisa de saber quando o bebê irá nascer.
Se a mulher tiver certeza do dia da concepção, é necessário adicionar 280 dias e dividir o resultado por 7. O resultado final será a estimativa de quantas semanas provavelmente o bebê nascerá.
Mas o que está acontecendo com a mãe e o feto na sexta semana de gravidez?
Este é um questionamento que as mulheres se fazem e é um dos mais importantes, tanto pela curiosidade, quanto para saber quais são os cuidados necessários nessa fase.
Confira abaixo quais as características e mudanças no bebê e na mãe na sexta semana de gravidez.
O que está acontecendo com o feto na 6ª semana de gravidez
Nessa fase, o bebê começa a crescer rapidamente, medindo entre2 e 4 mm e pesando menos de 1 g. Apesar de ser ainda muito pequeno, as células cardíacas já começaram a funcionar, sendo possível ouvir o coração do bebê. Além disso, a base da medula espinal e do sistema nervoso já começam a se formar.
O que está acontecendo com a mãe na 6ª semana de gravidez
Nesse momento, a mãe já pode sentir seupeito mais cheio e sensível, preparando-se para a amamentação.
Nesse estágio, é indicado que já seja iniciado a aplicação de um hidratante diariamente, fazendo movimentos suaves e circulares para evitar estrias e desconforto da pele.