Unha preta – O que pode ser? Quando se preocupar?

O que é

Escurecimento anormal das unhas, alteração da coloração natural que deve ser esbranquiçada a um tom escurecido, que pode ser caracterizado por uma mancha com formato indefinido ou em toda a extensão das unhas.

Causas

Existem diversas causas que chamam a atenção para unhas pretas, sendo elas: tabagismo, deficiência de vitaminas, câncer, diabetes, problemas renais, traumas, infecções fúngicas, anemia, doenças renais, dentre outras.

Sintomas

Com exceção dos pacientes que sofrem traumas locais, é incomum que a região fique dolorida.

Tratamento

Os tratamentos variam de acordo com o diagnóstico, mas podem ser: drenagem do local, remoção total da unha e da lesão e uso de medicamentos antifúngicos.

Os tratamentos variam de acordo com cada um dos casos, mas é preciso que se mantenha uma higiene adequada e mantenha os pés em locais arejados por períodos definidos para que, nos pacientes com infecções fúngicas, os fungos não se proliferam a ponto de contaminar outras unhas.

Saúde das unhas

Muitas pessoas não se importam com a saúde das suas unhas e isso pode ser preocupante em alguns casos.

Uma unha quebrada pode ser rapidamente solucionada com uma lixa de unhas ou um até mesmo com um cortador de unhas, alterações de coloração podem facilmente ser resolvidas com esmaltes e hoje existem várias formas de disfarçar os problemas nas unhas e fazer com que, ainda que estejam comprometidas, tenham um aspecto belo.

As unhas são naturalmente esbranquiçadas e via de regra, resistentes. Quando o paciente refere que tem problemas nas unhas, como alterações na coloração natural e também o enfraquecimento das mesmas, não se trata apenas de uma questão estética.

Causas de unha preta

É necessário que se entenda qual é a causa deste problema e qual é a melhor maneira de solucioná-lo.

Podem haver alterações na coloração das unhas em diversas ocasiões, vejamos então as mais frequentes: uma das alterações de coloração nas unhas bastante predominante na população mundial, se dá por conta do uso de cigarro.

cigarro unha

O que acaba alterando a coloração natural das unhas para uma cor amarelada.

Outro fator extremamente comum que pode acometer não apenas pessoas que fazem parte de classes sociais mais baixas, mas qualquer pessoa que esteja se alimentando inadequadamente é ter deficiências nutricionais e falta de vitaminas.

Unhas pretas e alterações de vitaminas

Isso faz com que as unhas fiquem mais esbranquiçadas e quebradiças, é importante que se faça a verificação dos níveis de vitaminas A, B7, D, e, K, sendo vitamina B7 (biotina) responsável pela resistência das unhas.

Outro fator bastante comum é por conta das infecções e até mesmo traumas  nas unhas – como pancadas que acabam ocasionando lesões nos vasos sanguíneos abaixo das unhas e um sangramento, ainda que a unha não descole o sangue tende a escurecer com o tempo ou ainda por meio da inserção de objetos entre a unha e a pele.

Por outro lado, o escurecimento das unhas pode ser causado por patologias como: anemia, diabetes, problemas cardíacos e renais.

Outras causas comuns de escurecimento das unhas que são mais frequentes

Infecções por fungos: geralmente pacientes com infecções fúngicas ficam com as unhas amareladas, estufadas e quebradiças, mas também pode haver um acúmulo de detritos e células mortas deixando a sua coloração escurecida.

É importante higienizar os pés e os calçados com frequência, não ficar com calçados fechados durante todo o tempo, não compartilhar alicates e cortadores de unha.

Caso as infecções fúngicas não sejam tratadas, os fungos podem se espalhar para as outras unhas e até mesmo pelo corpo, fazendo com que os danos possam ser permanentes.

Traumas: geralmente ocasionados por uma pancada no local, fazem com que os vasos sanguíneos que estão abaixo das unhas se rompam e com o passar dos dias fiquem escurecidos.

Diabetes: os diabéticos possuem uma sensibilidade diminuída nos pés, por isso, ficam mais suscetíveis a causar traumas e não perceberem que se feriram.

Alguns pacientes portadores de diabetes chegam a precisar fazer amputações, então estão dentro de um grupo de atenção para lesões nos pés.

Câncer: Uma das causas das unhas escurecidas é uma patologia denominada de melanoma subungueal, é um tipo de câncer de pele que cresce geralmente de maneira indolor.

Nos casos mais comuns o melanoma subungueal aparece nos polegares e é necessário tratamento médico, geralmente é uma mancha escurecida deformada e é considerado um tipo grave de câncer de pele.

Tratamento

Em relação aos tratamentos existem opções específicas de acordo com o diagnóstico do paciente. Para pacientes que sofreram lesões, traumas ou pancadas, pode ser feita a drenagem do sangue que está abaixo da unha e a remoção por meio do corte.

Nestes casos os medicos dermatologistas podem auxiliar no processo.

Aos pacientes que sofrem com infecções fúngicas, existem diversos antifúngicos que podem ser administrados por via oral, como o fluconazol e o itraconazol, além medicamentos em diversas apresentações para região (cremes, pomadas, sprays e líquidos).

Quando se trata de melanoma subungueal o tratamento é exclusivamente cirúrgico e é feita a remoção total da unha, inclusive o tumor também precisa ser removido cirurgicamente.

Cirurgia para unhas pretas

Na cirurgia é feita a remoção das margens livres para que a cicatrização ocorra sem impedimentos e este procedimento é exclusivamente responsabilidade médico cirurgião, ou seja, é necessário que se entenda qual a causa da coloração da unha ser alterada.

Muitos pacientes acabam optando por se automedicar e o mercado farmacêutico tem crescido todos os dias e isso pode ajudar a mascarar o problema, quando o tratamento incorreto é feito, o problema continuará progredindo negativamente.

Sendo um fungo ou um tipo de câncer, o profissional médico é a pessoa mais indicada para prescrever os medicamentos e os tratamentos adequados para cada indivíduo. 

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail