O Que você Deve Saber Sobre Psoríase e Tínea Versicolor

Um tipo de psoríase, a chamada psoríase gutata, e tínea versicolor podem ter a aparência muito semelhante. No entanto, elas tem causas e tratamentos muito diferentes.

Tanto a psoríase gutata como a tínea versicolor causam o aparecimento de pequenas manchas vermelhas, razão pela qual algumas pessoas podem confundir essas duas doenças.

Este artigo fala sobre a psoríase e tínea versicolor, explorando os fatores de risco, tratamentos, prevenção e outras doenças semelhantes.

Psoríase

image 3
Crédito da imagem: Eisfelder, 2004

Tínea versicolor

image 4
Crédito da imagem: Sarahrosenau, 2007

Psoríase

image 5
Crédito da imagem: Psoríase netz, 2016

Tínea versicolor

image 6
Crédito da imagem: Grook da Oger, 2011

Psoríase

image 7

Tínea versicolor

image 8

O Que é a Psoríase e a Tínea Versicolor?

A psoríase é uma condição crônica de saúde, enquanto a tínea versicolor é uma infecção fúngica temporária. Ambas possuem sintomas semelhantes.

Psoríase

A psoríase é uma doença autoimune de longa duração que causa uma reação exacerbada do sistema imunológico da pessoa. A psoríase faz com que as células da pele se multipliquem muito rapidamente, resultando em manchas avermelhadas, inflamada e escamosa.

A psoríase pode afetar qualquer área do corpo e os sintomas aparecem e desaparecem ao longo do tempo, chamadas crises. Existem vários tipos de psoríase, incluindo a psoríase gutata. Este é o tipo de psoríase que as pessoas mais comumente confundem com a tínea versicolor, porque ela causa a formação de pequenos pontos vermelhos na pele de uma pessoa.

Tínea versicolor

Tinha versicolor é uma doença causada por uma infecção fúngica. Ela ocorre quando a levedura que vive na pele de uma pessoa se desenvolve de forma anormal. O fungo pode se desenvolver em qualquer parte do corpo.

Tínea versicolor pode aparecer como a erupção de pequenas manchas vermelhas, às vezes escamosas e que coçam muito. Por conta disso muitas vezes podem confundir essa doença com a psoríase gutata. Tínea versicolor também pode causar manchas claras ou escuras na pele, podendo ser confundida com vitiligo.

Quem Tem Risco de Ter Psoríase e Tínea Versicolor?

Psoríase e tínea versicolor tem diferentes fatores de risco.


Fatores de riscos para psoríase

Os médicos ainda não tem explicação para algumas pessoas desenvolvem psoríase e outras não. Pode ter relação com a carga genética. Problemas genéticos na pele e no sistema imunológico podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver a psoríase.

A psoríase gutata também pode aparecer após contrai uma infecção bacteriana estreptocócica.

Certos fatores atuam como gatilhos e podem resultar no aparecimento da psoríase em uma pessoa, incluindo:

  • stress
  • ferimentos na pele
  • alguns medicamentos
  • infecções que causam uma resposta imune

Para diagnosticar a psoríase gutata, o clínico geralmente encaminhará uma pessoa a um especialista em pele, chamado dermatologista. O dermatologista examinará as áreas afetadas da pele e fará uma anamnese médica completo para descartar outras possíveis doenças.

O dermatologista pode pedir uma biópsia da pele, que é um procedimento que envolve tirar uma pequena amostra de pele e enviá-la a um laboratório para análise. Isso ajudará a descartar quaisquer outras possíveis razões para os problemas de pele. Também ajudará ao dermatologista a descobrir qual o tipo de psoríase que a pessoa tem.

Tratamentos e remédios caseiros

Embora a psoríase e a tínea versicolor tenham sintomas muito semelhantes, as causas relacionadas e as opções de tratamento são muito diferentes.


Tratando a psoríase

Os médicos podem recomendar uma série de tratamentos para a psoríase, e as pessoas também podem comprar vários tratamentos sem receita médica.

Tratamentos comuns da psoríase:

  • cremes e loções podem aliviar os sintomas de ressecamento, inflamação e descamação da pele.
  • cremes com corticosteroides ou vitamina podem ajudar a controlar as crises de psoríase
  • fototerapia, terapia com luz, pode fornecer alívio a longo prazo dos sintomas da psoríase
  • medicamentos orais podem ter como foco as causas subjacentes da psoríase

O tipo de tratamento que um médico prescreve depende do tipo de psoríase que a pessoa tem, sua localização e quaisquer outros fatores complicadores.

As pessoas também podem tentar usar remédios naturais caseiros para aliviar os sintomas da psoríase. Isso pode incluir o uso de produtos antibacterianos ou anti-inflamatórios, como:

  • usar o óleo de coco como hidratante
  • aplicar de vinagre de maçã nas áreas afetas
  • usar aloe vera como hidratante
  • usar óleo essencial diluído de melaleuca na pele
  • tentar outros óleos essenciais diluídos na pele

Tratamento da tínea versicolor

Os médicos geralmente prescrevem um medicamento antifúngico tópico para tratar a tínea versicolor. Estes podem vir na forma de sabonetes, cremes e xampus. Se a infecção por fungos retornar, o paciente pode ocasionalmente precisar usar um limpador específico.

O médico pode prescrever comprimidos antifúngicos para tínea versicolor grave.

Algumas pessoas usam remédios caseiros para tratar tínea versicolor, mas existem poucas evidências sobre a eficácia. Evidências anedóticas sugerem que os seguintes remédios caseiros poderiam ajudar:

  • azeite de oliva
  • mel
  • cera de abelha

Prevenção

Não há maneira garantida de prevenir a psoríase. As pessoas podem controlar as crises de psoríase identificando e evitando os fatores gatilho, como: lesões na pele, stress ou tabagismo. Isso deve reduzir o número de crises de uma pessoa que sofre da doença.

A inflamação causa muitos dos sintomas da psoríase, por isso, tentar evitar coçar a pele também pode evitar que os sintomas se agravem.

Para reduzir as chances de um surto de tínea versicolor uma pessoa pode tentar:

  • vestir roupas mais soltas, para reduzir a transpiração
  • evitar produtos oleosos na pele
  • evitar pegar sol
  • usar um protetor solar não oleoso

Outras doenças com sintomas semelhantes podem ser confundidas com psoríase gutata:

  • pitiríase rósea
  • caspa
  • micose
  • eczema
  • líquen plano
  • dermatite seborréica

De acordo com um artigo do West Virginia Medical Journal, às vezes uma pessoa pode confundir psoríase gutata com uma reação aos antibióticos prescritos para tratar uma infecção bacteriana estreptocócica.

Visitar um médico é a melhor maneira de descobrir o que está causando uma erupção cutânea ou uma infecção.

Quando ir a um médico?

Embora não haja cura para a psoríase, a maioria das pessoas pode controlar os sintomas e as crises tomando remédios comuns. Se o tratamento não estiver reduzindo os sintomas ou prevenindo surtos, ou se eles estiverem apresentando efeitos colaterais, é necessário contata o profissional de saúde.

Medicamentos antifúngicos geralmente podem tratar a maioria dos casos de tínea versicolor. No entanto, se um medicamento prescrito não estiver funcionando, ou se a pessoa apresentando algum efeito colateral, também deve falar com um médico.

Visão Geral

Embora a psoríase gutata e a tínea versicolor pareçam semelhantes e compartilhem alguns sintomas, elas têm causas muito diferentes. As pessoas podem tratar ambas as doenças usando medicamentos prescritos ou de venda livre.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail