Jamelão – O que é? Para que serve?

O jambolão (Syzygium cumini) é uma planta pertencente à família Mirtaceae. É conhecido popularmente como jamelão, seu nome mais comum, além de jalão, kambol, jambú, azeitona-do-nordeste, ameixa roxa, azeitona-da-terra, entre outros nomes.

É uma fruta originária da Indonésia, China e Antilhas, mas, por crescer muito bem em diferentes tipos de solo, também é cultivada em vários países. No brasil, é plantado principalmente nas planícies litorâneas, nas serras e nos planaltos.

Os frutos maduros desta planta são uma espécie de bagas em formato arredondado pretas ou arroxeadas. Pode ser facilmente confundida com uma azeitona preta, no entanto, apesar de serem extremamente parecidas, são de espécies diferentes.

A fruta ainda não é tão conhecida no Brasil, mas é popular no oriente, principalmente em sua região nativa. O fruto é geralmente consumido in natura, porém pode ser processada na forma de compotas, licores, vinhos, vinagre, geléias, geleiadas, tortas, doces, entre outras.

O jambolão pode ser considerado uma fruta bastante funcional pela alta atividade antioxidante que apresenta, sendo que o seu consumo, associado a uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, pode ajudar a prevenir algumas doenças crônicas não transmissíveis.

Valor nutritivo

Além de saborosa, essa fruta oferece inúmeros benefícios para saúde, pois tem diversos nutrientes importantes.

Em uma porção de 100g, encontramos cerca de 73 calorias. O fruto do jamelão apresenta em torno de 88% de água, sendo uma fruta extremamente “macia”. O principal mineral encontrado nesta fruta é o fósforo e a vitamina em maior abundância é a vitamina C, tendo aproximadamente 6% de acidez.

No jambolão são encontradas algumas substâncias químicas denominadas fitoquímicos. Entre eles, estão flavonóides como as antocianinas, a quercetina, a rutina a mirecetina com seus glicosídeos (açúcares) e os taninos hidrolisáveis. São também chamados de bioativos.


Jamelão – conteúdo nutritivo

NutrienteQuantidade
Vitamina CAlto
AntioxidantesAlto
Fibra dietéticaAlto
PotássioAlto
CálcioAlto
FerroAlto
PolifenóisAlto
AçúcaresAlto
CarotenoidesAlto
FlavonoidesAlto
ManganêsModerado
MagnésioModerado
FósforoModerado

Benefícios

As diferentes partes do jambolão são citadas na literatura por possuir propriedades medicinais, sendo amplamente utilizadas na medicina popular, que têm sido atribuídas à presença de compostos bioativos em partes do fruto.

Também é bastante citado na medicina indiana, o Ayurveda, como um aliado ao tratamento da diabetes, da constipação e de distúrbios menstruais, além de melhorar sintomas como gases intestinais e problemas no estômago e no pâncreas.

pancreas

Os fitoquimicos presentes a transformam em uma fruta de poder anti-inflamatório e antioxidante, e atuam na prevenção e no combate de doenças crônicas como o câncer e as doenças cardiovasculares.

Devido a essas propriedades, ela é ótima para prevenir o envelhecimento e ajuda a fortalecer o sistema imune.

A casca do caule da planta é conhecida por apresentar propriedades anti-inflamatórias, anticarcinogênicas e antidiabéticas, assim como as folhas, que têm uma ação hipoglicemiante, daí sua ligação ao tratamento da diabetes.

O jamelão parece agir na ação da insulina, regulando os níveis glicêmicos e influenciando na manutenção dos níveis de estoque de glicogênio hepático.

O jambolão apresenta uma alta atividade antioxidante, superior até mesmo ao mirtilo e à amora-preta, que são frutas muito estudadas e mais conhecidas dos consumidores. Sua semente apresenta atividade antioxidante superior à polpa e à casca da fruta.

O extrato das folhas apresenta ainda uma potencial ação antiviral, anticarcinogênica, anti-inflamatória, antibacteriana e antialérgica.

Especial atenção deve ser dada à presença do ácido elágico, substância que também é encontrada em outras pequenas frutas, como o mirtilo, a amora-preta e o morango. Este composto apresenta características antioxidantes e anticarcinogênicas.

Forma de consumo

O jamelão pode ser consumido de várias formas, como falamos antes. Por ser uma fruta, é claro que o consumo na sua forma natural deve ser incentivado.

A fruta tem um sabor inigualável, doce mas adstringente. O cuidado deve ser só na quantidade e não devorar tudo distraído na frente da TV.

Fazer o suco da própria fruta também é uma ótima forma de consumo. Para fazer o suco de jamelão, é só bater uma porção da fruta no liquidificador com meio copo de água.

Uma forma de consumir importantes nutrientes dessa fruta seria fazer chá. Porém, o chá de jamelão não é feito com a fruta, mas sim com as folhas ou cascas do tronco dessa árvore. Também pode utilizar as sementes secas da fruta.

Leilane Lilian Araújo Leal

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Mestra em Nutrição pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Especialização em Nutrição Esportiva pela AVM Educacional.
Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Leilane Lilian Araújo Leal

Leilane Lilian Araújo Leal

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Mestra em Nutrição pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Especialização em Nutrição Esportiva pela AVM Educacional.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail