O uso de inseticidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, conhecido popularmente como mosquito-da-dengue, é algo bastante comum, principalmente em áreas onde a doença é endêmica.
Entretanto, existem receios com relação ao uso desses produtos, devido a possibilidade de criação e mosquitos resistentes, do risco de contaminação e de problemas de saúde causados pelo inseticida.
Por isso, é importante entender como esses produtos funcionam, além de conhecer formas eficazes de acabar com os mosquitos e assim evitar a proliferação da dengue.
A Dengue
A dengue é uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, e é um problema de saúde que atinge vários países.
Seus sintomas normalmente incluem:
- Febre alta;
- Dores no corpo;
- Dor na cabeça, principalmente atrás dos olhos;
- Manchas na pele;
- Sangramentos, em casos mais graves.
Além disso, a dengue não possui tratamento específico, sendo prescritos então apenas medicamentos para aliviar os sintomas, além de repouso e aumento da ingestão de líquidos.
Como Controlar O Aedes aegypti?
Como não existem vacinas contra a dengue com boa efetividade, a prevenção da doença se baseia em ações contra o seu vetor, o Aedes aegypti.
Assim, a forma mais fácil de controlar o mosquito-da-dengue é evitando a sua proliferação. Isso é feito através de medidas simples, como:
- Uso de telas;
- Uso de repelentes de inseto;
- Não deixar água acumulada;
- Uso de inseticidas.
Inseticidas Eficientes Contra O Mosquito da Dengue
Como citado anteriormente, o uso de inseticidas é uma das formas de controlar a proliferação do mosquito da dengue. Eles podem ser classificados como:
- Larvicida: São eficazes para matar as larvas do mosquito, e são comumente colocados na água, em locais onde há grande probabilidade de reprodução da espécie;
- Adulticida: Nesse caso, o produto químico afeta os mosquitos adultos.
Mas, falando especificamente dos inseticidas que tem como alvo os mosquitos adultos, eles podem agir de duas formas:
- Ação residual: O produto fica aderido às superfícies, e contaminam os mosquitos quando eles ali pousam;
- Por nebulização: Este tipo de inseticida, chamado em alguns locais de “fumacê”, é aplicado através do ar, na forma de uma névoa. Assim, o produto atinge animais que estejam na região tratada, voando.
Efetividade E Resistência
Os inseticidas tem se mostrado bastante eficazes no controle das populações do mosquito da dengue. Entretanto, quando seu uso é feito de forma indiscriminada, pode ocasionar o surgimento de mosquitos resistentes.
Por isso, o ideal é associar as diferentes formas de controle do vetor, ou seja, usar o inseticida quando necessário, e evitar o acúmulo de água, e assim diminuir a procriação do mosquito.
Riscos Para A Saúde
De forma geral, os inseticidas usados para combater o mosquito-da-dengue são bastante seguros, desde que usados de forma correta.
Mas, existe sempre o risco de intoxicação, principalmente em crianças pequenas, e por isso esse tipo de produto deve ser guardado em locais adequados, fora do alcance dos pequenos.
Referências Bibliográficas
Braga IA, Valle D. Aedes aegypti: inseticidas, mecanismos de ação e resistência. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2007, vol.16, n.4 [citado 2022-06-07], pp.179-293.