Corrimento Rosado, O Que Pode Ser?

corrimento rosado

O que é?

corrimento rosa-claro é considerado normal desde que seja de curta duração e não apresente nenhum sintoma associado.

Pode ser multifatorial, mas precisa de atenção pois pode estar associado a outras patologias. Consiste em um corrimento misturado ao muco vaginal, bactérias e células mortas com aspecto rosado.

Causas

Pode ser um simples escape por variações hormonais e tocas de contraceptivo oral, uma micro lesão do tecido interno do canal vaginal decorrente de fricções sexuais, um resíduo menstrual no início ou ao final do ciclo, doença inflamatória pélvica, lesão recente pós relação sexual, troca de contraceptivo, cistos e menopausa.

Sintomas

Corrimento rosado, caso esteja acompanhado de alguma contaminação fúngica ou bacteriana pode vir acompanhado de inchaço abdominal ou genital, coceira, dor nas relações sexuais e dores ao urinar.

Tratamento

Atenção! A automedicação não é recomendada! Muitas doenças são agravadas e é possível ter graves complicações com essa prática. Consulte sempre um médico. O tratamento varia de acordo com o diagnóstico, alguns médicos podem prescrever antifúngicos por via oral, como itraconazol e fluconazol, podem prescrever pomadas de uso vaginal, como miconazol, nistatina e metronidazol.

Necessita de apoio médico?

Sim.


Importância do corrimento – O que é corrimento rosado?

Quando o assunto é corrimento, algumas mulheres se desesperam e outras investem nos absorventes diários para disfarçar a situação. Mas é importante entendermos sempre quais são os sinais que o nosso corpo nos manda através de desconfortos e de eventos fora da normalidade.


Para que serve a hidratação do canal vaginal?

O canal vaginal feminino precisa ser hidratado e lubrificado para que a saúde íntima esteja dentro dos parâmetros de normalidade. A secreção vaginal normal não tem odor, não está acompanhada de coceiras ou desconfortos, tem a coloração transparente ou como popularmente dizem “aspecto de clara de ovo”.

O uso de absorventes diários não é recomendado, visto que as fibras presentes em sua composição podem fazer com que fungos e bactérias se proliferam e causem não apenas mau odor, mas infecções.

corrimento rosado, o que pode ser?

É comum que no dia a dia a mulher tenha o hábito de fazer uso de absorventes diários para evitar que acidentes aconteçam, mas muita atenção! Ficar muitas horas com o mesmo absorvente ou manter a região aquecida por muito tempo pode ser uma maneira de desenvolver doenças – como candidíase – com mais facilidade. As altas temperaturas – uma junção entre o clima e a maneira como nos vestimos – fazem com que o ambiente seja totalmente ideal para desenvolver problemas como: candidíase, vaginose bacteriana e micose, afinal o local estará adequado para a proliferação ideal de bactérias e fungos.


Por que o corrimento rosado aparece?

O tema da discussão deste tópico é o corrimento rosado, afinal, o que pode ser? É importante que fiquemos alertas aos sinais do nosso corpo nos mostrando que algo não está bem. O corrimento rosado, em alguns casos, pode ser simplesmente resultado do período menstrual, bem no início ou no final da menstruação, onde o fluxo começa e termina mais tênue para algumas mulheres.

Além deste caso, existem outros motivos pelos quais pode haver um corrimento rosado, vejamos quais são as mais comuns e então discutiremos os detalhes de cada uma das situações: causas hormonais, doença inflamatória pélvica, lesão recente pós-relação sexual, troca de contraceptivo, cistos e menopausa.


Oscilações hormonais

Sabemos que existem muitas oscilações hormonais ao longo das nossas vidas, inclusive alguns pacientes precisam fazer reposições hormonais, por exemplo, quando há algum desequilíbrio. Existem casos de pacientes que acabam tendo sangramentos em episódios isolados, breves e recorrentes.

Os ginecologistas e endocrinologistas são os profissionais mais adequados para entendermos o que está havendo e possamos então iniciar um tratamento coerente, o sangramento rosado de caráter hormonal, se dá devido aos níveis de estrogênio em níveis inferiores ao necessário, é o estrogênio que faz com que o revestimento uterino se mantenha, quando este hormônio é insuficiente, ocorre uma descamação que provoca o corrimento rosado.

inflamatória pélvica


Corrimento rosado e doença inflamatória pélvica

A doença inflamatória pélvica é uma patologia que acaba favorecendo o aparecimento de corrimentos rosados.

É muito importante que o médico seja consultado, visto que é uma patologia que se inicia na vagina e pode se espalhar por uma grande área – útero, ovários e abdome -, o corrimento rosado pode ser acompanhado de um corrimento amarelado após a relação sexual, as pacientes relatam também dores pélvicas recorrentes.


Corrimento rosado pós-relação sexual

A lesão recente pós-relação sexual pode fazer com que a paciente apresente um corrimento rosado misturado com as secreções vaginais, é importante que a relação sexual seja sempre protegida. As fricções podem ocasionar lesões de rupturas no canal vaginal quando os vasos sanguíneos são atingidos, por isso é importante sempre atentar-se aos sinais.


Corrimento rosado e troca de contraceptivo

Em relação à troca de contraceptivo, pode também ocorrer um corrimento rosado, visto que o corpo está se adaptando a um novo fármaco, principalmente quando o contraceptivo anterior possuía estrogênio e o novo não possui mais, mas além disso quando o uso do contraceptivo não é correto também há sangramentos.


Cistos

Os cistos também são dois causadores de corrimentos mais rosados, considerando que os cistos são bolsas com líquido que estão ao redor do ovário ou em seu interior, e têm como características associadas dores, alterações menstruais, corrimentos rosados e até mesmo dificuldades para engravidar, existem vários tipos de cistos e vários tratamentos disponíveis, mas a prevenção e o acompanhamento ginecológico e obstétrico são necessários.

corrimentos mais rosados


Menopausa

Por fim, a menopausa é uma fase extremamente comum às mulheres maduras, que pode gerar sintomas como: ondas de calor, dificuldades para dormir, aumento de peso, irritabilidade e corrimento rosado. Para este caso, existem medicamentos – como a isoflavona de soja – que auxilia nos sintomas, como a sudorese excessiva, falta de libido, enxaquecas, insônia, dentre outros.

É chamada de  fitoestrogênio (efeito semelhante ao estrogênio, mas é um medicamento fitoterápico). Todo e qualquer medicamento deve ser avaliado pelo médico, às vezes os pacientes fazem uso de alguns medicamentos que fazem com que o diagnóstico fique mais difícil.


Evitar automedicação e outras considerações

A automedicação pode ser extremamente danosa. Os exames preventivos são importantes e essenciais, algumas pacientes que desenvolveram câncer também relatam corrimentos, então para a mesma queixa existem várias hipóteses diagnósticas que podem ser desvendadas apenas pelo médico, com auxílio dos exames devidos.


Perguntas frequentes

Quanto tempo pode durar o corrimento rosado?

Nos primeiros três meses do uso do anticoncepcional oral, é possível que ainda surja corrimento rosado. Em caso de duração prolongada, procure seu médico ginecologista.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail