Chá de Gengibre, Limão e Alho para Gripe: Aprenda a Fazer

chá natural

Com o aumento das temperaturas e a maior incidência de chuvas nos meses de primavera e verão, a imunidade fica comprometida.

Sendo assim, é necessário abastecer o corpo com nutrientes eficazes para impedir que gripes e resfriados se instalem no organismo.

Por isso, hoje você vai ver como preparar o chá de gengibre, limão e alho, uma bebida forte e poderosa no combate às infecções virais.

Veja como é fácil preparar este chá seguindo o passo a passo a seguir:

Chá de gengibre, limão e alho – Como preparar 

Ingredientes

  • 2 colheres de raspas de gengibre 
  • 1 colher de suco espremido de limão
  • 1 dente de alho picado 

Modo de preparo

  1. Em um recipiente, adicione 2 xícaras de água filtrada e coloque para ferver. Em seguida, acrescente o gengibre, o suco de limão e o alho picado.
  1. Deixe ferver por 5 minutos aproximadamente. Sirva em seguida. Dica: Caso queira, acrescente uma colher de sobremesa de mel na hora de servir o chá.
Chá de gengibre, limão e alho para gripe


Benefícios do chá de gengibre, limão e alho 

Combate a gripe e resfriado 

Por ser rico em vitamina C, o limão contribui para equilibrar o pH sanguíneo, o que impede que substâncias nocivas se instalem.

Além disso, a vitamina C é famosa por sua ação protetora na imunidade, onde impede o aparecimento e crescimento do vírus causador da gripe e dos resfriados.

Previne infecções

O gengibre possui elevada capacidade antibacteriana e antimicrobiana, onde estimula a defesa das células do sistema respiratório, por exemplo.

Sendo assim, além de evitar doenças do ar também é eficiente no tratamento de infecções na boca e na garganta como gengivite, periodontite e amigdalite.

É um poderoso anti-inflamatório

Engana-se quem pensa que este chá é eficiente apenas para prevenir gripes e resfriados, pois ele também é um poderoso anti-inflamatório natural.

Esta propriedade existe graças à presença do cineol e borneol, dois compostos ativos do gengibre que possuem  ação analgésica e anti-inflamatória.

Dessa forma, o chá gengibre, limão e alho atua também quando uma infecção já está instalada, agilizando o processo de cura e reduzindo a febre e inflamação.

alho consegue eliminar toxinas

Elimina vírus e bactérias nocivas 

A alicina existente no alho é uma substância que impede a proliferação de bactérias, vírus e fungos que podem causar doenças.

Neste caso, o alho consegue eliminar toxinas e bactérias maléficas que se instalam na microbiota e no sangue, com ação antifúngica e antiviral.

Contém as substâncias mais fortes para o corpo 

Tanto o gengibre quanto o limão e o alho reunidos, fornecem uma camada de proteção única no corpo.

Dessa forma, o poder de cura do chá de gengibre, limão e alho para gripe só é possível devido à junção dos componentes dos três ingredientes.

Portanto, sempre que estiver gripado(a) ou resfriado(a), tome duas xícaras deste chá por dia até que os sintomas sumam por completo.

Se a ideia for prevenir estas condições, tome uma xícara do chá ao dia, assim terá esses e todos os outros benefícios desses alimentos para a sua saúde.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail