Cabelos porosos – O que fazer? Como cuidar?

Cabelos porosos (1)

Você já ouviu falar em cabelos porosos? Porosidade capilar significa a capacidade que o cabelo possui em absorver e reter umidade. A porosidade capilar influencia no quanto os óleos e a umidade passam para dentro e para fora da camada mais externa do seu cabelo, a cutícula.

Cada fio do seu cabelo é composto por duas ou três camadas: a medula, córtex e cutícula. A cutícula é a camada externa resistente e protetora do seu cabelo, composta por células achatadas que se sobrepõem como telhas em um telhado.

O córtex é a camada mais espessa, feita de proteínas fibrosas e pigmento que mantém a cor do seu cabelo. Já a medula é a parte central e macia do cabelo. Cabelos finos possuem menos chances de ter uma medula do que cabelos grossos.

Cabelos porosos 2 1

A porosidade do cabelo pode ser dividida em três categorias: baixa, média e alta porosidade. A baixa porosidade possui cutículas muito próximas, enquanto a alta porosidade possui cutículas mais espaçadas.

O que causa a alta porosidade capilar?

A porosidade do cabelo pode ser influenciada pela genética ou pela rotina de cuidados com o cabelo. Uma pessoa pode ter fios de cabelo com vários níveis de porosidade e até mesmo diferentes níveis de porosidade em um único fio de cabelo.

Se ter cabelos porosos é algo comum na sua família, então existe uma grande chance de você também ter cabelo com porosidade alta. Descoloração, alisamento, secagem e a utilização de produtos químicos agressivos podem danificar o cabelo ao longo do tempo, fazendo as cutículas do cabelo ficarem levantadas e abertas o que, por sua vez, dificulta a retenção de umidade do cabelo.

Cabelos porosos 3 1

A exposição ultravioleta também é um fator que contribui para aumentar a porosidade dos cabelos. Uma boa alternativa para proteger o cabelo do sol é usar um chapéu ou algum tipo de cobertura para a cabeça, como um lenço, quando estiver ao ar livre.

Geralmente, indivíduos com porosidade normal no cabelo possuem dificuldade em fazer o cabelo reter tintura de cabelo ou descolorante e esse tipo de cabelo costuma absorver 75% do máximo de água possível em poucos minutos.

Cabelos porosos 4 1

Já pessoas com cabelos porosos, possuem a cutícula capilar comprometida de alguma forma. Cabelos porosos absorvem água rapidamente, secam rapidamente, parecem crespos e secos, além de também quebrarem facilmente.

Como posso testar a porosidade do meu cabelo?

Uma maneira de testar a porosidade do seu cabelo é utilizando um copo de água. Veja abaixo como fazer:

  1. Lave o seu cabelo com shampoo e enxague bem para remover qualquer resíduo de produto;
  2. Encha um copo com água;
  3. Com o cabelo seco, pegue uma pequena mecha de cabelo e coloque no copo de água;
  4. Observe para ver se a mecha de cabelo afunda ou se flutua.

Resultados: Se a mecha flutuar, provavelmente você tem cabelo com baixa porosidade. Se a mecha flutuar, seu cabelo possui porosidade média ou normal. Se a mecha afundar rapidamente para o fundo do copo, você tem cabelo de alta porosidade.

Maneiras de mudar a porosidade do cabelo

Caso você tenha porosidade capilar alta ou baixa devido à genética, é difícil alterar essa característica. Porém, existem algumas medidas que podem deixar seu cabelo mais saudável, e fácil de pentear.

1. Para cabelos com baixa porosidade:

  • Utilize condicionadores sem proteínas, pois eles absorvem mais facilmente pelo cabelo e são menos propensos a causar acúmulo de produto;
  • Aplique o condicionador no cabelo molhado, diluindo o produto, para facilitar a absorção pelo cabelo;
  • Busque shampoos e condicionadores que contenham em sua composição glicerina e mel. Evite usar produtos com óleos, já que eles tendem a ter mais dificuldade em penetrar na cutícula;
  • Aplique algum tipo de calor ao condicionar o cabelo. Pode ser através de touca térmica, secadora ou vaporizador. Se você não tiver, coloque uma touca de banho sobre o cabelo depois de adicionar o condicionador.

2. Para cabelos com alta porosidade:

  • Utilize shampoos e condicionadores com manteigas e óleos, pois ajudarão a hidratar o cabelo. Os óleos são ótimos aliados para selar a umidade, mas não exagere. Lembre-se de que um pouco já ajudará bastante. Óleos capilares ou óleo de abacate são ótimas alternativas, bem como óleos poliinsaturados que funcionam melhor para o cabelo.
  • Utilize condicionadores e selantes sem necessidade de enxágue para ajudar o cabelo a manter a umidade;
  • Use protetor térmico no seu cabelo. Aplique o protetor térmico antes de usar secadora ou outros tratamentos térmicos de modelagem para proteger seu cabelo dos danos causados pelo calor. Pessoas que têm cabelos porosos devem limitar fontes de calor e tratamentos químicos no cabelo para evitar que as cutículas fiquem ainda mais danificadas, dificultando ainda mais o cabelo a reter a umidade e os nutrientes que ele necessita;
  • Não lave o cabelo com água quente. Água morna é melhor;
  • Tratamentos com proteínas ajudam a reparar a cutícula do cabelo e diminuir a porosidade capilar. Produtos com proteínas podem contribuir e preencher as áreas da cutícula que possuem células danificadas, suavizando a cutícula e criando uma camada protetora sobre a haste do cabelo.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail