O nascimento de um bebê prematuro traz para a família uma série de preocupações, que envolvem tanto a saúde quanto o desenvolvimento do recém-nascido.
Uma dessas preocupações é com a vacinação do bebê, uma vez que eles possuem um sistema imunológico mais frágil e por isso uma chance maior de contraírem algumas doenças infecciosas.
A Importância da Vacinação
A vacinação é algo de extrema importância para pessoas de todas as idades, principalmente quando consideramos que elas possibilitam o controle e mesmo a erradicação de doenças que, algumas décadas atrás, eram consideradas fatais.
E isso é ainda mais importante para bebês com certas condições de saúde que afetam a imunidade, como é o caso do nascimento prematuro.
Bebês Prematuros
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como prematuros os bebês nascidos com menos de 37 semanas completas de gestação. Assim, temos 3 níveis de prematuridade:
- Prematuros extremos (menos de 28 semanas);
- Muito prematuros (entre 28-31 semanas);
- Prematuros moderados ou tardios (32-36 semanas de gestação).
Os Anticorpos do Bebê
Durante a gestação, especialmente no último trimestre, os anticorpos da mãe passam para o bebê, o que dá a ele uma certa proteção contra algumas doenças infecciosas, até que ele possa receber as vacinas.
Esse processo começa a ocorrer a partir da trigésima semana de gestação, e é complementado pela amamentação, que também participa dessa transferência de anticorpos.
Assim, as diferenças na vacinação de bebês prematuros deve principalmente à quantidade de anticorpos que esses bebês possuem, já que eles passam menos tempo no útero e muitas vezes não podem ser amamentados.
Como É O Calendário Vacinal de Bebês Prematuros?
De forma geral, as vacinas comumente aplicadas no primeiro ano de vida do bebê devem ser aplicadas de acordo com a idade cronológica, independentemente do peso ou idade gestacional da criança.
Entretanto, um ponto importante a se destacar é que as vacinas dadas em postos de saúde são feitas com células inteiras, o que pode causar muita reação em um bebê prematuro, principalmente naqueles que nasceram com menos de 31 semanas.
Por isso, para esses bebês, é recomendado o uso de vacinas acelulares.
Ademais, existem outras especificidades no calendário vacinal de um bebê prematuro, que são:
- BCG: É aplicado uma dose única ao nascer, caso o bebê tenha mais de 2kg. Caso contrário, deve-se esperar a criança atingir esse peso;
- Rotavírus: Não deve ser utilizada enquanto a criança estiver internada;
- Poliomielite: Caso a criança ainda esteja internada na época da vacinação, é recomendado utilizar a vacina inativada.
- Palivizumabe: Apesar de não ser exatamente uma vacina, esse anticorpo é usado em bebês prematuros para prevenir a infecção e o agravamento causado pelo Vírus Sincicial Respiratório. A aplicação do anticorpo ocorre no período de maior circulação do vírus, que pode variar de um estado para o outro.
Referências Bibliográficas
Calendário de vacinação SBIm prematuro – a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Born too soon: the global action report on preterm birth – World Health Organization.