Boa noite cinderela é o nome dado a substâncias com efeito sedativo utilizadas para cometer crimes contra pessoas, e são comumente misturadas a bebidas alcoólicas durante essas situações.
Esse tipo de substância também é conhecida como rape drug, ou droga de estupro, uma vez que seu uso está relacionado a casos de abuso sexual.
E como normalmente essas drogas não apresentam gosto ou cheiro, é extremamente difícil perceber que uma bebida foi “batizada”, o que torna esse tipo de golpe ainda mais perigoso.
O QUE É O BOA NOITE CINDERELA?
O golpe do boa noite Cinderela é aplicado normalmente em bares ou baladas, com o objetivo de cometer sequestros, assaltos ou abuso sexual da vítima.
Assim, após a ingestão da substância, a vítima fica sonolenta, ou seja, mais vulnerável, e o agressor a leva para outro local.
Outro ponto importante a se destacar é que algumas das substâncias usadas causam um tipo de amnésia curta, fazendo com que a pessoa não se recorde do período imediatamente anterior ao golpe, e nem do ato em si.
Então, além de possibilitar o roubo, o sequestro ou a agressão, o boa noite Cinderela também dificulta a identificação do criminoso, devido a essa amnésia.
QUAIS AS SUBSTÂNCIAS USADAS NESSE GOLPE?
Normalmente são usadas drogas e medicamentos com efeito sedativo, ou seja, que dão sono. Essas substâncias são então misturadas a alguma bebida, alcóolica ou não, para disfarçar o sabor e, no caso do álcool, potencializar o seu efeito.
As mais comuns são:
- Flunitrazepam, que é um sedativo de efeito rápido;
- Ácido Gama Hidroxibutírico (GHB), que age diminuindo o nível de consciência da pessoa;
- Cetamina, um medicamento com efeito anestésico e analgésico.
Entretanto, outros medicamentos podem ser usados, a depender do acesso que o malfeitor tenha a drogas e outras substâncias.
COMO PREVENIR?
Existem algumas dicas que podem ajudar a evitar o golpe do boa noite Cinderela, embora em alguns casos não seja possível prevenir totalmente. São elas:
- Prefira bebidas com lacre, e sempre verifique se eles não foram violados;
- Nunca aceite bebidas de estranhos;
- Quando estiver conversando com alguém que não é de seu círculo social, mantenha o copo sempre em seu campo de visão;
- Descarte restos de bebida que tenham ficado em seu copo, caso você tenha saído da mesa;
- Sempre que possível, peça a sua bebida no balcão do estabelecimento, ou diretamente ao garçom;
- Prefira sair com pessoas nas quais você confia, e converse sobre a possibilidade de ocorrer esse tipo de situação.
SINAIS DE ALERTA E O QUE FAZER
Além de se atentar às formas de prevenir esse golpe, é importante conhecer os sinais de alerta que podem indicar que a pessoa ingeriu algum tipo de substância sedativa. Os principais são:
- Sonolência;
- Redução da coordenação motora;
- Dificuldades para falar claramente;
- Discurso incoerente;
- Perda de consciência.
Entretanto, como o álcool também é uma substância depressora do sistema nervoso central, os sinais de alerta podem ser confundidos com os efeitos de bebidas alcóolicas. Por isso, quando esses sintomas forem mais acentuados, o ideal é procurar atendimento médico.