A dose de tetra viral imuniza crianças de 15 meses que já tomaram a tríplice viral.
Desde setembro de 2013, o SUS oferece em toda a rede pública de saúde a vacina infantil contra varicela (catapora).
A vacina, conhecida como tetra viral, também imuniza contra o sarampo, caxumba e a rubéola.
A vacina tetra viral está disponível para crianças a partir dos 15 meses de vida. A partir de 2018, introduziu-se uma segunda dose da vacina contra varicela para crianças entre 4 a 6 anos.
Importância da Vacinação contra Varicela/Catapora
No Brasil, dados do Sistema Único de Saúde apontam a varicela como causa de 1.800 óbitos entre 2003-2013, mais de 36% deles entre crianças de 1-4 anos.
A varicela é caracterizada por sua alta transmissibilidade e lesões pruriginosas características. Embora sua evolução seja majoritariamente autolimitada, durando em torno de uma semana e evoluindo com cura espontânea, traz riscos inerentes à disseminação viral e complicações por infecções secundárias de pele e tecidos moles, que podem se tornar fatais quando atingem articulações, ossos, pulmões, e o sistema neurológico.
Antes da introdução da vacina, a varicela era endêmica no mundo, com incidência anual correspondente aproximadamente à coorte de nascimento de cada país.
A introdução da vacina contra varicela mudou significativamente a epidemiologia da varicela.
Sobre a Vacina Tetra Viral
A vacina tetra viral contém vírus atenuados, ou seja, vírus vívos “enfraquecidos” do sarampo, da rubéola, da caxumba e da varicela (catapora). Contém traços de proteína do ovo de galinha utilizado no processo de fabricação da vacina.
Vários estudos clínicos de eficácia documentaram que a vacina era segura e proporcionava um alto grau de proteção contra a varicela.
Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os países nos quais a varicela tem uma carga importante de doença considerem a introdução da vacina contra a varicela no esquema de vacinação infantil de rotina, com a primeira dose administrada aos 12-18 meses.
Quais são as contra-indicações da vacina da varicela?
- Gestantes
- Pessoas com imunidade comprometida (doenças, medicação)
- Histórico de anafilaxia prévia, após dose anterior da vacina ou a algum componente
Quais são os possíveis efeitos adversos da vacina?
Possíveis efeitos leves são sensibilidade e vermelhidão no local da injeção, febre, cansaço e uma doença semelhante à varicela.
Há uma chance muito pequena de uma reação alérgica com qualquer vacina.
Uma erupção pode ocorrer até 1 mês após a injeção. Pode durar vários dias, mas desaparecerá por conta própria sem tratamento.
Existe um risco muito pequeno de convulsões febris após a vacinação.
Sobre o Programa Nacional de Imunizações (PNI)
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) brasileiro é uma referência internacional para a política pública de saúde. O país já erradicou doenças de disseminação mundial, como varíola e poliomielite, por meio da vacinação.