22 Semanas São Quantos Meses?

22 semanas de gravidez

Período

05 meses

Sintomas

Ganho de peso, dores de cabeça, enjoos, insônia, estresse e constipação.

Tratamento

Atenção! A automedicação não é recomendada! Muitas doenças são agravadas e é possível ter graves complicações com essa prática. Consulte sempre um médico. O tratamento consiste no uso de paracetamol para as dores, uso de laxantes naturais como óleo mineral para constipação e manter uma rotina saudável, juntamente com uma alimentação adequada e saudável. A prática de atividades físicas deve ser leve e liberada exclusivamente pelo médico.

Necessita de apoio médico?

Sim.


Gravidez – 22 semanas

A gravidez é um momento único na vida de muitas mulheres e é importante que todos os cuidados sejam tomados e que sejam feitas visitas periódicas ao obstetra durante a gestação.

Quando falamos sobre os cálculos dos meses a partir das semanas de gestação, temos que ter em mente que a gestação é considerada a partir do primeiro dia da última menstruação, afinal, para uma gravidez convencional não é possível saber com exatidão o dia em que o óvulo foi fecundado pelo  espermatozoide, então na medicina convencionou-se fazer o acompanhamento da gestação por semanas e também por trimestres, assim fica mais fácil cuidar do desenvolvimento do bebê e da saúde da gestante, compreendendo as fases do desenvolvimento de cada etapa.


22 semanas – correspondem ao final do 5o mês de gestação

Vinte e duas semanas de gestação correspondem ao finalzinho do quinto mês (que se encerra às vinte e duas semanas) e início do sexto mês (que se inicia com vinte e duas semanas e um dia).

Para a maioria das pacientes, é aconselhável que se façam consultas mensais de acompanhamento que chama-se pré natal, assim o desenvolvimento do bebê é acompanhado assertivamente.

22 semanas – algumas questões: Diabetes gestacional

Com vinte e duas semanas de gestação, espera-se que o bebê esteja ganhando peso e medidas com constância e em variações sutis e, para que isso aconteça, a mãe deve estar também demonstrando um aumento de peso, mas é preciso ter cuidado!

Muitas mulheres desenvolvem o que chamamos de diabetes gestacional, que se dá pelo aumento da glicose no sangue durante a gestação, ela geralmente ocorre no terceiro trimestre, ou seja, a partir dos seis meses de gestação corre-se o risco disto acontecer.

Isso faz com que os riscos de se desenvolver diabetes do tipo dois após a gestação seja aumentando, logo, quando as gestantes apresentam níveis de glicose elevados na gestação, os médicos sugerem um acompanhamento frequente para aferição da glicemia e os demais exames relacionados.

22 semanas são quantos meses?

Quando falamos sobre a diabetes gestacional, precisamos entender que existem hormônios produzidos pela placenta, os quais servem para atender as necessidades orgânicas e nutricionais do bebê que está sendo gerado, uma das situações que ocorre diante da necessidade de nutrir um “segundo corpo” é a redução da efetividade insulínica em reduzir a glicose, então as mães necessitam de ter uma produção mais alta de insulina para que os níveis de açúcar circulantes fiquem normalizados.

Nas consultas mensais, as gestantes são avaliadas por médicos e também por nutricionistas e enfermeiros, para se fazer o acompanhamento integral e preciso da gestação. Dentro de três meses o bebê será um recém-nascido e os dois corpos estarão em um novo momento fisiológico. Adaptações hormonais, amamentação, alimentação e um novo ciclo cheio de descobertas.

Avaliação médica com 22 semanas de gestação

Na avaliação, que acontece com vinte e duas semanas de gestação, são analisados e comparados indicadores da mãe e do bebê, tais como: verificação da pressão arterial da gestante, análise comparativa do peso e do ganho de peso, alterações psicológicas (muitas mulheres desenvolvem transtornos psiquiátricos na gravidez e principalmente após o parto, o acompanhamento e a prevenção são fundamentais em todo o tempo), vacinas obrigatórias, edemas aparentes.

Algumas mulheres precisam iniciar um tratamento farmacológico com carbonato de cálcio e com ácido fólico durante a gestação.

Carbonato de Cálcio

O carbonato de cálcio é inserido quando a mulher tem uma dieta pobre em cálcio, mas também tem importante função na pressão sanguínea, nos impulsos nervosos, na contração dos músculos e também no auxílio da coagulação do sangue, a suplementação com  o carbonato de cálcio é geralmente iniciada a partir da décima sexta semana de gestação e é mantida até a trigésima sexta semana, mas a conduta é médica e existem pacientes que fazem uso até o final.

medição do abdome materno

Ácido Fólico

O ácido fólico é iniciado logo no início da gestação e ele serve para a manutenção de um desenvolvimento no tubo neural do bebê saudável, além no auxílio à prevenção de doenças (espinha bífida, anencefalia, lábios leporinos e cardiopatias, por exemplo) uma gravidez saudável e o bom desenvolvimento do bebê, prevenindo lesões no tubo neural do bebê e doenças.

Já em relação ao bebê e ao seu acompanhamento de desenvolvimento, não é possível fazer a mesma quantidade de exames pois ele está em desenvolvimento e acessá-lo fisicamente não é possível, então são monitorados os seus batimentos cardíacos, é feita uma medição do abdome materno para avaliar o aumento das medidas, os movimentos gerais e são comparados os exames anteriores com os atuais para que se entenda mais sobre a evolução gestacional do feto.

O desenvolvimento do bebê é muito importante e para as gestantes que não possuem condições financeiras de fazerem seu pré-natal de forma privada, o Sistema Único de Saúde oferece por meio do programa Estratégia Saúde da família o acompanhamento de todas as gestantes por um médico da família e uma equipe multidisciplinar.

É necessário que a Unidade Básica de Saúde que atenda a região onde a gestante reside seja notificada da gravidez e então o acompanhamento é iniciado – manter sempre os cadastros atualizados é fundamental. Pelo Sistema Único de Saúde é possível fazer todos os exames gestacionais.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail