Nativa do Brasil, a sucupira é uma planta medicinal encontrada no sudeste e centro-oeste brasileiro. Existem diferentes espécies de sucupira, mas todas possuem as mesmas propriedades e características.
Seu fruto produz uma semente dura, que é envolta por uma casca grossa. As sementes de sucupira sempre foram usadas pelos indígenas para tratamento de doenças.
Por essa razão, o chá de sucupira e o óleo de sucupira são muito usados para auxiliar na cura de diversos problemas de saúde.
Sucupira no Tratamento do Diabetes
Um dos usos mais comuns da sucupira é no tratamento e melhora do Diabetes tipo 2, devido às suas propriedades hipoglicemiantes.
Nesse sentido, a sucupira promove a redução da glicose sanguínea. De acordo com algumas pesquisas, os princípios ativos da planta conseguem inibir a absorção da glicose no intestino.
No entanto, essa informação carece de mais estudos e o uso da planta não deve substituir o tratamento do Diabetes tipo 2, que envolve o uso de hipoglicemiantes orais como a Metformina.
Portanto, podemos usar a sucupira como aliada no controle da glicose, mas ela não tem a mesma capacidade de um medicamento usado para o tratamento da doença.
Outros benefícios da sucupira
1- Reduz a chance de câncer
Alguns estudos recentes afirmaram que a ingestão de sucupira pode inibir e reduzir o desenvolvimento de células cancerígenas.
Dentre os tipos de câncer estudados está o câncer de próstata e câncer de mama, onde os princípios ativos da sucupira seriam eficazes para prevenir o crescimento desordenado de células malignas.
De acordo com os cientistas, a sucupira é uma planta promissora no combate ao câncer e precisa ser mais estudada para chegar a evidências mais seguras.
2- Possui Propriedades anti-inflamatórias
Doenças como a artrite, artrose, fibromialgia e outras condições causadas por processos inflamatórios podem ser aliviadas com o uso da sucupira.
A planta inibe a produção e secreção das prostaglandinas, que estimulam a inflamação, portanto consegue diminuir as dores e sintomas relacionados.
Nesse sentido, tanto o chá quanto cremes feitos com óleo de sucupira mostram-se eficazes no combate à inflamação.
3- Melhora o processo de cicatrização
Queimaduras, lesões e feridas podem ser tratadas com pomadas e cremes feitos com a sucupira.
Recomenda-se que o uso desses produtos seja feito de forma consecutiva por no mínimo 9 dias ou enquanto a cicatrização não estiver curada completamente.
4- Proporciona Efeitos calmantes e ansiolíticos
As cápsulas de sucupira obtiveram os mesmos efeitos do Diazepam, medicamento ansiolítico usado para ansiedade e insônia.
Todavia, a cápsula de sucupira não causa efeitos adversos como tontura e comprometimento no sistema locomotor, comuns no tratamento com medicamentos tradicionais.
Além disso, a sucupira também é indicada para auxiliar no tratamento da ansiedade generalizada e em alguns tipos de depressão.
5- Tratamento de doenças gastrointestinais
A sucupira é um remédio natural para tratar as lesões no estômago provocadas pela úlcera e pela gastrite.
O óleo de sucupira, por exemplo, diminui a presença de exsudato (um fluido com alto teor de leucócitos e de proteínas) produzido quando o organismo sofre determinado tipo de dano nos tecidos ou vasos sanguíneos.
Dessa forma, a formação de secreções com presença de pus e sangue tornam-se menos agressivas e aceleram a cicatrização de feridas no estômago.
6- Melhora da atuação do sistema imune
A sucupira tem a capacidade de aumentar a produção de neutrófilos, células que trabalham na defesa do organismo no combate a infecções.
Dessa forma, ela contribui para diminuir a ocorrência de gripes, resfriados e doenças respiratórias causadas por vírus e bactérias, por exemplo.
Sucupira emagrece?
De modo geral, a sucupira é usada mais como uma erva medicinal do que um suplemento para emagrecimento.
Não existem evidências que apontem que os princípios da planta possam agilizar a perda de peso.
Contudo, o chá de sucupira pode ser usado para diminuir a retenção hídrica e acabar com o inchaço.
Como usar a sucupira
1- Tintura
Tome 20 gotas, 3 vezes ao dia por 15 dias.
2- Sucupira em pó
Compre 30 cápsulas de 500 mg que podem ser compradas em farmácias de manipulação e na internet. Tome 2 cápsulas ao dia, por 15 dias.
Como fazer chá de sucupira?
O chá de sucupira deve ser tomado diariamente para obtenção dos possíveis benefícios da planta.
Por isso, veja como prepará-lo seguindo as etapas abaixo:
Ingredientes
- 12 sementes de sucupira
- 3 litros de água
Modo de preparo:
- Quebre as sementes de sucupira com a ajuda de um pilão até que a resina interna fique exposta.
- Em seguida, ferva os 3 litros de água e assim que levantar fervura acrescente as sementes trituradas e aguarde por 1 minuto e meio.
- Desligue o fogo e deixe o chá amornar. Tome uma xícara por dia, o chá de sucupira pode ser mantido na geladeira por até 15 dias.
Cuidados no preparo do chá
Como a resina da sucupira é pegajosa, ela vai ficar impregnada no fundo da panela, por isso escolha uma chaleira ou utensílio mais velho para preparar o chá.
Além disso, não é aconselhável tomar o chá de sucupira por mais de 15 dias seguidos, pois pode gerar efeitos adversos no sistema endócrino.
Óleo de sucupira
É feito a partir da parte interna da semente da planta que é bem oleosa, onde é preciso apenas retirar a casca dura para a extração.
Os indígenas usam o óleo de sucupira para diminuir as dores provocadas pela inflamação das articulações e no reumatismo.
Por sua vez, possui propriedades analgésicas e cicatrizantes e algumas pessoas acreditam que ele tem o poder de fortalecer os ossos, onde também é usado para prevenir a osteoporose (porém necessita de comprovação científica).
Sucupira serve para Diabetes: Perguntas Frequentes
Quem tem pressão alta pode tomar sucupira?
A sucupira não influencia no aumento da pressão arterial, mas deve ser usada em menor dosagem por hipertensos.
Por quanto tempo posso tomar sucupira?
Tanto o chá quanto as cápsulas em pó de sucupira devem ser tomados por até 15 dias seguidos.
O que a sucupira pode causar?
Em grandes quantidades a sucupira pode dar vômitos, diarreia, dores de cabeça e desconforto abdominal.
Para quem é indicado a sucupira?
Para tratar doenças inflamatórias, melhorar o sistema imunológico e controlar o Diabetes tipo 2, não devendo ser substituída pelos medicamentos prescritos pelo médico.