As fibras são indispensáveis para a saúde do sistema digestivo, estando associadas a vários benefícios para o corpo.
Todavia, um adulto sadio deve consumir de 25 a 30 gramas de fibras por dia, através de uma dieta equilibrada.
Por sua vez, os alimentos que mais contém fibras são as sementes,cereais, tubérculos e raízes, assim como as cascas de frutas e legumes.
Nesse sentido, a falta de fibras pode provocar muitos problemas no organismo, por isso, veja por que você deve ter uma dieta rica em fibras.
As fibras diminuem o colesterol
Algumas fibras específicas, como a beta glucana, presente em cereais como a cevada, aveia e gérmen de trigo diminuem as taxas de colesterol.
Tal fato é comprovado cientificamente, onde as fibras desses alimentos funcionam como esponjas.
Então, devido a esta característica, elas conseguem absorver até 5% do colesterol presente no sangue.
Este é um dos principais motivos para comer aveia diariamente, além de diminuir o risco de doenças cardíacas.
Aumentam a saciedade
As fibras causam uma digestão mais lenta e gradual, por essa razão, quando comemos granola, por exemplo, temos a sensação de saciedade.
Entretanto, não é só a granola que causa este efeito, qualquer fonte de fibras como as cascas e bagaço das frutas também produz efeito similar.
Ao final, você tem mais saciedade e come menos, o que é excelente para pessoas que buscam emagrecer ou apresentam compulsão alimentar frequente.
Controlam o diabetes
As fibras diminuem a carga glicêmica dos alimentos, resultando em diminuição da absorção da glicose no sangue.
Todavia, a glicose mais baixa promove um controle mais efetivo do Diabetes, uma das doenças que mais tem crescido no Brasil.
Além disso, elas auxiliam no processo de produção da insulina, hormônio que é necessário para controlar a glicemia pós-refeição.
Emagrecimento
Se elas aumentam a saciedade, consequentemente, promovem o emagrecimento, já que o déficit calórico é atingido com mais facilidade.
Então, não deixe de comer fibras nas principais refeições, pois elas farão toda a diferença na sensação de encher-se muito comendo pouco.
Por fim, você pode até eliminar aqueles quilos que tanto deseja perder, mas que ainda não conseguiu.
Previnem o câncer de intestino
O câncer de cólon tem origem principalmente no grande número de substâncias nocivas que alojam-se nas paredes intestinais.
Sendo assim, as fibras têm a capacidade de diminuir o tempo de contato dessas substâncias com as mucosas do cólon, por exemplo.
Dessa forma, elas conseguem prevenir o câncer de intestino, além de promover melhor funcionamento da região.
Reduzem a inflamação
Todas as fibras diminuem o número de marcadores inflamatórios, não apenas no intestino, mas no corpo todo.
Logo, doenças como disbiose intestinal, doença de Chron, retocolite ulcerativa e tantas outras têm os sintomas indesejados diminuídos, devido a ação das fibras.
Portanto, ficar sem fibras é uma sentença de problemas que podem ser evitados no dia a dia.
Para sua saúde, consuma fibras em todas as refeições do dia, com o tempo você verá toda a diferença que elas fazem no corpo todo.