Leucodermia Gutata (Sarna Branca) – O que é? Causas, Sintomas e Tratamentos

dermatologista
  • A leucoderma gutata é um tipo de distúrbio de hipopigmentação da pele.
  • caracterizada pelo aparecimento de pequenas manchas brancas redondas na pele.
  • Geralmente é causada por um problema subjacente no sistema imunológico.
  • A maioria dos casos de leucoderma gutata é benigna e não requer tratamento.
  • Em alguns casos, o tratamento pode ser necessário para reduzir os sintomas e melhorar a aparência da pele.

Introdução à leucoderma gutata

A leucoderma gutata é um tipo de doença de pele caracterizada por pequenas manchas brancas na pele. É causada por uma resposta anormal do sistema imunológico do corpo, levando à superprodução de melanina em certas partes da pele. Isso pode causar o aparecimento de manchas brancas, que às vezes podem ser acompanhadas de coceira, queimação e desconforto. A leucoderma gutata é mais comum em crianças e adultos jovens.

A leucodermia gutata idiopática é caracterizada pelo aparecimento de múltiplas máculas acrômicas ou hipocrômicas, de bordas regulares e bem delimitadas, com 2 a 6 mm de diâmetro. As lesões são assintomáticas e ocorrem lentamente ao longo dos anos. Eventualmente podem surgir lesões maiores, de até 2,5 cm. Apresentam superfície lisa, podendo ser escamosas ou hiperceratósicas em alguns casos.

O principal sintoma da leucoderma gutata são pequenas manchas brancas na pele. Essas manchas podem variar em tamanho e forma, e a quantidade de descoloração pode variar de pessoa para pessoa. Em alguns casos, essas manchas podem ser acompanhadas de coceira, ardor e desconforto.

Ocorrem principalmente em áreas fotoexpostas como os membros superiores e inferiores, especialmente na face extensora e regiões distais. Áreas foto protegidas como tronco e face também podem ser acometidas, porém com menor frequência. As lesões não assumem agrupamento ou padrão definido e não modificam de tamanho ou regridem espontaneamente após instaladas.

O tratamento para leucoderma gutata depende da gravidade da condição. Em casos leves, cremes tópicos podem ser usados ​para clarear a pele. Em casos mais graves, medicamentos sistêmicos podem ser prescritos para reduzir a produção de melanina. Em alguns casos, a remoção cirúrgica pode ser necessária para remover as áreas afetadas da pele. É importante consultar um médico para determinar o melhor tratamento.

Fatos sobre leucoderma gutata

leucodermia gutata
leucodermia gutata

A leucoderma gutata é um tipo de doença de pele caracterizada por pequenas manchas brancas na pele. É causada pelo acúmulo de excesso de melanina, o pigmento que dá cor à pele. A condição geralmente é causada por uma reação autoimune, em que o sistema imunológico do corpo atinge e ataca erroneamente as células produtoras de melanina na pele. Embora a causa exata da doença seja desconhecida, acredita-se que alguns fatores aumentem o risco de desenvolver leucoderma gutata, incluindo exposição ao sol, certos medicamentos e certas doenças de pele.

As manifestações clínicas da leucoderma gutata variam dependendo do indivíduo, mas geralmente incluem pequenas manchas brancas que geralmente são redondas ou ovais. Essas manchas geralmente estão distribuídas simetricamente pelo corpo e podem ser acompanhadas de coceira ou sensação de queimação. Em casos graves, as manchas podem ficar mais escuras e espessas e podem ser acompanhadas de vermelhidão, inchaço e dor. Em alguns casos, leucoderma gutata pode levar à formação de manchas maiores de pele descolorida. O tratamento da leucoderma gutata geralmente envolve corticosteroides tópicos e fototerapia.

Sintomas de leucoderma gutata

  • Manchas brancas na pele: Guttate Leucoderma é caracterizada por manchas brancas na pele, geralmente mais perceptíveis nos braços e pernas.
  • Descoloração: a área afetada pode ter uma descoloração cinza, marrom claro ou amarelada.
  • Coceira: a coceira é um sintoma comum da leucoderma gutata e pode ser acompanhada de queimação ou ardência.
  • Dor: algumas pessoas com leucoderma gutata podem sentir dor ou sensibilidade na área afetada.
  • Vermelhidão: algumas pessoas com leucoderma gutata podem apresentar vermelhidão ou inflamação nas manchas.
  • Espessamento da pele: a pele na área afetada pode ficar mais espessa e pode parecer dura ou esburacada.
  • Descamação: A descamação da pele pode estar presente em algumas pessoas com leucoderma gutata.
  • Cicatrizes: Pode ocorrer cicatrização em alguns casos de leucoderma gutata.
SintomaExplicação
Manchas brancas na peleA leucoderma gutata é caracterizada pelo aparecimento de pequenas manchas brancas na pele. Esses pontos geralmente têm cerca de 1-3 mm de diâmetro com bordas redondas ou ovais.
Altamente localizadoAs manchas são altamente localizadas, o que significa que estão limitadas a uma área do corpo e não se espalham para outras áreas.
Bordas hiperpigmentadasAs manchas podem ter bordas hiperpigmentadas, caracterizadas por um aumento na produção de melanina nas bordas das manchas.
Tampamento folicularO entupimento folicular é um sintoma comum da leucoderma gutata e é caracterizado pelo aparecimento de pequenos tampões brancos nos folículos da pele.
Ligeira escalaAs manchas também podem ser ligeiramente escamosas e a pele pode parecer áspera ao toque. Isso se deve ao acúmulo de células mortas da pele na superfície das manchas.

Quais são as causas da leucoderma gutata?

leucodermia gutata foto
  • Infecção: infecções bacterianas ou fúngicas podem causar uma reação autoimune que pode levar à leucoderma gutata. Isso é especialmente verdadeiro se a infecção for crônica ou de longo prazo.
  • Medicamentos: alguns medicamentos, como antibióticos, podem desencadear leucoderma gutata. Outros medicamentos, como antiepilépticos, anti-inflamatórios não esteróides e anticoagulantes, também podem causar descoloração da pele.
  • Distúrbios autoimunes: certos distúrbios autoimunes, como vitiligo e psoríase, podem causar leucoderma gutata.
  • Predisposição genética: algumas pessoas são geneticamente predispostas à leucoderma gutata.
  • Exposição à luz solar: a exposição prolongada à luz solar pode causar leucoderma gutata.
  • Exposição a produtos químicos: a exposição a certos produtos químicos, como corantes ou tintas, pode causar leucoderma gutata.
  • Radiação: a exposição à radiação pode causar leucoderma gutata.
  • Lesão: trauma na pele, como queimadura ou corte, pode causar leucoderma gutata.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, com histopatologia mostrando diminuição do número de melanócitos DOPA-positivos na camada basal da epiderme e diminuição global da pigmentação melânica, melhor evidenciada na comparação com epiderme adjacente não afetada.

Diagnóstico Diferencial de Leucodermia Gutata

  • Vitiligo: uma condição adquirida da pele caracterizada pela perda de pigmentação da pele em manchas. É causada pela destruição dos melanócitos na pele.
  • Pitiríase Alba: causa manchas de hipopigmentação (pele mais clara) no rosto e no corpo. É comumente visto em crianças.
  • Líquen plano: uma condição da pele caracterizada por uma erupção pruriginosa com protuberâncias vermelho-púrpura que podem afetar a pele, as unhas e as membranas mucosas.
  • Tinea Versicolor: Uma infecção fúngica da pele que causa manchas de pele descolorida no corpo. É causada por um tipo de fungo chamado Malassezia.
  • Necrólise Epidérmica Tóxica: Uma condição rara da pele que causa bolhas e descamação generalizadas da pele. É causada por uma reação alérgica a certos medicamentos.
  • Sarcoidose: uma doença inflamatória crônica que afeta os pulmões, a pele e outros órgãos. É caracterizada pela formação de granulomas nos órgãos afetados.
  • Lúpus Eritematoso Sistêmico: Uma doença autoimune crônica que afeta a pele, as articulações e outros órgãos. É caracterizada por inflamação e danos aos órgãos afetados.
  • Pitiríase Rosea: caracterizada por uma erupção cutânea escamosa e vermelha. É causada por um vírus e geralmente desaparece por conta própria sem tratamento.

Tratamento inicial

A leucoderma gutata é uma condição da pele causada por um processo autoimune. O tratamento da leucoderma gutata envolve a supressão do processo autoimune subjacente, bem como o tratamento dos sintomas da doença. O tratamento inicial normalmente envolve corticosteroides tópicos e sistêmicos, tacrolimo tópico e outros imunomoduladores tópicos, fototerapia e/ou agentes imunossupressores sistêmicos.

Os corticosteroides tópicos e sistêmicos são usados ​para controlar a inflamação associada à leucoderma gutata. Esses medicamentos podem ser administrados por via oral ou tópica, dependendo da gravidade da condição. Os corticosteroides orais podem ser usados ​para casos mais graves, enquanto os corticosteroides tópicos podem ser usados ​para casos mais leves. Tacrolimus tópico e outros imunomoduladores tópicos também são usados ​para suprimir o processo autoimune e reduzir a inflamação associada à leucoderma gutata. Esses medicamentos podem ser usados ​em combinação com corticosteroides tópicos para casos mais graves.

A fototerapia, ou terapia com luz ultravioleta, também é usada para tratar a leucoderma gutata. Esta terapia envolve a exposição das áreas afetadas da pele a comprimentos de onda específicos da luz ultravioleta, a fim de reduzir a inflamação e suprimir o processo autoimune. É frequentemente usado em combinação com corticosteroides tópicos ou sistêmicos e imunomoduladores. Agentes imunossupressores sistêmicos também são usados ​para suprimir o processo autoimune subjacente responsável pela leucoderma gutata. Esses medicamentos podem ser usados ​em casos graves em que outros tratamentos falharam.

Medicamentos para tratamento de leucoderma gutata

  • Cremes com esteroides: os cremes com esteroides são o tratamento mais comum para leucoderma gutata. Eles trabalham reduzindo a inflamação e podem ajudar a clarear as áreas afetadas da pele. O mecanismo de ação é suprimindo a atividade do sistema imunológico e reduzindo a produção de compostos inflamatórios.
  • Drogas imunossupressoras: Drogas imunossupressoras podem ser usadas para reduzir a resposta imune do corpo e podem ajudar a reduzir os sintomas da leucoderma gutata. Exemplos incluem azatioprina, metotrexato e ciclosporina.
  • Antibióticos: os antibióticos podem ser usados ​para tratar qualquer infecção bacteriana subjacente que possa estar contribuindo para a condição. Exemplos incluem penicilina, tetraciclina e clindamicina.
  • Drogas antifúngicas: Drogas antifúngicas podem ser usadas para tratar qualquer infecção fúngica subjacente que possa estar contribuindo para a condição. Exemplos incluem clotrimazol, cetoconazol e terbinafina.
  • Fototerapia: a fototerapia é um tipo de terapia de luz que usa luz ultravioleta para ajudar a reduzir a aparência das áreas afetadas da pele. Pensa-se que funciona suprimindo a atividade de certas células da pele que estão envolvidas na produção de melanina.

Prevenção de leucoderma gutata

Leucoderma gutata é uma condição rara da pele que geralmente é causada por uma reação a certos medicamentos, infecções ou certas doenças. Como tal, não há nenhuma maneira garantida de impedir que isso ocorra. No entanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir o risco de desenvolver leucoderma gutata.

A medida preventiva mais importante é evitar quaisquer gatilhos conhecidos que possam desencadear a condição. Isso inclui evitar quaisquer medicamentos que possam estar ligados à leucoderma gutata, bem como evitar o contato direto com qualquer irritante conhecido. Além disso, é importante praticar uma boa higiene e manter a pele limpa e hidratada. As pessoas também devem evitar mudanças extremas de temperatura e exposição excessiva ao sol, pois podem aumentar o risco de desenvolver a doença.

Prognóstico de leucoderma gutata

A leucoderma gutata é uma condição rara da pele com bom prognóstico, o que significa que geralmente se resolve sozinha, sem efeitos a longo prazo. Geralmente, as manchas de pele branca causadas por leucoderma gutata cicatrizam em algumas semanas ou meses. A condição não é contagiosa e não requer nenhum tratamento. Muitas pessoas que sofrem de leucoderma gutata não terão mais problemas com a pele.

Em alguns casos, no entanto, a condição pode recorrer ou persistir. Isso pode acontecer se a causa da leucoderma gutata inicial não for abordada ou resolvida. Por exemplo, se a condição foi causada por uma condição de pele subjacente ou uma reação alérgica, a condição subjacente deve ser tratada para evitar que as manchas brancas voltem. Além disso, pessoas com leucoderma gutata podem precisar tomar precauções extras para proteger a pele do sol e de outros fatores ambientais.

Perguntas frequentes sobre leucoderma gutata

O que é leucoderma gutata?

A leucoderma gutata é uma doença de pele caracterizada por pequenas manchas esbranquiçadas na pele, geralmente nos braços e nas pernas. As manchas são causadas pela diminuição da melanina, o pigmento que dá cor à pele. Este distúrbio não é contagioso e não está relacionado a nenhuma outra doença de pele.

Quais são os sintomas da leucoderma gutata?

O principal sintoma da leucoderma gutata é o aparecimento de pequenas manchas brancas na pele. Essas manchas podem ser ligeiramente elevadas e podem ser mais claras ou mais escuras do que a pele ao redor. Eles são normalmente encontrados nos braços e pernas, mas também podem ser encontrados em outras áreas do corpo.

O que causa leucoderma gutata?

A causa exata da leucoderma gutata é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a uma condição médica subjacente. Em alguns casos, a condição pode ser desencadeada por uma infecção, como um vírus, ou por uma reação alérgica.

Como é diagnosticada a leucoderma gutata?

A leucoderma gutata é tipicamente diagnosticada através de um exame físico e uma revisão do histórico médico do paciente. O médico também pode solicitar uma biópsia de pele para descartar outras condições de pele.

Leucodermia gutata é contagiosa?

Não, a leucoderma gutata não é contagiosa. Não é transmitida pelo contato com uma pessoa infectada ou por contato com objetos que estiveram em contato com uma pessoa infectada.

Existe cura para leucoderma gutata?

Atualmente, não há cura para leucoderma gutata. No entanto, alguns tratamentos podem ajudar a reduzir o aparecimento das manchas. Esses tratamentos incluem cremes tópicos, fototerapia e injeções de esteroides.

Como prevenir a leucoderma gutata?

Como a causa da leucoderma gutata não é conhecida, não é possível evitar que a condição ocorra. No entanto, é importante evitar a exposição a fatores ambientais que possam desencadear uma reação alérgica ou infecção.

Qual ​é o prognóstico para leucoderma gutata?

O prognóstico para leucoderma gutata é geralmente bom. A maioria das pessoas com a condição não apresenta efeitos a longo prazo e as manchas geralmente desaparecem com o tempo.

Quais são as possíveis complicações da leucoderma gutata?

Em alguns casos, leucoderma gutata pode levar a cicatrizes ou descoloração da pele. Também pode fazer com que a pele fique mais sensível à luz solar e tornar a pessoa mais suscetível a queimaduras solares.

Existem mudanças no estilo de vida que podem ajudar a controlar a leucoderma gutata?

Sim, mudanças no estilo de vida podem ajudar a controlar a leucoderma gutata. É importante proteger a pele do sol usando protetor solar e evitando a exposição prolongada à luz solar direta. Também é importante manter a pele limpa e bem hidratada.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail