Infecção no dente – Sintomas, fatores de risco e como prevenir!

INFECÇÃO NO DENTE SINTOMAS

A infecção dentária, também chamada de abscesso dentário, é uma condição frequente na área da odontologia e que pode ser bastante dolorosa. Ela acontece quando bactérias conseguem adentrar os tecidos do dente ou da gengiva, desencadeando a formação de pus e uma reação inflamatória.

As bactérias penetram na polpa do dente e se espalham para os tecidos ao redor. Isso pode ocorrer devido a fatores como cáries dentárias, traumas ou procedimentos dentários.

As infecções que afetam os tecidos ao redor do dente, conhecidos como tecidos periodontais, inicialmente afetam as gengivas, levando à condição chamada gengivite.

Com o tempo, se não tratada adequadamente, essa condição pode progredir para periodontite. O principal responsável pelo desenvolvimento de cáries dentárias é o Streptococcus mutans.

INFECCAO NO DENTE SINTOMAS 1

A infecção dentária geralmente surge de cáries não tratadas. Quando uma cárie avança além do esmalte do dente para a dentina e polpa, onde estão os nervos e vasos sanguíneos, as bactérias podem causar a infecção. A higiene bucal inadequada, como falta de escovação e uso de fio dental, pode levar ao acúmulo de placa bacteriana, aumentando o risco de infecções.

A quebra da camada protetora dos dentes permite que as bactérias da região da boca entrem na cavidade interna do dente, chamada de cavidade pulpar, resultando em uma infecção localizada. Conforme essa infecção se desenvolve no espaço limitado dentro do dente, provoca compressão nas paredes internas da dentina, resultando em dor intensa.

A infecção então pode se propagar pelo canal radicular, seguindo para baixo na mandíbula ou para cima na maxila, dependendo da posição do dente afetado. Além disso, a erupção parcial de um dente, frequentemente um dente do siso, também pode predispor a um abscesso dentário.

Nesse caso, bactérias ficam retidas entre a coroa do dente e os tecidos moles, levando a um processo inflamatório.

Fatores de risco

INFECCAO NO DENTE SINTOMAS 2

Veja a seguir os principais fatores que podem aumentar o risco de uma infecção dentária:

Maus hábitos e cuidados dentários: Não manter uma higiene bucal adequada, como escovar os dentes menos de duas vezes por dia e não usar fio dental, pode aumentar a probabilidade de problemas dentários, que podem incluir cáries, doenças gengivais, abscessos dentários e outras complicações na área bucal e dentária.

Uma dieta rica em açúcar: O consumo regular de alimentos e bebidas açucaradas, como doces e refrigerantes, pode aumentar o risco de desenvolver cáries dentárias e levar a um abscesso dentário.

Boca seca:  Ter a boca seca pode elevar as chances de desenvolver cáries dentárias. A condição de boca seca normalmente resulta de efeitos colaterais de medicamentos específicos ou problemas relacionados ao envelhecimento.

Sintomas

Os sintomas da infecção dentária podem variar em intensidade, mas os mais comuns incluem:

  • Dor intensa e persistente no dente afetado, com possibilidade de se espalhar para a mandíbula, face ou ouvido.
  • Sensibilidade ao calor e frio no dente infectado.
  • Inchaço na gengiva ou no rosto próximo ao dente afetado.
  • Gosto amargo ou salgado na boca, indicando a presença de pus.
  • Mau hálito persistente.

Sintomas mais graves, como febre, inchaço no rosto, dificuldade para abrir a boca (trismo), dificuldade para engolir ou alterações na voz, podem indicar uma infecção dentária mais grave, que se espalhou para os espaços profundos do pescoço.

Nesses casos, os pacientes podem apresentar dificuldades respiratórias ou instabilidade hemodinâmica, possivelmente evoluindo para sepse.

Tratamento

O tratamento da infecção dentária varia conforme a gravidade do quadro. O cuidado da cárie dentária depende da sua extensão, podendo envolver desde a aplicação de material restaurador, tratamento endodôntico, até a extração do dente.

Em situações menos graves, o dentista pode optar por uma restauração dentária, como uma obturação, para remover a cárie e impedir a disseminação da infecção.

Nos casos mais severos, quando a infecção atinge a polpa do dente, um tratamento de canal se faz necessário. Esse procedimento envolve a limpeza, desinfecção e vedação do interior do dente, a fim de prevenir novas infecções.

O uso de antibióticos para tratar infecções dentárias é indicado quando há sintomas sistêmicos, infecções que afetam espaços fasciais ou quando a infecção atinge o osso cortical e tecidos moles ao redor. A amoxicilina é frequentemente o medicamento receitado nessas situações.

Não tratar um abscesso dentário pode resultar em complicações graves e até mesmo fatais.

Complicações

Um abscesso dentário não desaparece por conta própria! Requer tratamento. Embora o alívio temporário da dor possa ocorrer se o abscesso estourar, isso não significa que o problema foi resolvido. O tratamento odontológico ainda é necessário.

Se o abscesso não for drenado, a infecção pode se espalhar para áreas como a mandíbula, cabeça e pescoço.

INFECCAO NO DENTE SINTOMAS 3

Se o dente estiver próximo ao seio maxilar – as cavidades sob os olhos e atrás das bochechas – existe a possibilidade de uma conexão entre o abscesso dentário e o seio maxilar, levando a uma infecção sinusal. Em casos graves, pode ocorrer sepse, uma infecção grave que afeta todo o organismo.

Pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos têm um risco ainda maior de disseminação da infecção caso deixem um abscesso dentário sem tratamento.

Prevenção

A prevenção é muito importante para evitar infecções dentárias. Algumas medidas incluem:

  • Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia utilizando uma pasta de dente contendo flúor.
  • Usar fio dental diariamente para eliminar a placa bacteriana entre os dentes e abaixo da linha da gengiva.
  • Substituir a escova de dentes a cada 3 a 4 meses, ou sempre que as cerdas estiverem desgastadas.
  • Visitar regularmente o dentista para exames de rotina e procedimentos de limpeza profissional.
  • Adotar uma alimentação equilibrada, reduzindo o consumo de alimentos ricos em açúcar e com acidez elevada.
  • Considerar o uso de um enxaguante bucal com flúor ou antisséptico, para adicionar uma camada extra de proteção contra a cárie dentária.

A melhor maneira de evitar infecções dentárias é através de uma rotina rigorosa de higiene bucal e consultas frequentes ao dentista. Caso você estiver desconfiando de uma infecção, é importante buscar tratamento imediato para evitar possíveis complicações.

Com atenção e cuidados apropriados, você conseguirá manter tanto a sua saúde bucal quanto a saúde geral em boas condições.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail