Fisioterapia pulmonar (Fisioterapia Respiratória)

pediatria fisioterapia pulmonar

Fisioterapia pulmonar ou respiratória. O que é, como funciona, quando é necessária e quais as maiores indicações em relação ao seu desenvolvimento em pacientes.

A fisioterapia é a área dentro das especialidades da saúde que trabalha amplamente com a prevenção e as diferentes possibilidades para se tratar possíveis dificuldades funcionais do corpo, que podem decorrer desde traumas e lesões a condições genéticas e doenças.

Com a fisioterapia pulmonar não é diferente.

A fisioterapia pulmonar, ou fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas aplicadas por profissionais fisioterapeutas com o intuito de prevenir possíveis complicações, ou auxiliar dificuldades funcionais presentes no processo respiratório dos pacientes[1]Troosters T, Casaburi R, Gosselink R, Decramer M. Pulmonary rehabilitation in chronic obstructive pulmonary disease. American journal of respiratory and critical care medicine. 2005 Jul … Continue reading.

Fisioterapia pulmonar
Melhora a capacidade respiratória
Previne e trata complicações pulmonares
Aumenta a força muscular
Melhora a qualidade de vida
Aumenta a mobilidade
Diminui a fadiga
Melhora a função cardíaca
Reduz o risco de infecções
Combate a ansiedade e depressão
Aumenta a capacidade de realização de atividades diárias


Fisioterapia

Entende-se como fisioterapia a especialidade da área da saúde que utiliza de recursos como massagens, exercícios e agentes físicos como o calor, a eletricidade, a água e entre outros para o tratamento de doenças e condições de saúde.

A fisioterapia possui diferentes abordagens e diversas especialidades, como a fisioterapia cardiovascular, muito utilizada no caso de pacientes portadores de cardiopatias, a fisioterapia dermatofuncional, responsável pela prevenção, promoção ou até mesmo recuperação do sistema tegumentar, a fisioterapia da saúde da mulher, que atua ao longo do ciclo vital feminino, ou seja, desde a infância, até a gravidez, o trabalho de parto, o período pós-parto, durante o puerpério, o climatério e até mesmo na terceira idade[2]Puhan MA, Gimeno‐Santos E, Cates CJ, Troosters T. Pulmonary rehabilitation following exacerbations of chronic obstructive pulmonary disease. Cochrane database of systematic reviews. 2016(12)..

A fisioterapia esportiva, que auxilia na prevenção de lesões, na reabilitação funcional e desenvolvimento de atletas, a fisioterapia oncológica e entre muitas outras.

Uma destas possíveis especialidades dentro da fisioterapia é exatamente a fisioterapia respiratória ou pulmonar, responsável, como o próprio nome já adianta, por auxiliar no processo de trocas gasosas e respiração pulmonar a partir de métodos, exercícios e aparelhos normalmente não invasivos.


Fisioterapia pulmonar

fisioterapia reabilitacao cardiaca e pulmonar

Uma importante especialização dentro da fisioterapia é a aplicação de exercícios e técnicas voltadas para o sistema respiratório, podendo ser utilizada para a prevenção de complicações pulmonares e em diferentes casos de doenças e condições de saúde que afetam o processo respiratório, como é o caso da bronquite, da asma, da tuberculose e da insuficiência respiratória, por exemplo[3]American Association of Cardiovascular & Pulmonary Rehabilitation. Guidelines for pulmonary rehabilitation programs. Human Kinetics; 2011..

CondiçãoDetalhes técnicosImportância da fisioterapia
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)Um grupo de doenças pulmonares progressivas, incluindo enfisema e bronquite crônica, caracterizadas por obstrução do fluxo de ar e dificuldade respiratória.A fisioterapia pode ajudar a melhorar a tolerância ao exercício, fortalecer os músculos respiratórios e reduzir a falta de ar, levando a uma melhor qualidade de vida.
AsmaDoença respiratória crônica caracterizada por inflamação das vias aéreas, hiperresponsividade brônquica e obstrução reversível do fluxo de ar.A fisioterapia pode ajudar a controlar os sintomas ensinando técnicas de respiração, promovendo exercícios aeróbicos e fornecendo educação sobre estratégias de autogerenciamento.
Fibrose PulmonarUma doença pulmonar caracterizada pela formação de tecido cicatricial nos pulmões, levando à rigidez e redução da função pulmonar.A fisioterapia pode ajudar a manter e melhorar a função pulmonar, aumentar a capacidade de exercício e melhorar a qualidade de vida geral do paciente por meio da reabilitação pulmonar.
Fibrose CísticaUm distúrbio genético que afeta os pulmões e outros órgãos, caracterizado por muco espesso e pegajoso que obstrui as vias aéreas e leva a infecções pulmonares persistentes.A fisioterapia, particularmente as técnicas de desobstrução das vias aéreas, pode ajudar a remover o muco das vias aéreas, melhorar a função pulmonar e reduzir o risco de infecções.
Reabilitação pulmonar (pós-hospitalização ou cirurgia)Reabilitação após hospitalização ou cirurgia devido a uma condição pulmonar, como pneumonia, câncer de pulmão ou transplante de pulmão.A fisioterapia desempenha um papel crucial no processo de recuperação, ajudando a melhorar a função pulmonar, aumentar a tolerância ao exercício e promover a saúde e o bem-estar geral.

A fisioterapia especializada nos pulmões recorre a exercícios que dão suporte para que o paciente consiga realizar efetivamente as trocas gasosas a partir da respiração, havendo movimentos que auxiliam na desobstrução das vias aéreas, na liberação de secreções, no fortalecimento da musculatura da região e no pleno funcionamento do órgão em geral.

Pode haver também a necessidade do uso de aparelhos e intervenções mais específicas e intensas, como os próprios respiradores mecânicos, os processos de intubação e suportes de oxigênio.

Nestes casos, é de extrema importância a presença de um fisioterapeuta, que será responsável pela instrução e averiguação em relação ao momento em que a utilização destes recursos se faz necessário, quais aparelhos são mais indicados para cada caso, os níveis de oxigênio que devem ser administrados e as melhores formas e tratamentos para se adequar o funcionamento pulmonar da maneira mais eficiente possível para cada paciente.


Quem precisa de fisioterapia pulmonar?

fisioterapia pulmonar

A fisioterapia respiratória atua na melhora da respiração e do fornecimento de oxigênio para todo o corpo, de forma que os principais pacientes a se beneficiarem dela são aqueles que apresentem complicações no processo respiratório, ou então que irão realizar procedimentos e cirurgias que podem vir a comprometer os pulmões, usando as técnicas e exercícios de forma a prevenir tais efeitos colaterais.

Em muitos casos, a fisioterapia pulmonar é prescrita pelos próprios médicos responsáveis pelo paciente, antes, durante ou após cirurgias e intervenções médicas, ou após o tratamento de lesões ou traumas que tenham levado a alguma redução da capacidade respiratória por parte dos pulmões.

CenárioFinalidade da Fisioterapia Respiratória
Pacientes com complicações respiratóriasMelhora da respiração e do suprimento de oxigênio para todo o corpo.
Pré e pós-procedimento ou cirurgiaPrevenção de possíveis efeitos colaterais que podem comprometer a função pulmonar.
Após o tratamento de lesões ou traumas que afetam a função pulmonarRestauração da capacidade respiratória e função pulmonar.
Diagnóstico de doenças genéticas que afetam as trocas gasosas ou a função do sistema respiratórioGerenciamento e suporte da função respiratória e plano geral de tratamento.

Também pode ser prescrita após o diagnóstico de alguma doença de origem genética que possa causar alguma redução da capacidade de trocas gasosas ou do pleno funcionamento do sistema respiratório em geral, se fazendo assim necessária a presença de um profissional da fisioterapia pulmonar para dar continuidade ao tratamento.


Fisioterapia pulmonar no contexto da COVID-19

A fisioterapia pulmonar ganhou um certo destaque dentro da própria área hospitalar e nas plataformas de mídia após o início da pandemia da COVID-19, isso porque ela é muito utilizada em pacientes em recuperação ou que apresentam sequelas após contraírem o vírus da SARS-CoV-2.

Uma vez que o principal órgão acometido pela doença são os pulmões, muitos pacientes acabam apresentando sintomas e sequelas respiratórias. Tratadas com profissionais fisioterapeutas especializados na fisioterapia pulmonar.

Em pacientes internados com a covid-19, a fisioterapia pulmonar é muito utilizada a partir de respiradores mecânicos e processos de intubação, principalmente quando o organismo do paciente não consegue mais realizar as trocas gasosas por conta própria.

Ou então como uma forma de manter os pulmões funcionais e diminuir os esforços que o corpo do paciente necessitaria fazer para conseguir respirar plenamente, fazendo com que o órgão “descanse”, facilitando assim seu processo de recuperação.

ContextoObjetivo da Fisioterapia Pulmonar
Pacientes internados com COVID-19Auxílio em processos de ventilação mecânica e intubação, mantendo a funcionalidade pulmonar e reduzindo o esforço respiratório.
Pacientes em recuperação pós-COVID-19Regressão de possíveis sequelas, retorno do funcionamento pleno e saudável dos pulmões e auxílio na escolha e execução das terapias e exercícios.

Após a alta do paciente, quando ele já não está mais infectado com o vírus, a fisioterapia pulmonar é muitas vezes prescrita por médicos para auxiliar na regressão de possíveis sequelas e no retorno do funcionamento pleno e saudável dos pulmões.

Nestes casos, se faz necessária a presença de um profissional fisioterapeuta especializado na área respiratória, para analisar o caso e auxiliar na escolha e execução das terapias e exercícios de maneira correta e eficiente.


Como se especializar na área?

fisioterapia pulmonar reabilitacao

Para pessoas interessadas em se aprofundar nos estudos e atuar na área como fisioterapeuta pulmonar, é necessário primeiro que se realize o curso de fisioterapia, normalmente oferecido pelas universidades em uma grade de 5 anos de estudos e estágios supervisionados[4]British Thoracic Society Standards of Care Subcommittee on Pulmonary Rehabilitation. Pulmonary rehabilitation. Thorax. 2001 Nov 1;56(11):827-34..

Durante os anos de estudo, é recomendado se unir a projetos de extensão, laboratórios, estágios e entre outros programas na área que se quer atuar, no caso, na área respiratória.

Após a conclusão do curso de graduação, existem diversas especializações que podem ser realizadas na área de fisioterapia pulmonar, como mestrados (pós graduação strictu sensu), pós graduação lato sensu, e até mesmo continuar os estudos após o mestrado e ingressar em cursos de doutorado e pós doutorado na área.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Troosters T, Casaburi R, Gosselink R, Decramer M. Pulmonary rehabilitation in chronic obstructive pulmonary disease. American journal of respiratory and critical care medicine. 2005 Jul 1;172(1):19-38.
2 Puhan MA, Gimeno‐Santos E, Cates CJ, Troosters T. Pulmonary rehabilitation following exacerbations of chronic obstructive pulmonary disease. Cochrane database of systematic reviews. 2016(12).
3 American Association of Cardiovascular & Pulmonary Rehabilitation. Guidelines for pulmonary rehabilitation programs. Human Kinetics; 2011.
4 British Thoracic Society Standards of Care Subcommittee on Pulmonary Rehabilitation. Pulmonary rehabilitation. Thorax. 2001 Nov 1;56(11):827-34.

Diene Oliveira Cruz

CREFITO: 197124-F | Fisioterapeuta, com Especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Diene Oliveira Cruz

Diene Oliveira Cruz

CREFITO: 197124-F | Fisioterapeuta, com Especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail