Um estudo com fumante norte-americanos revela que aqueles que receberam maços com avisos de advertência tenderam a escondê-los com uma frequência 38% maior. No entanto, os fumantes pararam de esconder seus cigarros quando voltaram aos maços normais sem os rótulos gráficos.
A pesquisa foi realizado por um grupo multi-institucional de especialistas em saúde pública liderados pela Universidade da Califórnia em San Diego.
“Em um ensaio clínico randomizado, demonstramos que os fumantes nos EUA que receberam cigarros em maços com advertências gráficas estavam menos dispostos a exibir os maços em público. Foi levantada a hipótese de que esse comportamento poderia reduzir a percepção dos adolescentes de que é socialmente aceitável fumar, talvez explicando por que os pacotes obrigatórios de advertência gráfica estão associados a reduções no tabagismo entre adolescentes”, explica John P. Pierce, um dos autores do estudo e professor da Hebert Wertheim School of Public Health and Human Longevity Science da University of California San Diego.
Em um artigo publicado na edição on-line de 2 de junho de 2022 do JAMA Network Open , Pierce e colegas do UC San Diego Moores Cancer Center, da California State University San Marcos e do San Diego County Public Health Services fabricaram maços de cigarros especiais que incorporaram imagens gráficas de um pé doente, recém-nascido com tubo respiratório ou câncer de garganta em maços de cigarro na Austrália (sob licença do governo australiano).
Os participantes do estudo incluíram 357 fumantes que moravam em San Diego que concordaram em comprar sua marca preferida de cigarros em um site do estudo. Os participantes foram então sorteados para receber seus cigarros em um dos três designs de maço: um maço com uma etiqueta de advertência gráfica, um maço em branco ou um maço padrão disponível comercialmente nos EUA. Aproximadamente 19.000 pacotes foram entregues aos participantes.
Etiquetas gráficas de advertência são usadas em maços de cigarros em mais de 120 países. Apesar de ter sido regulamentada pelo Congresso dos Estados Unidos em 2009, a implementação de rótulos de advertência gráfica foi suspensa por enfrentamentos legais da indústria do tabaco.
Antes do estudo, descobrimos que muitos fumantes nos EUA eram discretos e relataram esconder seus maços habituais em locais públicos. Os maços com etiquetas de advertência gráficas tiveram seu principal efeito naqueles que eram menos propensos a esconder seus maços antes do estudo”, explica David R. Strong, autor do estudo e professor da Escola de Saúde Pública Herbert Wertheim.
Ao longo de um ano não foi encontrada nenhuma evidência de que os maços de advertência gráficos mudaram o hábito dos fumantes. Os indivíduos continuaram a fumar com a mesma frequência que antes e depois do estudo.
Durante o estudo, os participantes foram questionados, por meio de mensagens de texto interativas, se nas quatro horas anteriores eles colocaram suas mochilas onde outros não as veriam. Mudanças no consumo e tabagismo foram avaliadas no final da intervenção de três meses e no final do estudo de 12 meses.
Os participantes que receberam cigarros em um maço padrão dos EUA, ou em um maço em branco sem marketing, não mudaram o comportamento de esconder o maço. Fumantes randomizados para o braço da etiqueta de advertência gráfica relataram que aumentaram a ocultação da embalagem nas primeiras quatro semanas da intervenção e continuaram no novo nível até o final da intervenção. Depois que eles pararam de receber os pacotes rotulados com avisos gráficos, eles rapidamente voltaram aos níveis de ocultação de pacotes básicos.
Quando as reações sociais foram questionadas no final do estudo, o grupo com embalagens de advertência gráfica relatou que os observadores tiveram reações aversivas aos maços de cigarros, enquanto aqueles no grupo do maço em branco relataram que os observadores expressaram um interesse positivo no estudo, disseram os autores.
Confira o estudo: 10.1001/jamannetworkopen.2022.14242