A terapia ocupacional é uma profissão recente da área da saúde. Este profissional permite a adaptação à vida em sociedade de pessoas com dificuldades.
O que é a terapia ocupacional?
Esta profissão trabalha com o nível superior da saúde. Com trabalho em atividades humanas ela planeja e organiza o cotidiano.
O tratamento consiste em atividades, feitas de forma direta ou indireta, além de forma física e mental, ativa ou passiva, preventiva e por fim, corretiva ou adaptativa.
Através dele é possível apresentar atividades de prevenção e reabilitação. Com isto é possível garantir a autonomia e a independência das pessoas.
Este terapeuta utiliza vários recursos para restaurar a capacidade dos seus pacientes. Desta forma, ele auxilia no processo de realização de atividades cotidianas.
O que o terapeuta ocupacional faz?
Este profissional da saúde tem como função principal, melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Por meio das suas atividades ele planeja formas de prevenção e reabilitação.
Desta maneira é possível desenvolver a autonomia e a independência devido à disfunção ou sequela.
Como funciona a terapia ocupacional?
Para conquistar os objetivos o terapeuta ocupacional, permite adaptação de utensílios e de mobiliário, mudanças no ambiente.
Com atividade diárias é possível orientar cuidadores familiares.
Áreas de atuação
- Hospitais;
- Clínicas;
- Casas de repouso / asilos;
- Hospitais psiquiátricos;
- Escolas;
- Rede básica de saúde;
- Entidades e ONGs de saúde;
Educação
Desenvolvimento de crianças com problemas psicomotores ou de aprendizagem. Garantir a inclusão de crianças com deficiência nas escolas de ensino regular.
Gerontologia
Reabilitação e reintegração social de idosos.
Psiquiatria e saúde mental
Cuidado de portadores de distúrbios psíquicos, para promover a inclusão social e ocupacional.
Reabilitação funcional e profissional
Ajudar as vítimas de acidentes ou de problemas de trabalho. Além disso, garantir assistência a portadores de deficiência física. Organizando ações de prevenção das doenças ocupacionais.
Reintegração social
Fazer a reintegração à sociedade de viciados em drogas, menores infratores ou carentes.
Docência e pesquisa
Ministrar aulas e participar de projetos de pesquisa.
Índices de terapeuta ocupacional no país
Conforme dados do Coffito, há cerca de 8.500 terapeutas ocupacionais registrados no conselho federal. No geral estes profissionais estão presentes nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Mercado de Trabalho
Em todo Brasil existe a carência deste tipo de profissional. Por isto ele pode atuar em unidades básicas de saúde (UBS) e no programa de saúde da família.
Já no ambiente corporativo pode atuar na prevenção de doenças ocupacionais, através de programas de ginástica laboral e campanhas para melhor postura.
Principais características do profissional
- Este profissional tem capacidade de lidar com o ser humano.
- Possui aptidão para cuidado com pessoas de deficiência.
- Sabe identificar as dificuldades dos pacientes no dia a dia.
Curso
No início o curso tem disciplinas básicas como anatomia, fisiologia, histologia, embriologia, antropologia, genética, estatística, desenvolvimento humano, necessidades educacionais `, entre outras.
Na parte de disciplinas específicas incluem aulas de recursos terapêuticos, terapia ocupacional, interação, terapia ocupacional na saúde do trabalhador, na saúde mental, na geriatria e gerontologia, na educação especial e em clínicas gerais e hospitais.
O estágio em terapia ocupacional é obrigatório em comunidades, hospitais, centros de saúde, asilos ou centros de reabilitação.