As reações alérgicas variam de quase imperceptíveis a extremamente graves, (em casos raríssimos, até a morte). Para resumir, seu corpo desenvolveu uma hipersensibilidade à estrutura molecular de um determinado alimento, identificando-o inadequadamente como um invasor estrangeiro, que requer uma resposta defensiva para protegê-lo do ataque.
Essa resposta imune desencadeia várias reações químicas no corpo, muitas vezes causando inflamação que pode se manifestar de diferentes maneiras em diferentes pessoas.
Sintomas de reação alérgica
Os sintomas de uma reação alérgica aos alimentos nem sempre são os mesmos. Eles podem variar em gravidade e podem envolver diferentes partes do corpo, incluindo:
- Boca: coceira e inchaço dos lábios, língua ou boca
- Garganta: coceira, aperto, inchaço, rouquidão, tosse seca
- Pele: urticária, erupção cutânea com comichão, vermelhidão, inchaço
- Estômago: náuseas, cólicas, vômitos, diarréia
- Pulmões: falta de ar, sibilos, tosse repetida
- Coração: pulso fraco, perda de consciência, dor no peito
Condições comuns que são frequentemente exacerbadas por alergias alimentares incluem artrite, esclerose múltipla, enxaquecas e ansiedade.
Os tipos muito graves de reação podem induzir vômitos, erupções cutâneas graves, problemas digestivos graves e choque anafilático, e as pessoas propensas a isso precisarão exercer grande vigilância para evitar os alimentos que os provocam.
Quão rápido pode ocorrer uma reação a um alimento?
A maioria das reações alérgicas ocorre em poucos minutos, mas algumas podem ocorrer algumas horas após a exposição.
Teste de Sensibilidade
Você pode fazer o teste de sensibilidade alimentar, embora o importante a lembrar é que não é a comida que é o problema, mas como seu corpo reage a ela.
Portanto, considerar maneiras de reduzir sua resposta inflamatória – como obter gorduras essenciais ômega-3 suficientes comendo peixes oleosos, sementes e óleos – é um bom lugar para começar a abordar a causa da alergia, não apenas os sintomas.
O que causa reações alérgicas?
Muitas substâncias comuns podem desencadear uma reação alérgica.
Entre os gatilhos mais comuns estão plantas, pólens, mofo, poeira doméstica, ácaros, pêlos de animais, produtos químicos, alimentos, medicamentos, penas e picadas de insetos. Esses gatilhos são chamados de “alérgenos”. É a resposta do corpo a esses alérgenos que causam os sintomas de alergia.