Protetor Solar Vencido Faz Mal? 

Sabemos que com a exposição ao sol é importante que se faça o uso de protetor solar, para evitar possíveis doenças na pele, como o aparecimento de manchas ou até mesmo câncer de pele.

No entanto, com certeza muitas pessoas já se depararam com um protetor solar vencido dentro do seu guarda roupa e é aí que surge a dúvida: protetor solar vencido faz mal? 

Então, neste artigo, vamos explorar mais sobre esse tema, falando se protetor solar vencido mais mal ou não e ainda mais tópicos sobre esse assunto tão importante.

Qual a importância do protetor solar?

Protetor Solar Vencido Faz Mal 3

Você já deve ter escutado do seu médico que o protetor solar tem um papel importantíssimo na proteção da pele contra os efeitos nocivos dos raios solares, certo?!

Além disso, sabemos que a exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV), os raios que são liberados pelo Sol, pode causar danos como queimaduras, envelhecimento precoce, surgimento de manchas e aumento do risco de câncer de pele. 

Sendo assim, o uso regular de protetor solar é fundamental para manter a pele saudável e também deixar sua saúde em dia.

Afinal, protetor solar vencido faz mal para a saúde?

Protetor Solar Vencido Faz Mal 1

O protetor solar é feito com ingredientes que atuam como filtros solares, absorvendo ou refletindo os raios UV. Existem dois tipos principais de filtros solares: 

  • Físicos: filtros que refletem a radiação; e 
  • Químicos: filtros que absorvem a radiação. 

Tanto um quanto o outro são importantes e eficientes na diminuição da quantidade de raios UV que entram na pele ao estar exposto ao sol.

Sim! Usar um protetor solar fora da data de validade pode prejudicar significativamente a sua função, fazendo com que o uso dele seja menos eficaz quando comparado a um protetor dentro da validade.

O que acontece com o protetor, é que após o seu vencimento, os ingredientes presentes nele podem se danificam e passam a não ter mais a eficiência esperada, comprometendo a sua capacidade de filtrar a radiação solar e deixando a pele desprotegida.

Quais são os prejuízos de usar um protetor solar vencido?

Protetor Solar Vencido Faz Mal 2 1

1 – Ele não terá o mesmo desempenho que um produto dentro do prazo de validade

Um dos principais problemas de usar um protetor solar vencido é que ele não vai ter o mesmo desempenho dentro da sua função, que é bloquear os raios ultravioleta e isso vai gerar uma maior exposição da sua pele aos raios UVA e UVB e aumentando o risco de queimaduras solares, danos celulares e envelhecimento precoce da pele.

2 – Pode desencadear reações alérgicas

Além disso, é importante lembrar que a utilização de produtos fora do prazo de validade pode levar a reações alérgicas, irritações cutâneas ou até infecções.

3 – Pode contribuir com contaminações microbiológicas

Outro aspecto é que os protetores solares contêm conservantes para evitar a propagação de bactérias e fungos, portanto, com o protetor solar vencido, esses conservantes também podem perder sua validade e tornam-se ineficientes além de tornar o produto mais propenso à contaminação microbiológica. 

Usei um protetor solar vencido, e agora?

Caso você tenha utilizado um protetor solar e só depois percebeu que estava vencido, fique calmo, e siga as instruções a seguir:

  1. Lave a pele: Primeiramente, remova todo o protetor solar vencido da sua pele lavando bem com água e sabão para eliminar todos os resíduos do produto.
  2. Observe sua pele: Nos dias seguintes, fique atento a qualquer sinal de irritação, vermelhidão, erupções cutâneas ou queimaduras na sua pele. Caso perceba algum desses sintomas, consulte um médico ou dermatologista.
  3. Proteja-se do sol: Caso tenha usado um protetor solar vencido, evite a exposição direta ao sol, especialmente durante os horários de pico de radiação solar, geralmente entre as 10h e as 16h. Além disso, use roupas de proteção, como chapéus de abas largas e roupas de manga comprida, para ajudar a proteger a pele.
  4. Use um protetor solar novo: Por fim, compre um novo protetor solar de qualidade e certifique-se de verificar a data de validade antes de usá-lo. Procure um protetor solar de amplo espectro, com FPS adequado para o seu tipo de pele, que ofereça proteção contra os raios UVA e UVB.

Considerações finais 

Enfim chegamos a conclusão que o uso de protetor solar vencido pode comprometer sim a eficácia da proteção contra os raios UV, aumentando o perigo de danos à pele, queimaduras solares, envelhecimento precoce e doenças de pele. 

Sendo assim, é muito importante utilizar protetores solares dentro da validade, assim você irá garantir uma proteção eficaz e preservar a saúde e a integridade da sua pele.

Pode usar protetor solar depois de vencido?

Quando o prazo de validade do protetor solar expira, sua capacidade de proteger contra os raios solares diminui, comprometendo a defesa adicional da pele. Além disso, é importante notar se a pele apresenta sensações de ardor ou repuxamento após a aplicação de um protetor solar potencialmente vencido.

O que dá para fazer com protetor solar vencido?

Com um protetor solar vencido é possível desfazer-se de manchas de caneta permanente na pele, remover adesivos teimosos e resíduos de cola, restaurar o brilho de metais manchados e até mesmo dar nova vida a uma tesoura sem corte.

Quanto tempo dura um protetor solar depois do vencimento?

A maioria das marcas de protetor solar indica o prazo de validade na embalagem, seja por meio de data escrita ou símbolos. Por exemplo, se houver o símbolo “12M”, significa que o produto pode ser usado nos próximos 12 meses. Fique atento para garantir sua eficácia.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail