A teanina é um aminoácido presente em uma planta chamada Camellia sinensis, conhecida como chá da Índia ou Chá-verde e em uma espécie de cogumelo, o Xerocomus badius.
Em sua forma de extrato e como suplemento alimentar, ela recebe o nome de L-teanina, sendo o tipo mais comum no mercado fármaco.
Todavia, existe a D-teanina, porém, esta não é utilizada como chá nem como suplemento.
Este aminoácido foi descoberto em 1949, sendo um dos principais componentes do chá-verde, passando a ser utilizado como alimento décadas depois.
Benefício | Descrição |
---|---|
Alívio de estresse | L-teanina ajuda a reduzir sentimentos de estresse e ansiedade. |
Desempenho cognitivo | Descobriu-se que a L-teanina melhora o estado de alerta mental e o foco. |
Auxílio para dormir | A L-teanina pode ajudar a induzir o relaxamento, o que pode ajudar a melhorar o sono. |
Os efeitos benéficos da teanina para o organismo são notáveis e ela é usada para uma série de atributos como efeito calmante, melhora do desempenho cognitivo, saúde emocional, qualidade do sono e prevenção de algumas doenças.
Apesar de ser um composto funcional, a teanina ainda não é conhecida por muita gente, mas, nos últimos anos tem crescido seu uso para a obtenção de seus benefícios.
Como A Teanina Age Em Nosso Corpo
A teanina proporciona o aumento da produção de serotonina e dopamina no cérebro. Tanto a dopamina quanto a serotonina são dois importantes neurotransmissores, que promovem a sensação de bem-estar e felicidade.
Todavia, a teanina apresenta um poder antioxidante muito elevado, e ela consegue aumentar as ondas alfa cerebrais.
Ação | Descrição |
---|---|
Aumenta ondas cerebrais alfa | A L-teanina aumenta a produção de ondas alfa no cérebro, que está associada a um estado de espírito relaxado, mas alerta. |
Reduz os hormônios do estresse | L-teanina pode ajudar a reduzir a produção de cortisol e outros hormônios do estresse no corpo. |
Reduz neurotransmissores excitatórios | Descobriu-se que a L-teanina reduz a produção de neurotransmissores excitatórios, como glutamato e dopamina. |
Uma curiosidade é que a teanina consegue neutralizar os efeitos da cafeína, sendo interessante para as pessoas que sofrem com os sintomas do vício pela substância.
Veja agora 6 benefícios da teanina em nosso organismo.
6 benefícios da Teanina
1- Promove Relaxamento Nos Dias de Estresse
Este é o principal benefício para usar a teanina, o relaxamento corporal.
Devido a sua capacidade de aumentar as ondas alfa no cérebro, o composto consegue relaxar a mente e o corpo sem nenhum efeito colateral.
2- Melhora da Capacidade Cognitiva
A teanina tem sido muito utilizada para melhorar a concentração e o foco nas atividades do dia a dia. Em alguns casos, associa-se o uso da teanina em conjunto com a cafeína, provocando melhoras no aprendizado e na capacidade de pensar mais rápido.
Através de um estudo, idosos que consumiram o chá-verde, que contém tanto a teanina quanto a cafeína, melhoraram a capacidade cognitiva em níveis notórios.
3- Equilíbrio das Emoções
Alguns sentimentos negativos como a tristeza, cansaço mental e desânimo são causados devido ao desequilíbrio entre a serotonina e a dopamina.
Dessa forma, a teanina, que proporciona aumento na produção desses dois hormônios, consegue equilibrar as emoções e os sentimentos, além de descansar a mente de maneira agradável e integral.
4- Melhora da Qualidade do Sono
Outro benefício que a teanina ocasiona é a promoção de um sono restaurador e de qualidade.
Através do relaxamento que o aminoácido causa, é possível fazer com que a mente descanse mais rapidamente, causando o sono.
Por essa razão, a teanina tem sido utilizada para melhorar quadros de insônia e dificuldades para adormecer.
5- Previne Doenças Hepáticas
As lesões no fígado, bem como as doenças relacionadas podem ser prevenidas graças aos componentes antioxidantes da teanina.
Logo, o uso de teanina através do chá-verde, por exemplo, é eficaz para proteger o fígado dos alcoólicos e de pessoas que apresentem mal funcionamento do órgão.
6- Diminui O Apetite Favorecendo O Emagrecimento
A teanina é um aminoácido, portanto ela ajuda na construção de proteínas, quando agrupada com outros aminoácidos fornecidos pelos alimentos da nossa alimentação.
Sendo assim, ao interagir com os demais aminoácidos, a proteína é indispensável para manter nosso corpo saudável e cheio de energia.
Então, um corpo rico em energia não sente tanta fome e não tem o apetite estimulado, já que os sintomas da fome como fraqueza, vontade de comer e irritabilidade diminuem.
Entretanto, este benefício só pode ser alcançado em sintonia com outros hábitos saudáveis, como consumo de fibras, alimentos saudáveis e diversificados.
Onde É Encontrada A Teanina?
O chá-verde é a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. Então, ele é o principal fornecedor de teanina para o organismo.
Fora o chá-verde, existem muitas outras fórmulas de chás que contam com teanina na composição, além do cogumelo da espécie Xerocomus badius.
Entretanto, o que também fornece teanina diretamente são os suplementos isolados vendidos em farmácias e sites de produtos naturais.
Contudo, é necessário escolher uma marca que possua garantia para a comercialização da teanina, assim como só venda teanina que tenha sido testada e aprovada.
Contra-indicações da Teanina
As gestantes não devem fazer o uso de teanina. Tudo porque não existem estudos seguros avaliando os efeitos da substância na gestação.
Também não é indicado o consumo de teanina para mulheres que estejam amamentando, pessoas que tenham pressão alta e crianças de 0 a 15 anos.
- Gravidez: a L-teanina não deve ser tomada por mulheres grávidas, pois não foi estudada nessa população.
- Amamentação: a L-teanina não deve ser tomada por mulheres que amamentam, pois não foi estudada nessa população.
- Crianças menores de 12 anos: a L-teanina não foi estudada em crianças e deve ser usada com cautela.
- Alergia à l-teanina ou a qualquer um de seus ingredientes: pessoas com alergia à l-teanina ou a qualquer um de seus ingredientes devem evitar tomá-la.
- Doenças autoimunes: Pessoas com doenças autoimunes devem evitar tomar l-teanina, pois pode agravar sua condição.
- Diabetes: Pessoas com diabetes não devem tomar l-teanina, pois pode afetar seus níveis de açúcar no sangue.
- Pressão alta: pessoas com pressão alta não devem tomar l-teanina, pois pode piorar sua condição.
- Distúrbios da tireoide: pessoas com distúrbios da tireoide não devem tomar l-teanina, pois isso pode afetar os níveis de hormônio tireoidiano.
- Esquizofrenia: Pessoas com esquizofrenia não devem tomar l-teanina, pois pode piorar sua condição.
- Tomar medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos: pessoas em uso de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos não devem tomar l-teanina, pois ela pode interagir com esses medicamentos.
- Em uso de medicamentos sedativos: as pessoas que tomam medicamentos sedativos não devem tomar l-teanina, pois ela pode interagir com esses medicamentos.
Tempo de Efeito da Teanina
O tempo de ação da teanina no corpo após ser ingerida através de via oral é de 30 a 40 minutos após a ingestão.
O tempo de duração pode durar de 8 a 10 horas seguidas e as doses indicadas variam de acordo com o prescrito pelo médico.
Em geral, para problemas mais leves indica-se o consumo de 1 cápsula de 50 mg/dia. Porém, para problemas como insônia crônica ou desordens cognitivas acentuadas é necessário cápsulas mais elevadas, na casa de 1 cápsula de 200 mg/dia.
Caso você opte por utilizar o chá-verde, de 1 a 2 xícaras por dia já são suficientes para obter os efeitos.
Não existe um horário específico para a ingestão de teanina através de cápsulas, podendo ser feito a qualquer hora do dia.
No entanto, caso ela seja consumida através do chá-verde, não deve ser ingerida perto do almoço ou jantar, pois a cafeína diminui a absorção de ferro no organismo.
Possíveis Efeitos Colaterais
Não existem relatos de efeitos colaterais decorrentes do uso de teanina, entretanto, ele pode interagir com medicamentos para pressão e estimulantes cerebrais.
Nesses casos, recomenda-se ir ao médico e verificar se a teanina pode ser segura para pessoas que fazem o uso de algum desses tipos de medicamentos.
Porém, o chá-verde além da teanina também possui cafeína e esta substância pode gerar alguns efeitos colaterais como:
- Náuseas;
- Irritabilidade;
- Dores no estômago;
- Azia e queimação;
- Efeito laxante.