A suplementação da vitamina B12 pode ser necessária em alguns casos, mas é verdade que ela pode engordar?
A vitamina B12, também conhecida como Cobalamina, é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo, e uma vez que não conseguimos absorvê-la quando produzida pelo nosso próprio corpo, devemos adquiri-la a partir da alimentação ou suplementação para nos mantermos saudáveis[1]Stabler SP. Vitamin B12 deficiency. New England Journal of Medicine. 2013 Jan 10;368(2):149-60..
A ingestão desta vitamina costuma estar associada a alguns alimentos específicos, mas nos casos em que a pessoa apresenta uma deficiência da quantidade de vitamina B12 no sangue, sua suplementação pode se fazer necessária, podendo ser feita de maneira intramuscular com injeções contendo a cianocobalamina, ou por suplementos orais encapsulados[2]Smith AD, Warren MJ, Refsum H. Vitamin B12. Advances in food and nutrition research. 2018 Jan 1;83:215-79..
A vitamina B12 é solúvel em água e essencial para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.
Apesar dos numerosos processos nos quais a vitamina B12 está envolvida, há poucas evidências que sugiram que ela tenha alguma influência no ganho ou perda de peso.
Para que serve a vitamina B12 no corpo humano?
A vitamina B12 é responsável por diversos processos metabólicos em nosso organismo, fazendo com que seja indispensável para a manutenção da nossa boa saúde[3]Stabler SP, Allen RH. Vitamin B12 deficiency as a worldwide problem. Annual review of nutrition. 2004;24:299.. Algumas ações que a vitamina B12 exerce em nosso corpo são por exemplo:
- Auxilia na produção de glóbulos vermelhos, reduzindo as chances de anemia
- Participa do processo da síntese da glicose, ajudando o organismo a transformar as moléculas de glicose em energia
- Participa dos processos de desenvolvimento e manutenção do nosso sistema nervoso, sendo importante para a preservação das bainhas de mielina, responsáveis por envolver os neurônios, agindo como uma camada protetora e auxiliando na velocidade de transmissão dos impulsos.
O que ocorre quando os níveis de vitamina B12 estão baixos no sangue?
Os principais efeitos dos baixos níveis da vitamina B12 no nosso corpo incluem:
- Anemias
- Fadiga crônica
- Lesões neurológicas
- Dormência e/ou formigamento dos pés e das mãos
- Problemas de memória
- Alterações de humor
- Distúrbios do sono
- Depressão
- Maior dificuldade para manter a atenção
E quando a vitamina B12 está alta no sangue?
Esta é uma condição relativamente rara de acontecer, uma vez que nosso organismo excreta os excessos de vitamina através do nosso suor e da urina. Portanto, um exame que detecte um nível de cianocobalamina no sangue mais alto que o normal, pode ser um indicativo que algo não está funcionando corretamente no organismo.
Algumas possibilidades que podem levar ao aumento da vitamina B12 no sangue são por exemplo a cirrose, a hepatite e alguns tipos de cânceres.
Caso este seja seu caso, busque ajuda médica para realizar exames adicionais.
Mas afinal, a vitamina B12 engorda ou emagrece?
Algumas pessoas acreditam que a vitamina B12 sozinha tem o potencial de engordar ou emagrecer quem as consome de maneira encapsulada.
Esta suposição ocorre principalmente pelo seu efeito no metabolismo humano, uma vez que a vitamina B12 está associada a metabolização de proteínas e de gorduras para a produção de energia no corpo, o que leva algumas pessoas a acreditarem que seu consumo seria capaz de produzir efeitos no processo de emagrecimento ou de ganho de peso.
Porém, não é possível afirmar que esta vitamina possui tais efeitos na perda ou ganho de peso, não havendo nenhuma comprovação científica em relação a isto e sendo apenas uma suposição sem a fundamentação médica necessária.
Quais os alimentos ricos em vitamina B12 para incorporar na alimentação?
Alguns dos principais alimentos que possuem vitamina B12 são[4]Watanabe F. Vitamin B12 sources and bioavailability. Experimental biology and medicine. 2007 Nov;232(10):1266-74.:
- Ovos
- Carnes vermelhas
- Frango
- Frutos do mar, como mexilhões e ostras
- Peixes, como o atum, o salmão, a truta e a sardinha
- Leite e produtos derivados lácteos como queijos, iogurtes e manteiga
- Levedura nutricional
Mesmo não contendo naturalmente a vitamina B12, alguns produtos de origem vegetal podem ter a vitamina acrescentada na sua produção, de maneira a enriquecer a formulação do produto, caso queira descobrir se um produto industrializado possui vitamina B12 em sua composição, dê uma olhada na tabela nutricional presente na embalagem.
Possíveis efeitos colaterais relacionados ao consumo de suplementos de vitamina B12
O surgimento de alguns efeitos colaterais no organismo podem ser relacionados a suplementação da vitamina B12, principalmente quando este é feito de maneira injetável, sendo importante prestar atenção aos sinais para não acabar confundindo os efeitos da vitamina com outras possíveis enfermidades.
Alguns efeitos que podem ser mencionados são por exemplo:
- Sensação de ansiedade
- Leve dor para respirar
- Batimentos cardíacos irregulares e taquicardia (batimentos acelerados)
- Aumento da produção de suor
- Aumento da sensação de sede
- Vontade frequente de urinar.
O que fazer se há suspeita de deficiência da vitamina B12 no sangue?
Caso você suspeite que possa estar com uma baixa quantidade da cianocobalamina no organismo, procure um médico e relate seus sintomas, provavelmente, se realmente houver a possibilidade de se tratar de tal deficiência, ele pedirá por um exame de sangue para comprovar os níveis da vitamina B12 no seu organismo.
Após o exame de sangue, havendo a comprovação ou o descarte da possibilidade da deficiência da vitamina B12, o médico prosseguirá com a suplementação necessária ou com outros exames para descobrir do que se tratam seus sintomas específicos.
Baixos níveis de vitamina B12 podem causar anemia megaloblástica, que é caracterizada por falta de ar, dores de cabeça e fadiga. Aumentar a ingestão de vitamina B12 pode proteger contra a deficiência para evitar esses efeitos colaterais.
Referências Bibliográficas
↑1 | Stabler SP. Vitamin B12 deficiency. New England Journal of Medicine. 2013 Jan 10;368(2):149-60. |
---|---|
↑2 | Smith AD, Warren MJ, Refsum H. Vitamin B12. Advances in food and nutrition research. 2018 Jan 1;83:215-79. |
↑3 | Stabler SP, Allen RH. Vitamin B12 deficiency as a worldwide problem. Annual review of nutrition. 2004;24:299. |
↑4 | Watanabe F. Vitamin B12 sources and bioavailability. Experimental biology and medicine. 2007 Nov;232(10):1266-74. |