Sintomas de gravidez tomando anticoncepcional

Mundialmente, aproximadamente 85% das mulheres usam algum método contraceptivo.

Dentre eles, o mais comum é a pílula anticoncepcional. No entanto, todos sabemos que, mesmo tomando anticoncepcional e tomando os cuidados necessários, ainda há o risco de engravidar quando se tem uma vida sexual ativa.

Por conta disso, as mulheres precisam ficar bastante atentas aos sinais do seu corpo e fazer uma primeira avaliação. Se os sintomas continuarem, recomenda-se fazer o teste de farmácia ou de sangue.

Caso a gravidez seja confirmada, é preciso agendar um ginecologista para começar os primeiros exames.

Confira abaixo quais são os sintomas de gravidez que podem surgir mesmo quando a mulher toma anticoncepcional.


Quais as principais causas de gravidez quando se faz uso de anticoncepcional

Sabe-se que nenhum contraceptivo é 100% seguro e mesmo tomando todos os cuidados, os métodos podem falhar. A taxa de falha dos anticoncepcionais, por exemplo, é de 0,3%. Apesar de baixo, ele existe.

Alguns fatores são considerados arriscados para quem não quer engravidar e pode levar a uma gravidez indesejada ou inesperada.

São eles:

Trocar o anticoncepcional:

sintomas de gravidez tomando anticoncepcional

Isso pode ocorrer porque o novo medicamento tem uma ação ou princípio ativo diferente do anticoncepcional anterior.

Estima-se que os três primeiros meses após a troca do medicamento são de adaptação. Por isso, os médicos usam o termo de “janela fértil” aberta durante esse período e pedem para as mulheres terem mais cuidado nessa fase.


Esquecer de tomar o anticoncepcional:

Esquecer de tomar a pílula anticoncepcional também é uma causa bastante comum. Quando a mulher se esquece do horário de tomar o medicamento a ação dele fica limitada. A janela de tempo na qual começa a ser mais inseguro utilizar somente a pílula como controle é depois de 12 horas de esquecimento.

Se esse tempo for inferior, o risco de ocorrer uma “janela fértil” existe, mas é menor. Já se for superior a 12 horas, o risco é altíssimo e a mulher pode engravidar. O atraso para tomar o medicamento aumenta para 3% o risco de falha desse método.


Fazer uso de antibióticos:

O uso de antibióticos durante essa fase também altera a eficácia da pílula. Isso ocorre porque o princípio ativo do medicamento pode ocasionar a abertura da janela fértil. Estes medicamentos podem alterar o metabolismo e consequente a ação dos anticoncepcionais.

Entre os antibióticos capazes desse efeito está a Rifampicina. Medicamentos anticonvulsivantes, como Fenobarbital, Fenitoína e Carbamazepina, também podem alterar o metabolismo e causar o mesmo problema.


Ter diarreia ou vômitos dentro das 4 primeiras horas após tomar a pílula:

sintomas de gravidez

Quando a mulher vomita ou tem diarreia dentro das primeiras 4 horas após tomar a pílula anticoncepcional, pode expelir o medicamento antes que ele seja absorvido pela corrente sanguínea. 

Algumas doenças ou condições clínicas podem estimular a vontade de vomitar e provocar diarreia na mulher, como a gastroenterite grave. Além disso, mulheres que já fizeram cirurgias bariátricas, precisam tomar cuidado, pois como elas possuem apenas parte do estômago, isso pode influenciar a absorção de medicamentos como um todo.


Sintomas da gravidez tomando anticoncepcional

Mesmo tomando o medicamento, os sintomas de gravidez nesse caso são os mesmos que em mulheres que não estavam fazendo o uso do anticoncepcional. São eles:

sonolência


Como evitar a gravidez além do uso do anticoncepcional

Como sabemos, qualquer método contraceptivo pode falhar. Por isso, o ideal é unir dois ou mais métodos. Além do anticoncepcional, o mais indicado é uso de preservativos, pois além de prevenir a gravidez, também previne o contágio por doenças sexualmente transmissíveis.

Além disso, quando a mulher conhece bem seu ciclo menstrual, ela é capaz de identificar o aumento na produção de muco que indica a ovulação. Nesses dias, se ela não deseja engravidar, é importante evitar ter relações sexuais.


Quais os riscos para o feto

Mesmo que a mulher engravide tomando anticoncepcional não existem risco para o bebê. Os anticoncepcionais são à base de hormônios, o estrogênio e a progesterona. Mesmo que sejam sintéticos, são muito semelhantes aos produzidos pelo organismo.

Por isso, mesmo que o uso de anticoncepcionais continue no início da gravidez, por desconhecimento da mesma, isso não prejudica o feto.

Além disso, não aumenta o risco de abortamento espontâneo, principalmente se este uso for por um curto período.

No entanto, o uso prolongado do medicamento durante a gravidez não é indicado. Isso porque a formação dos órgãos reprodutores do embrião ocorre entre o segundo e o terceiro mês da gravidez e o uso de contraceptivos nessa fase pode alterar a formação destes órgãos.


Uso de anticoncepcional e o teste de gravidez

O uso do anticoncepcional não tem o poder de alterar o teste de gravidez. Por isso, se tiver sintomas, pode fazer o teste o quanto antes, para interromper o uso se a gravidez for confirmada.

Além disso, a grávida deverá parar o uso de cigarro e o consumo de álcool.

teste de gravidez

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail