Estudo de Universidade do Arizona aponta que adultos que compartilham a cama com um parceiro ou cônjugue dormem melhor do que aqueles que dormem sozinhos.
Os resultados da pesquisa mostram que aqueles que compartilhavam a cama com o parceiro na maioria das noites relataram episódios de insônia menos graves, apresentaram menos fadiga e registraram mais tempo dormindo do que aqueles que disseram nunca compartilhar a cama com um parceiro.
O estudo aponta ainda que aqueles que dormem com um parceiro também adormeceram mais rápido, permaneceram dormindo por mais tempo depois de adormecer e registraram risco menor de apneia do sono. No entanto, aqueles que dormiam com seus filhos na maioria das noites relataram maior gravidade da insônia, maior risco de apneia do sono e menos controle sobre o sono.
Os pesquisadores também descobriram que dormir com um parceiro estava associado a índices mais baixos de depressão, ansiedade e estresse, maior apoio social e satisfação com a vida e os relacionamentos. Para aqueles que dormiam com crianças foi identificado um nível maior de estresse. Dormir sozinho foi associado a índices maiores de depressão, menor apoio social e pior satisfação com a vida e relacionamento.
“Dormir com um parceiro ou cônjuge mostra grandes benefícios na saúde do sono, incluindo redução do risco de apneia do sono, gravidade da insônia do sono e melhora geral na qualidade do sono”, disse Brandon Fuentes, pesquisador de graduação do departamento de psiquiatria da Universidade do Arizona.
O estudo envolveu uma análise de dados coletados no estudo Sleep and Health Activity, Diet, Environment, and Socialization (SHADES) de 1.007 adultos em idade ativa do sudeste da Pensilvânia. O compartilhamento de cama foi avaliado com pesquisas e os fatores de saúde do sono foram avaliados com ferramentas comuns, como a Escala de Sonolência de Epworth, o Índice de Gravidade da Insônia e o escore de apneia STOP-BANG.
O resumo da pesquisa foi publicado recentemente em um suplemento online da revista Sleep e será apresentado em 5 de junho durante o SLEEP 2022. SLEEP é a reunião anual das Associated Professional Sleep Societies, uma joint venture da Academia Americana de Medicina do Sono e da Pesquisa do Sono Sociedade.
Confira o Estudo: 10.1093/sleep/zsac079.009