Frequentemente ouvimos falar sobre dor no pescoço ou na parte inferior das costas, mas a dor na parte média das costas também é relativamente comum. Esta dor pode ser tão perturbadora para a vida cotidiana quanto outros tipos de dor nas costas[1]Buchbinder R, van Tulder M, Öberg B, Costa LM, Woolf A, Schoene M, Croft P, Hartvigsen J, Cherkin D, Foster NE, Maher CG. Low back pain: a call for action. The Lancet. 2018 Jun 9;391(10137):2384-8..
Existem muitas maneiras eficazes de tratar a dor na parte média das costas e voltar ao normal.
O que é a dor na parte média das costas?
A dor na parte média das costas é a dor que você sente entre seus ombros e a parte inferior das suas costelas. Pode ocorrer por várias razões, e em alguns casos, você pode não saber por que suas costas estão doendo.
As costas podem ser divididas em duas partes principais: os lados das costas (principalmente músculos, tecido conjuntivo e pele) e a coluna. A coluna pode ser ainda mais dividida em 4 seções principais:
- Coluna cervical, localizada no pescoço
- Coluna torácica, localizada na parte média e superior das costas, que se liga à caixa torácica
- Coluna lombar, localizada na parte inferior das costas
- Coluna sacral, que inclui parte da pelve chamada sacro e o cóccix
Uma razão para você estar sentindo dor na parte média das costas pode ser um problema com sua coluna. A coluna protege a medula espinhal e os nervos que vão da medula para o resto do corpo. Ela também fornece o suporte estrutural que permite o corpo ficar ereto.
A coluna é composta de ossos, chamados vértebras, separados por discos intervertebrais que absorvem a pressão e o impacto nas vértebras. Ela também está conectada a músculos e ligamentos que seguram a coluna vertebral e se integram com outras partes do corpo.
A dor na parte média das costas pode ser causada por problemas com qualquer uma dessas partes das costas ou por uma combinação de várias delas. É importante encontrar um profissional de saúde que dedique tempo para encontrar a causa raiz da sua dor nas costas, não apenas aliviar a dor em si.
O que devo fazer se tiver dor na parte média das costas?
Se você tem dor persistente ou grave na parte média das costas, consulte seu profissional de saúde para determinar a causa raiz. Se você sentir dor no peito, dor no maxilar, fraqueza ou paralisia muscular na perna, ou perda de controle da bexiga junto com a dor nas costas, ligue para o serviço de emergência.
Sintomas
O sintoma mais comum de dor na parte média das costas é a dor na área entre seus ombros e a parte inferior das suas costelas. Você pode sentir dor aguda ou uma dor surda, e a dor pode ser crônica ou aguda, dependendo da causa raiz da dor.
Além dos sintomas de dor, você também pode sentir rigidez muscular ou a sensação de que as articulações da sua coluna estão rígidas. Alguns pacientes descrevem sua dor nas costas como uma sensação de queimação.
Pacientes com dor na parte média das costas também costumam sentir dor na parte inferior das costas, dor no ombro e/ou dor no pescoço, pois os músculos e tecidos conjuntivos estão ligados ao longo das costas.
Quais são os sintomas da dor no meio das costas?
Os sintomas da dor no meio das costas são dor (surda ou aguda), dores, sensações de queimação, ou rigidez na parte média das costas.
O que causa dor na parte média das costas?
A dor na parte média das costas pode ser causada por quase todas as partes das costas, incluindo músculos, nervos e ossos. Existem algumas causas subjacentes de dor na parte média das costas mais comuns que outras, que vamos abordar brevemente aqui.
Quais sintomas resultam em dor na parte média das costas?
A dor na parte média das costas é sintoma de muitas condições, incluindo discos herniados, estenose espinhal, nervos comprimidos, má postura, osteoporose, artrite ou lesões.
Má Postura
Uma das causas mais comuns de dor na parte média das costas é sentar ou ficar de pé com má postura durante todo o dia. Se você passa a maior parte do dia curvado sobre um computador, sua postura desleixada está quase certamente contribuindo para a sua dor nas costas[2]Costa-Black KM, Loisel P, Anema JR, Pransky G. Back pain and work. Best Practice & Research Clinical Rheumatology. 2010 Apr 1;24(2):227-40..
Dano aos Discos Espinhais
Ocasionalmente, os discos entre as vértebras podem se herniar. Isso significa que a parte interna e macia do disco se projeta através de uma ruptura na cartilagem externa dura do disco. Os discos herniados colocam pressão extra nos nervos que saem da coluna, causando dor ou dormência.
A degeneração do disco também pode causar dor na parte média das costas. Em condições como a doença degenerativa do disco, os discos se inflamam, o que pode produzir dor severa. Da mesma forma, a osteoartrite da coluna envolve a degeneração dos discos e pode causar muita dor nas costas.
Dano às Vértebras
O dano aos ossos da coluna é outra causa comum de dor na parte média das costas. Quando as vértebras são danificadas, elas podem pressionar a medula espinhal ou os nervos que saem da coluna. Isso pode levar à dor, dormência e desconforto geral.
A osteoporose é uma das razões mais comuns pelas quais as vértebras se desgastam ou são danificadas. As vértebras enfraquecidas podem desenvolver fraturas por compressão e outras fraturas que são bastante dolorosas e incapacitantes.
Lesões
Lesões esportivas, acidentes de carro ou outras lesões agudas podem facilmente levar à dor nas costas. Trauma na coluna ou músculos na parte média das costas resulta em dor contínua até que a lesão cicatrize.
Os pacientes também podem experimentar lesões por uso excessivo, distensões musculares e entorses que causam dor nas costas.
Problemas nos Nervos
Algumas dores na parte média das costas ocorrem quando os nervos na parte inferior das costas se irritam ou se lesionam. Nervos comprimidos, estenose espinhal (estreitamento dos canais espinhais pelos quais os nervos passam), e outras alterações anatômicas ou lesões podem levar à dor nervosa nas costas.
Dor Crônica
Condições que causam dor crônica nos músculos, como fibromialgia ou lúpus, também podem levar à dor nas costas.
A dor associada a essas condições geralmente não se limita às costas, e esses pacientes geralmente experimentam dor em todo o corpo.
Escoliose
A escoliose ocorre quando a coluna se desenvolve com uma curva anormal, o que pode levar à dor nas costas. Dependendo da sua gravidade, a escoliose pode ser bastante dolorosa se pressionar os discos espinhais ou os nervos.
Obesidade
Estudos mostraram que pacientes obesos têm mais probabilidade de sentir dor nas costas do que pacientes não obesos. Embora a obesidade geralmente não seja uma causa direta de dor na parte média das costas, ela pode tornar os pacientes mais suscetíveis a desenvolver dor nas costas por outras causas.
Dor na Parte Média das Costas em Mulheres
As mulheres grávidas frequentemente sofrem de dor nas costas devido a uma combinação das forças biomecânicas aplicadas à coluna pelo feto em crescimento e o afrouxamento de seus ligamentos devido ao hormônio relaxina liberado durante a gravidez.
Quais órgãos podem causar dor no meio das costas?
Os rins e a vesícula biliar são órgãos que podem causar dor no meio das costas. A dor no meio das costas pode ser um sintoma de pedras nos rins.
Diagnóstico
Você deve procurar um médico especialista para dor aguda, recorrente ou crônica na parte média das costas. Um profissional de saúde pode certificar-se de que a dor nas costas não é causada por uma condição de saúde potencialmente grave, como um tumor[3]Foster NE, Anema JR, Cherkin D, Chou R, Cohen SP, Gross DP, Ferreira PH, Fritz JM, Koes BW, Peul W, Turner JA. Prevention and treatment of low back pain: evidence, challenges, and promising … Continue reading.
Seu profissional de saúde trabalhará para identificar a causa da dor nas costas antes de prescrever um tratamento. Você pode precisar de radiografias ou outros exames da sua coluna para descartar fraturas, problemas com os discos espinhais ou outros problemas potenciais com as vértebras ou discos.
Tratamentos
Se você está sofrendo de dor na parte média das costas, há boas notícias: a dor nas costas é muito tratável na maioria dos casos[4]Guzmán J, Esmail R, Karjalainen K, Malmivaara A, Irvin E, Bombardier C. Multidisciplinary rehabilitation for chronic low back pain: systematic review. Bmj. 2001 Jun 23;322(7301):1511-6..
Terapia | Descrição | Considerações Técnicas |
---|---|---|
Fisioterapia | Usada para melhorar a mobilidade e aliviar a dor. Auxilia na recuperação de lesões e doenças que afetam os músculos, os ossos e o sistema nervoso. | Compreende exercícios de fortalecimento, alongamento e treino de equilíbrio, além de técnicas como a eletroterapia. |
Terapia de manipulação espinhal | Manipulações da coluna vertebral e de outras partes do corpo para aliviar a dor nas costas e melhorar a função física. | Realizada por profissionais treinados, deve ser evitada em casos de osteoporose ou quando há sinais de compressão da medula espinhal. |
Terapia cognitivo-comportamental | Abordagem psicológica que ajuda a gerenciar a dor, alterando a percepção do paciente sobre sua condição. | A dor é uma experiência multidimensional e o gerenciamento cognitivo-comportamental tem se mostrado eficaz em diversos estudos. |
Massagem terapêutica | Método que utiliza pressão manual ou mecânica em tecidos macios do corpo para aliviar a dor e a tensão. | A massagem pode ser uma adição útil ao plano de tratamento, mas não deve substituir o cuidado médico convencional. O profissional deve estar ciente das condições médicas do paciente. |
Os tratamentos eficazes para a dor na parte média das costas incluem:
Ajustes e Cuidados Quiropráticos
Os ajustes quiropráticos ajudam a reposicionar a coluna e corrigir desalinhamentos que podem causar nervos comprimidos, disfunção do sistema
nervoso e outros problemas que causam dor nas costas. Quiropráticos também oferecem cuidados para a saúde do corpo todo.
Fisioterapia
A fisioterapia é uma maneira eficaz de aliviar a dor na parte média das costas. Os fisioterapeutas podem ajudar a aliviar a dor nas costas com uma combinação de alongamentos, fortalecimento, equilíbrio, massagem terapêutica, ultra-som, estimulação elétrica e outras terapias.
Modalidade | Descrição | Considerações Técnicas |
---|---|---|
Fortalecimento | Exercícios específicos para aumentar a força muscular, melhorar a funcionalidade e promover a mobilidade. | Os programas de fortalecimento devem ser individualizados e progressivos, considerando as necessidades e capacidades específicas de cada paciente. |
Estimulação elétrica transcutânea dos nervos (TENS) | Uso de corrente elétrica para aliviar a dor, estimulando os nervos e impedindo que os sinais de dor alcancem o cérebro. | A TENS é geralmente segura, mas pode causar irritação na pele em algumas pessoas. A eficácia varia de acordo com a intensidade e a duração do tratamento. |
Ultrassom terapêutico | Utiliza ondas sonoras para promover a cura e reduzir a inflamação nos tecidos profundos. | A eficácia do ultrassom pode depender de variáveis como a frequência e a intensidade da onda sonora e a duração da aplicação. |
Terapia a laser | Aplica energia luminosa nos tecidos para reduzir a dor e a inflamação, além de estimular a cura. | A terapia a laser deve ser realizada por profissionais treinados, devido ao risco de danos oculares. O tipo de laser, a duração e a frequência da terapia podem variar dependendo da condição do paciente. |
Exercícios de Fortalecimento
Os exercícios de fortalecimento são uma parte importante do tratamento para a dor na parte média das costas. Fortalecer os músculos ao redor da coluna vertebral pode ajudar a prevenir futuras lesões.
Manejo da Dor
O manejo da dor inclui tratamentos como medicamentos para a dor, fisioterapia e até mesmo tratamentos alternativos, como a acupuntura.
Mudanças no estilo de vida
A adoção de hábitos saudáveis, como manter uma boa postura e dormir bem, pode ajudar a prevenir a dor nas costas[5]Henschke N, Ostelo RW, van Tulder MW, Vlaeyen JW, Morley S, Assendelft WJ, Main CJ. Behavioural treatment for chronic low‐back pain. Cochrane database of systematic reviews. 2010(7)..
Lembre-se, a dor na parte média das costas não precisa fazer parte da sua vida. Com os tratamentos adequados, você pode aliviar a dor e voltar à sua vida normal.
Referências Bibliográficas
↑1 | Buchbinder R, van Tulder M, Öberg B, Costa LM, Woolf A, Schoene M, Croft P, Hartvigsen J, Cherkin D, Foster NE, Maher CG. Low back pain: a call for action. The Lancet. 2018 Jun 9;391(10137):2384-8. |
---|---|
↑2 | Costa-Black KM, Loisel P, Anema JR, Pransky G. Back pain and work. Best Practice & Research Clinical Rheumatology. 2010 Apr 1;24(2):227-40. |
↑3 | Foster NE, Anema JR, Cherkin D, Chou R, Cohen SP, Gross DP, Ferreira PH, Fritz JM, Koes BW, Peul W, Turner JA. Prevention and treatment of low back pain: evidence, challenges, and promising directions. The Lancet. 2018 Jun 9;391(10137):2368-83. |
↑4 | Guzmán J, Esmail R, Karjalainen K, Malmivaara A, Irvin E, Bombardier C. Multidisciplinary rehabilitation for chronic low back pain: systematic review. Bmj. 2001 Jun 23;322(7301):1511-6. |
↑5 | Henschke N, Ostelo RW, van Tulder MW, Vlaeyen JW, Morley S, Assendelft WJ, Main CJ. Behavioural treatment for chronic low‐back pain. Cochrane database of systematic reviews. 2010(7). |