Ter uma alimentação saudável e balanceada traz diversos benefícios, inclusive no ambiente de trabalho, sendo possível melhorar seu desempenho a partir dos alimentos e hábitos certos.
Alimentação saudável e desempenho no trabalho
Fadiga, cansaço e indisposição, sensações muitas vezes associadas ao cotidiano de diversas pessoas, podem na verdade estar sendo causadas ou agravadas por hábitos cultivados no dia a dia, podendo até mesmo acarretar problemas sérios de saúde física e mental.
A falta ou o excesso de alguns nutrientes podem ter efeitos muito mais sérios e extensos do que às vezes imaginamos, e pode inclusive ser muito mais fácil corrigir certos problemas, como o desânimo e a falta de energia no trabalho, com algumas mudanças de hábitos.
Ingerir os nutrientes necessários para uma alimentação completa e balanceada pode ajudar e muito em processos cerebrais importantes como a concentração, o raciocínio e a memória, todos estes cruciais no desenvolvimento de atividades.
Por exemplo, alguns alimentos, como alguns tipos de peixes, cereais integrais, ovos e frutas vermelhas, quando consumidos em proporções adequadas, podem ter um papel importante em uma alimentação que visa fortalecer a memória e outras atividades do nosso cérebro, além de fazerem bem para o nosso corpo como um todo, podendo ser grandes aliados quando pensamos em uma alimentação que nos ajude a manter um alto nível de energia e desempenho no trabalho.
Benefícios de uma alimentação saudável | Explicação |
---|---|
Níveis de energia aumentados | Comer uma dieta balanceada com alimentos saudáveis pode fornecer ao corpo nutrientes essenciais e energia para funcionar adequadamente. Comer alimentos como grãos integrais, frutas, vegetais e proteínas magras pode ajudar a manter os níveis de energia altos ao longo do dia. |
Melhora na saúde do coração | Uma dieta rica em alimentos saudáveis pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e melhorar a saúde geral do coração. Comer alimentos como peixe, nozes, feijão e folhas verdes escuras pode ajudar a diminuir o colesterol ruim, enquanto alimentos como aveia, abacate e frutas cítricas podem ajudar a aumentar o colesterol bom. |
Perda de peso | Comer alimentos saudáveis pode ajudar a reduzir a ingestão de calorias e promover a perda de peso. Comer uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, como vegetais, frutas e proteínas magras, pode ajudar a reduzir os desejos e mantê-lo saciado por mais tempo, o que pode ajudar a reduzir o consumo geral de calorias. |
Melhoria da saúde mental | Comer uma dieta balanceada pode ajudar a melhorar o humor, reduzir o estresse e diminuir o risco de depressão e outros problemas de saúde mental. Comer alimentos ricos em vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais pode ajudar a melhorar a função cerebral e a saúde mental em geral. |
Risco reduzido de doenças | Uma dieta rica em alimentos saudáveis pode ajudar a reduzir o risco de muitas doenças, como doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer. Comer uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas. |
Sistema imunológico mais forte | Comer uma dieta equilibrada pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças. Comer alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais, como frutas, vegetais e proteínas magras, pode ajudar a manter um sistema imunológico saudável e prevenir doenças. |
Melhor saúde digestiva | Comer uma dieta rica em fibras pode ajudar a promover uma melhor saúde digestiva. Comer alimentos como frutas, vegetais, grãos integrais e legumes pode ajudar a manter o sistema digestivo funcionando adequadamente, enquanto evitar alimentos processados e refinados pode ajudar a reduzir os problemas digestivos. |
Alguns nutricionistas alegam que uma alimentação fracionada pode ser uma forma interessante e prática de conseguir mais energia durante o dia. Ou seja, ao invés de realizar apenas duas ou três grandes e pesadas refeições ao longo do dia, que fariam com o corpo precisasse despender muita energia para realizar a digestão, fazer refeições menores, mais leves e menos espaçadas entre si, pode ser uma alternativa para obter uma sensação de energia e bem-estar mais duradoura e constante.
Atualmente, até mesmo algumas empresas já se preocupam mais com a alimentação de seus funcionários, muitas vezes por entenderem que uma alimentação saudável traz uma mente e um corpo em funcionamento pleno, sendo um investimento não apenas na saúde e bem-estar das pessoas como no rendimento e resultados da própria empresa.
Mas o que seria uma alimentação saudável?
Uma alimentação considerada saudável é composta por alimentos que forneçam todas as vitaminas, nutrientes e minerais que o corpo precisa para funcionar de maneira plena, integral e com saúde.
O que muitas vezes é adotado a partir de uma alimentação colorida, com variedade de alimentos e equilibrado em suas proporções de macro e micronutrientes, os macronutrientes sendo os carboidratos, proteínas e lipídeos, e os micronutrientes sendo representados pelas vitaminas e pelos minerais.
Por mais que possamos dar dicas e incentivar uma alimentação mais natural e saudável, é sempre interessante ressaltar a importância do profissional nutricionista para quem deseja mudar de estilo de vida. Conseguindo assim seguir uma dieta realmente adequada para seu corpo, levando em consideração suas particularidades e sua rotina.
Além da alimentação, ingerir uma boa quantidade de água ao longo do dia também tem um papel importante na manutenção da nossa saúde e desempenho, uma vez que auxilia nas atividades do sistema nervoso, na manutenção da saúde dos órgãos vitais, na melhor absorção de nutrientes pelo organismo e proteção e hidratação das nossas células como um todo.
Sendo assim, e mantendo em mente a importância do equilíbrio e da totalidade da nossa alimentação, há alguns alimentos e grupos de nutrientes que podemos ressaltar como sendo importantes para um melhor desempenho em questão de concentração e esforços mentais, como por exemplo:
- As vitaminas do complexo B, em especial a B12, também chamada cobalamina ou cianocobalamina, encontrada principalmente em carnes, derivados de leite e ovos, podendo também ser suplementada caso haja a necessidade;
- Alimentos fonte de ômega 3, como alguns tipo de peixes, camarão, nozes, sementes de chia e linhaça, folhas verde-escuras e alguns tipos de óleos vegetais;
- Carboidratos integrais, como a aveia em flocos e produtos como arroz, pães e massas integrais;
- Chocolates com porcentagens de cacau acima de 70%;
- Alimentos fonte de magnésio, como é o caso do abacate, algumas leguminosas, amêndoas, peixes gordurosos, espinafre e semente de abóbora;
- Café, e chás com a presença de cafeína na composição.
Uma boa dica também, muito abordada por nutricionistas e profissionais da área, é a de não se manter por muitas horas sem se alimentar. Passar longos períodos sem comer pode acabar sendo um aliado da baixa produtividade e da sensação de cansaço e desânimo.
De maneira que, muitos profissionais da saúde recomendam que sejam feitas pequenas pausas de 3 em 3 horas para ingerir algum alimento saudável, como porções de frutas, castanhas e oleaginosas, iogurtes e entre outros exemplos.
A atividade Física como aliada de uma vida mais saudável e um melhor desempenho no trabalho
Outro ponto que pode ajudar e muito na nossa saúde e atividades do dia a dia e de trabalho são os exercícios físicos, principalmente quando são aliados a uma alimentação balanceada e saudável.
Alguns possíveis benefícios da prática regular de exercícios físicos são a redução dos níveis de estresse, uma maior capacidade de concentração mental, aumento da oxigenação do cérebro, uma maior sensação de disposição e a melhora da qualidade do sono, que por sua vez traz uma maior sensação de descanso para o corpo e para a mente.
Quando aliada a uma alimentação equilibrada e rica em alimentos saudáveis, e a uma boa ingestão de água, a prática de atividades físicas pode ajudar no nosso desempenho em funções do nosso dia a dia, podendo trazer uma maior disposição e ânimo até mesmo nas horas de trabalho.
Sendo assim, é muito importante pensarmos na nossa saúde de maneira integral, unindo uma alimentação saudável e equilibrada, com uma boa ingestão de água e a prática de atividades físicas de maneira regular, trazendo não apenas uma melhora para nossa saúde, mas aumentando nossa sensação de bem estar, vitalidade e disposição, e possivelmente nos tornando mais focados, animados e até mesmo melhorando nosso desempenho no trabalho.