Estudo aponta que a presença de alergias alimentares reduz os riscos do paciente agravar por infecção por COVID-19

alergia 2

Um estudo financiado pelo National Institutes of Health descobriu que pessoas com alergias alimentares são menos propensas a serem infectadas com SARS-CoV-2 (o vírus que causa COVID-19), do que pessoas que as possuem. A pesquisa foi publicada no Journal of Allergy and Clinical Immunology .

O estudo Human Epidemiology and Response to SARS-CoV-2 (HEROS) também descobriu que crianças de 12 anos ou menos têm a mesma probabilidade de serem infectadas pelo vírus como adolescentes e adultos, mas 75% das infecções em crianças são assintomáticas. Além disso, o estudo confirmou que a transmissão do SARS-CoV-2 em domicílios com crianças é alta. Estas descobertas foram publicadas hoje no Journal of Allergy and Clinical Immunology .

Quando o estudo HEROS foi iniciado em 2020, evidências preliminares de outras pesquisas sugeriram que ter uma doença alérgica poderia reduzir a suscetibilidade de uma pessoa à infecção por SARS-CoV-2. Os investigadores do HEROS descobriram que ter alergia alimentar auto-relatada e diagnosticada pelo médico reduziu o risco de infecção pela metade, mas a asma e as outras condições alérgicas monitoradas – eczema e rinite alérgica – não foram associadas à redução do risco de infecção. No entanto, os participantes que relataram ter alergia alimentar eram alérgicos a três vezes mais alérgenos do que os participantes que não relataram ter alergia alimentar.

Uma vez que todas essas condições foram autorrelatadas, a equipe do estudo HEROS analisou os níveis de anticorpos específicos da imunoglobulina E (IgE), que desempenham um papel fundamental na doença alérgica, no sangue coletado de um subconjunto de participantes. Uma correspondência entre alergia alimentar autorrelatada e medições de IgE específicas para alérgenos alimentares apoia a precisão da alergia alimentar autorrelatada entre os participantes do HEROS, de acordo com os pesquisadores.  

O Dr. Hartert, um dos pesquisadores, investiga que a inflamação tipo 2, uma característica de condições alérgicas, pode reduzir os níveis de uma proteína chamada receptor ACE2 na superfície das células das vias aéreas. O SARS-CoV-2 usa esse receptor para entrar nas células, portanto, sua escassez pode limitar a capacidade do vírus de infectá-las. 

Diferenças nos comportamentos de risco entre pessoas com alergia alimentar, como comer fora em restaurantes com menos frequência, também podem explicar o menor risco de infecção para esse grupo. No entanto, por meio de avaliações quinzenais, a equipe do estudo descobriu que os domicílios com participantes alérgicos a alimentos tinham níveis apenas ligeiramente mais baixos de exposição da comunidade do que outros domicílios.

alergia

ESTUDO HEROS

A equipe do estudo HEROS monitorou a infecção por SARS-CoV-2 em mais de 4.000 pessoas, em quase 1.400 famílias que incluíam pelo menos uma pessoa com 21 anos ou menos. Essa vigilância ocorreu em 12 cidades dos Estados Unidos no período de maio de 2020 e fevereiro de 2021, antes do lançamento e aplicação ampla de vacinas COVID-19 entre pessoas que não atuam na área de de saúde nos Estados Unidos e antes do surgimento generalizado de variantes preocupantes. Os participantes foram recrutados a partir de estudos existentes, financiados pelo NIH, focados em doenças alérgicas. Aproximadamente metade das crianças, adolescentes e adultos participantes tinham auto-relato de alergia alimentar, asma, eczema ou rinite alérgica.

Um cuidador em cada casa coletava amostras nasais dos participantes a cada duas semanas para testar o SARS-CoV-2 e preencheu pesquisas semanais. Se um membro da família desenvolvesse sintomas consistentes com COVID-19, swabs nasais adicionais eram coletados. Amostras de sangue também foram coletadas periodicamente.

O mesmo estudo corrobora pesquisas anteriores que identificaram a obesidade e o alto índice de massa corporal (IMC) como fatores de risco para o agravamento de COVID-19. Em contraposição ao que vinha sendo apontado, o estudo identificou também que a asma não aumenta o risco de infecção por SARS-CoV-2.

Confira aqui o estudo: doi.org/10.1016/j.jaci.2022.05.014 .

Leandro Pessoa Dantas da Silva

Jornalista e Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Leandro Pessoa Dantas da Silva

Leandro Pessoa Dantas da Silva

Jornalista e Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail