O tutano é uma substância extraída dos ossos de animais bovinos, geralmente é retirado dos ossos das pernas desses animais.
De consistência gelatinosa e sabor intenso, é usado para o preparo de sopas, geleias e pratos culinários salgados.
No entanto, a concentração de gorduras no tutano de boi é alta, onde 100 gramas do produto possui 786 calorias, o que corresponde a mais de 30% do valor energético da dieta de um adulto saudável.
Nesse sentido, o consumo excessivo e em grandes quantidades é prejudicial para a saúde, contribuindo para o aumento de peso e enfraquecendo o sistema cardiovascular.
Por isso, veja mais sobre o tutano de boi e suas curiosidades no decorrer deste artigo:
Para que serve?
O tutano de boi não costuma ser consumido puro, geralmente ele acompanha torradas, pães, farofas e outros alimentos.
Neste caso, ele é usado como um ingrediente que confere mais sabor e palatabilidade aos pratos.
Da mesma forma que deve-se ter cuidado com a quantidade de tutano que você vai comer ou colocar na comida, já que ele vai acrescentar muitas calorias aos alimentos.
Tutano de boi tem colágeno
Por ser rico em colágeno, este alimento contribui para a saúde da pele, além de ser rico em substâncias indispensáveis para a saúde, presentes na medula óssea do boi.
Dessa forma, as substâncias presentes no tutano de boi são essenciais para eventos como:
- Transporte de oxigênio;
- Manutenção da imunidade;
- Coagulação sanguínea.
Pobre em proteínas, mas rico em gorduras boas
Embora seja um alimento saudável quando consumido em pequenas quantidades, o tutano de boi não possui tantas proteínas como a maioria dos alimentos de origem animal.
Todavia, as proteínas são importantes para estimular o crescimento muscular e promover a saciedade, ideais para quem não quer engordar.
Em 100 gramas de tutano de boi existem apenas 7 gramas de proteína, o que faz deste alimento uma opção não muito saudável para quem está acima do peso.
No entanto, a boa notícia é que o tutano de boi contém gorduras boas, através do ácido linoléico conjugado, que diminui a inflamação e aumenta as defesas do organismo.
Além disso, o tutano contém algumas vitaminas como Tiamina, Riboflavina, Vitamina A, E e B12, além de minerais como ferro e fósforo.
Afinal, tutano de boi engorda ou não?
Diante das informações apuradas até aqui, conclui-se que o tutano de boi é uma gordura boa, no entanto, deve ser consumida em pouca quantidade.
Mesmo que seja rico em colágeno e fonte de alguns micronutrientes, as pessoas que estão acima do peso não devem consumir tutano de forma frequente.
Em contrapartida, se você se encontra no peso ideal e quer melhorar a saúde da pele e do sistema imune, consumir tutano é uma opção válida, desde que com equilíbrio.
Dessa forma, equilíbrio é a peça chave para que os benefícios do tutano sejam oferecidos ao seu organismo sem prejudicar o seu peso.
Para que isso não ocorra, uma boa dica é, ao consumir tutano de boi, associá-lo a uma fonte protéica como as carnes magras, por exemplo.