Simulador de caminhada emagrece? Quantos minutos devo fazer por dia?

O simulador de caminhada (stepper) é uma alternativa mais econômica para quem não pode ter uma esteira ergométrica em casa.

Sendo assim, ele funciona como se fosse um aparelho de exercícios, fazendo o corpo se movimentar por completo.

Steppers são uma ótima maneira de obter um treino cardiovascular eficaz e de baixo impacto, bom para as articulações. Além disso, como seus pés nunca saem dos pedais, os steppers podem melhorar sua capacidade aeróbica e resistência, sem falar na queima de um número significativo de calorias.

No entanto, muita gente tem dúvidas se o simulador de caminhada realmente emagrece ou não.

Neste artigo você vai conhecer mais sobre o simulador de caminhada e os impactos que ele pode causar no peso.

Como funciona um simulador de caminhada

A principal finalidade do simulador de caminhada é a realização de exercícios aeróbicos, aqueles que influenciam na saúde cardiorrespiratória.

Simulador de caminhada emagrece 2 1

De acordo com diversas marcas que o vendem, este aparelho promove até 70% da frequência cardíaca máxima, que é uma das faixas que mais queimam calorias.

Nesse sentido, o simulador imita os movimentos de uma caminhada normal, você só precisa subir no aparelho, segurar-se nos apoia e movimentar os braços e pernas para frente e para trás.

Dessa forma, o simulador de caminhada é a melhor alternativa para aqueles que não tem muito tempo para dedicar-se aos exercícios físicos diariamente.

Além disso, tem um valor menor que outros aparelhos como a esteira ergométrica ou qualquer outro equipamento de exercícios.

Tipos de Posições Disponíveis no Aparelho 

1- Posição Neutra 

A posição neutra baseia-se em manter o corpo bem alinhado, onde as pernas e os braços são as partes mais trabalhadas.

2- Inclinado para frente 

Posição que fortalece os músculos das coxas e dos glúteos, deixando-os mais fortes, resistentes e mais definidos.

3- Inclinado para trás

Esta posição pode causar desequilíbrio no início, mas é fundamental para estimular o sistema locomotor e melhorar o equilíbrio.

Benefícios do simulador de caminhada

Os principais benefícios relacionados ao uso frequente do simulador de caminhada são:

  • Melhora da capacidade cardiorrespiratória
  • Diminuição dos impactos causados pelos exercícios convencionais 
  • É um investimento de baixo valor econômico
  • Queima muitas calorias por sessão
  • Fortalece o sistema imunológico, articular e ósseo 
  • É prático e pode ser usado a qualquer hora do dia 
  • Estimula a queima de gordura
  • Previne o surgimento de lesões causadas pelo sedentarismo
  • Diminui as taxas de colesterol LDL e colesterol total 
  • Auxilia tanto na manutenção de peso quando na perda 

É possível emagrecer apenas com o simulador de caminhada?

Simulador de caminhada emagrece 1

Partindo da ideia de que as caminhadas tradicionais contribuem para o emagrecimento, o simulador de caminhadas também pode emagrecer.

No entanto, assim como a caminhada normal, o resultado depende de alguns fatores como o tempo de atividade, a intensidade dos exercícios e a dieta do dia a dia.

Dessa forma, dificilmente uma pessoa que ingere alimentos altamente calóricos irá conseguir emagrecer apenas com o simulador de caminhada.

Também é necessário ter bom senso, a fim de evitar que os minutos de atividade no aparelho não sejam em vão.

Portanto, você pode emagrecer com o simulador de caminhada, na verdade, é mais fácil, desde que os cuidados com a alimentação também sejam priorizados.

Quantas calorias consigo perder com o simulador de caminhadas?

De maneira geral, uma sessão de exercícios de 45 minutos no simulador de caminhada faz o corpo queimar de 350 a 500 calorias.

Este valor corresponde ao total de energia referente aos alimentos de um café da manhã ou da tarde.

Assim, se você queimar esta quantidade de calorias de segunda a sexta, terá queimado entre 1750 e 2500 calorias na semana.

Na prática, este valor pode eliminar entre 500 gramas a 1 quilo de peso por semana, dependendo do seu ritmo.

Contudo, é importante saber que para perder esta quantidade você não deve exagerar na alimentação diária, ou seja, não deve comer a mais devido ao fato de estar fazendo atividade física no simulador.

Este erro é o principal responsável por várias pessoas não conseguirem perder peso adequadamente.

Diferença entre a caminhada normal e a caminhada no simulador 

Simulador de caminhada emagrece 3 1

Outro assunto relevante é que a caminhada na rua trabalha partes diferentes do corpo quando comparada ao simulador.

No geral, os músculos das pernas, coxas, glúteos, braços e cintura são os mais impactados pelo simulador.

Isso significa que essas regiões tornam-se mais fortalecidas e mais magras. Entretanto, sabemos que a parte que mais incomoda as pessoas é a gordura localizada na barriga e no abdômen.

Nesse sentido, a caminhada na rua é mais interessante, pois ela estimula o corpo todo, inclusive os músculos do abdômen.

Não significa que o simulador não irá retirar a gordura da barriga, este processo vai acontecer do mesmo jeito.

Porém, a perda de gordura localizada na barriga costuma ser alcançada mais facilmente com exercícios de alto impacto como flexões, prancha, polichinelo e outros exercícios.

De qualquer forma, o simulador vai retirar a gordura localizada na barriga de forma gradativa, mesmo que este processo leve um pouco mais de tempo.

Quais os grupos mais indicados para o uso do simulador?

O simulador de caminhada pode ser usado por qualquer tipo de pessoa, em qualquer idade. No entanto, é mais indicado para:

  1. Indivíduos com doenças osteo inflamatórias que não conseguem fazer exercícios de maior impacto
  2. Idosos que querem fortalecer o sistema ósseo 
  3. Pessoas que estão em busca do emagrecimento e estão impossibilitadas de atividades ao ar livre 
  4. Homens e mulheres que desejam definir os músculos das pernas, braços e glúteos

Quantos minutos de caminhada devo fazer por dia no simulador para emagrecer?

É recomendado que você faça pelo menos 5 sessões de 30 minutos na semana, para alcançar a meta de 2 horas e 30 minutos de atividade física indicada pela Organização Mundial da Saúde.

Contudo, nada impede que você possa estender a duração das atividades, de acordo com a tolerância do organismo.

É importante saber que esta recomendação também vale para as pessoas que precisam fortalecer a musculatura e os ossos, assim como quem precisa diminuir as taxas de colesterol.

Além disso, você deve descansar o corpo entre um dia de atividade e outro, pois quando estamos acima do peso a fadiga vem com mais facilidade, aumentando o desânimo.

Para isso, certifique-se de dormir bem e alimentar-se adequadamente sem pular refeições ou ficar longas horas em jejum.

Em resumo, o simulador de caminhada pode auxiliar no emagrecimento saudável e é apenas mais uma das possibilidades para fazer perder peso.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

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Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
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