O aumento do número de pessoas que são consideradas obesas ou com sobrepeso é um dos maiores males do século XXI. A rotina de vida agitada nem sempre permite que os pacientes comam de maneira saudável e se exercitem de forma apropriada.
Por conta disso, existem hoje, no mercado, diversos medicamentos que auxiliam na perda de peso. Um desses medicamentos é o saxenda, um que promete ajudar os pacientes a reduzirem até 10% do peso corporal.
Confira abaixo mais informações sobre ele, incluindo quantos dias dura uma caneta de Saxenda.
O que é saxenda?
O Saxenda é um medicamento do tipo injetável que é utilizado para o tratamento de pessoas obesas ou com sobrepeso[1]Drucker DJ, Dritselis A, Kirkpatrick P. Liraglutide. Nature reviews Drug discovery. 2010 Apr 1;9(4)..
Como a saxenda funciona
Esse medicamento contém uma substância chamada liraglutida, que é semelhante ao hormônio natural chamado de GLP-1 que é liberado no intestino após as refeições[2]Perry CM. Liraglutide. Drugs. 2011 Dec;71(17):2347-73..
A liraglutida atua nos receptores do cérebro que regulam o apetite, causando a sensação de saciedade. Dessa forma, o paciente sente menos fome e, assim, estimula o emagrecimento[3]Astrup A, Rössner S, Van Gaal L, Rissanen A, Niskanen L, Al Hakim M, Madsen J, Rasmussen MF, Lean ME, NN8022-1807 Study Group. Effects of liraglutide in the treatment of obesity: a randomised, … Continue reading.
Para que serve saxenda
O Saxenda é indicado para o tratamento de adultos com obesidade ou sobrepeso.
- Obesidade: quando o valor do IMC (índice de massa corporal do paciente) é superior a 30 kg/m2;
- Excesso de peso: quando o IMC é superior a 27 kg/m2, e está associado a doenças como pressão alta, diabetes mellitus, dislipidemia ou colesterol alto.
Como usar a caneta de saxenda?
Somente o médico é capaz de indicar a dose apropriada de Saxenda, considerando o peso, idade e histórico do paciente. O horário de aplicação também pode variar, não sendo necessário seguir os horários das refeições.
Este medicamento deve ser aplicado via subcutânea, embaixo da pele da coxa, braço ou abdômen, seguindo os passos abaixo:
- Retire a tampa da caneta;
- Coloque uma agulha nova na ponta, e a enrosque até apertar;
- Retire a proteção exterior e interior da agulha, jogando fora a proteção interna;
- Rode o topo da caneta para selecionar a dose que foi recomendada pelo médico;
- Insira a agulha na pele, em um ângulo de 90º;
- Pressione o botão da caneta até o marcador de doses apresentar o número 0;
- Conte lentamente até 6 com o botão pressionado e, só depois, retire a agulha da pele;
- Coloque a tampa exterior da agulha e remova a agulha;
- Jogue a agulha no lixo apropriado;
- Coloque a tampa da caneta para fechar.
É importante lembrar que a Parte superior da caneta do Saxenda contém 3 mL de solução pronta para uso, contendo 6 mg de liraglutida para cada 1 mL da solução. Portanto, o paciente deve sempre ter o cuidado de marcar a dose correta na caneta, de acordo com a semana de tratamento e orientação médica.
Além disso, a dose máxima de 3 mg por dia não deve ser ultrapassada.
Caso o paciente se esqueça de aplicar uma dose no horário correto, deve-se aplicar assim que lembrar. No entanto, se mais de 12 horas tiverem se passado, não é recomendado aplicar a dose esquecida, aplicando somente a dose seguinte no horário de costume.
O paciente não deve dobrar a dose para compensar a dose esquecida.
Uma caneta de Saxenda dura quantos dias?
Como vimos, uma caneta do Saxenda contém 3 mL de solução pronta para uso. Portanto, o tempo de duração dela irá depender do tratamento que está sendo realizado.
A caixa de Saxenda é vendida com 3 canetas que, em geral, são suficientes para 3 meses de tratamento, quando utilizada a dose mínima recomendada e o produto é armazenado corretamente. Ou seja, armazenada na geladeira, em temperatura entre 2º a 8ºC.
Além disso, é importante mencionar que, após iniciado o uso da caneta, o produto é válido por 1 mês. Depois desse período, qualquer quantidade não utilizada deve ser descartada.
Efeitos colaterais
O Saxenda pode apresentar efeitos colaterais. Os mais comuns são:
- Náusea
- Diarreia
- Prisão de ventre
- Tontura
- Cansaço
Mais raramente, os pacientes também podem sentir:
- Indigestão
- Gastrite
- Azia
- Gases intestinais
- Boca seca
- Fraqueza
- Alterações no paladar
- Cálculos biliares
- E reações no local da injeção
Anda mais raramente, o uso do Saxenda pode causar hipoglicemia, que é caracterizada pela diminuição da quantidade do açúcar no sangue, que pode ser percebido através dos sintomas como:
- Aumento da fome;
- Produção excessiva de suor;
- Irritabilidade;
- Tontura;
- Coração acelerado;
- Sensação de ansiedade ou tremores.
Se esses sintomas forem identificados, é importante comunicar ao médico, para que seja feita uma avaliação da dose do Saxenda recomendada para o tratamento.
Quem não deve usar
Os grupos de pacientes que não devem utilizar Saxenda para tratamento da obesidade e sobrepeso são crianças e adolescentes menores de 18 anos, mulheres grávidas ou que estão amamentando, e pacientes que têm histórico de alergia à liraglutida ou qualquer outro componente da fórmula.
Além disso, o Saxenda não deve ser utilizado por pacientes que apresentam ou já tiveram tumor na tireoide, ou ainda aqueles que utilizam outros remédios agonistas do receptor de GLP-1.
Referências Bibliográficas
↑1 | Drucker DJ, Dritselis A, Kirkpatrick P. Liraglutide. Nature reviews Drug discovery. 2010 Apr 1;9(4). |
---|---|
↑2 | Perry CM. Liraglutide. Drugs. 2011 Dec;71(17):2347-73. |
↑3 | Astrup A, Rössner S, Van Gaal L, Rissanen A, Niskanen L, Al Hakim M, Madsen J, Rasmussen MF, Lean ME, NN8022-1807 Study Group. Effects of liraglutide in the treatment of obesity: a randomised, double-blind, placebo-controlled study. The Lancet. 2009 Nov 7;374(9701):1606-16. |