Sente-se ansioso? Não está sozinho. Todo mundo já vivenciou ansiedade ao longo do tempo. A ansiedade é uma parte normal da resposta ante a desafios e perigos na vida. Às vezes, a ansiedade pode se tornar uma experiência persistente ou debilitante.
Ansiedade persistente pode se apresentar de diferentes maneiras para cada um. Algumas pessoas se veem com o pensamento rápido demais e suas mentes dão saltos, de um medo a outro; alguns vão parar na Emergência porque acreditam estar passando por um ataque cardíaco; e alguns precisam ir ao banheiro… a cada dez minutos.
A ansiedade pode ser definida como uma condição orientada para o futuro, caracterizada pela apreensão relacionada à percepção de não ser capaz de controlar ou prever eventos potencialmente aversivos. Além disso, os pacientes apresentam sintomas corporais de tensão e uma mudança no foco de atenção para eventos potencialmente aversivos ou para respostas afetivas.
Os distúrbios psiquiátricos são algumas das doenças mais comuns e difíceis de tratar na medicina. Eles têm uma prevalência ao longo da vida de quase 50%, e são responsáveis por aproximadamente 15% das incapacidades.
Tanto a depressão quanto a ansiedade são difíceis de tratar. Apesar da eficácia baseada em evidências de antidepressivos, ansiolíticos e psicoterapia, as taxas de recaída para ansiedade e depressão se aproximam de 50%.
Como um dos tratamentos médicos complementar, a acupuntura tem uma longa história e muitas experiências médicas foram acumuladas após anos. A Organização Mundial da Saúde reconheceu seu benefício para algumas condições médicas, como dores crônicas, ansiedade e depressão.
Na medicina moderna, os sintomas somáticos e os sintomas psicológicos dos transtornos de ansiedade não são mais independentes ou individuais.
O transtorno de ansiedade é uma doença representativa desta categoria de “transtorno neurótico, relacionado ao estresse e somático”, e é uma doença que pode se beneficiar fortemente do uso da teoria da medicina oriental sob o ponto de vista de “mente e corpo”, que enfatiza a correlação entre a mente e o corpo.
A acupuntura pode ser um tratamento eficaz para transtornos de ansiedade crônica.
A acupuntura originou-se na China entre os anos 2000 e 100 aC. Esta modalidade envolve perfurar a pele com agulhas curtas e finas em locais específicos chamados pontos de acupuntura[1]Zhao ZQ. Neural mechanism underlying acupuncture analgesia. Progress in neurobiology. 2008 Aug 1;85(4):355-75..
Os acupunturistas escutam, com frequência, perguntas como “Quão eficaz a acupuntura é para a ansiedade?” ou “Quantas sessões de acupuntura eu vou precisar para tratar a minha ansiedade?”.
Do ponto de vista fisiológico, a acupuntura consegue tratar a ansiedade porque interage e acalma o sistema nervoso simpático de modo a nos tirar de respostas do tipo “bater ou correr”. Por causa disso, muitas pessoas sentem-se mais calmas durante a sessão.
Lista: Benefícios da Acupuntura na Ansiedade
- Reduz os níveis de estresse: a acupuntura ajuda a induzir o relaxamento e reduzir os níveis de estresse, permitindo que as pessoas gerenciem sua ansiedade de forma mais eficaz.
- Melhora o humor: a acupuntura ajuda a aumentar a liberação de endorfinas no cérebro, o que ajuda a melhorar o humor e reduzir a ansiedade.
- Melhora a qualidade do sono: a acupuntura pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, reduzindo o estresse e a tensão, permitindo que as pessoas tenham um sono mais reparador.
- Aumenta a imunidade: a acupuntura ajuda a estimular o sistema imunológico do corpo, o que pode ajudar a reduzir os sintomas físicos da ansiedade.
- Reduz a dor: a acupuntura pode ajudar a reduzir a dor física, o que pode ter um efeito positivo na saúde mental e ajudar a reduzir a ansiedade. É comumente usado para tratar a dor, como dor crônica, dores de cabeça (enxaqueca, cefaléia tensional) e osteoartrite, além de dor miofascial e tendinopatias.
- Promove o relaxamento: a acupuntura pode ajudar a induzir um estado de relaxamento profundo, o que pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade.
- Reduz os sintomas da depressão: a acupuntura também pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
Pontos de Acupuntura e seus benefícios
Acredita-se que os pontos de acupuntura se correlacionam com os locais onde os estímulos externos resultam em um estímulo sensorial maior, por exemplo, pontos motores dos músculos e feixes nervosos periféricos.
A acupuntura é capaz de estimular o sistema nervoso através da regulação do equilíbrio bioquímico no corpo[2]Cabýoglu MT, Ergene N, Tan U. The mechanism of acupuncture and clinical applications. International journal of neuroscience. 2006 Jan 1;116(2):115-25.. Evidências recentes mostram que o principal mecanismo de ação no manejo dos transtornos de ansiedade é pela forma como é capaz de aumentar os seguintes neurotransmissores e hormônios como endorfinas, serotonina, dopamina e noradrenalina[3]Napadow V, Ahn A, Longhurst J, Lao L, Stener-Victorin E, Harris R, Langevin HM. The status and future of acupuncture mechanism research. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. 2008 … Continue reading.
Além disso, uma grande vantagem da acupuntura sobre os tratamentos convencionais é que a acupuntura não causa efeitos colaterais na grande maioria dos pacientes[4]Lao L. Acupuncture practice, past and present: is it safe and effective?. Journal of the Society for Integrative Oncology. 2006 Jan 1;4(1):13-5..
Mas há mais do que isso na acupuntura. Como médicos e especialistas em Medicina Tradicional Chinesa, nós olhamos a pessoa como um todo e fazemos a pergunta: “Porque esta pessoa está apresentando a ansiedade desta forma?”.
O que acontece durante a sessão de acupuntura para ansiedade?
Durante a consulta, seu médico pode perguntar como é que você vivencia a ansiedade. O que significa que perguntará como ela se manifesta nos âmbitos físico, mental e emocional.
O médico faz um exame clínico geral, avaliando a pessoa como um todo.
Pode, em alguns casos, ajudar a desvendar as circunstâncias que levaram ao desenvolvimento da ansiedade.
Mas estamos interessados mesmo é no que aconteceu, ou está acontecendo, dentro de você. Estamos interessados no momento em que o desequilíbrio aconteceu e começou a privá-lo de sua resiliência, e que agora, o impede de seguir. Queremos ir além da resposta “bater ou correr”.
Técnicas relacionadas, incluindo acupuntura auricular (pontos de acupuntura na orelha), acupuntura a laser (estimulação de pontos de acupuntura com terapia a laser de baixa intensidade) e acupressão (pressão aplicada nos pontos de acupuntura) também podem ser usadas.
Tabela: Possibilidades numa sessão de acupuntura
Etapa | Descrição |
---|---|
1 | O médico primeiro perguntará sobre seu histórico médico e o motivo da visita. |
2 | O médico fará um exame físico detalhado |
3 | O acupunturista irá inserir agulhas muito finas em pontos específicos do corpo. |
4 | As agulhas podem ser suavemente manipuladas ou aquecidas. |
5 | As agulhas permanecerão no local por 10 a 30 minutos. |
6 | O acupunturista removerá as agulhas e poderá aplicar calor, pressão ou massagem na área. |
7 | O acupunturista pode recomendar mudanças no estilo de vida. |
Maneiras diferentes da ansiedade afetar as pessoas
Os sintomas que podemos monitorar de semana a semana são numerosos, e podem incluir:
- Incapacidade de relaxar, de ter um raciocínio circular, presença de aversão à eventos sociais
- Irritabilidade, raiva, pensamento obsessivo, medos e fobias.
- Palpitações cardíacas, mãos suadas, dificuldade de respirar e falta de fôlego
- Insônia, sono agitado, pesadelos
- Dor
- Intestino irritado (diarreia, constipações, inchaços, indigestão)
- Alta frequência urinária e incontinência.
- Queda de cabelo, isolamento social
Quantas sessões de acupuntura são necessárias para se tratar a ansiedade?
Em geral, recomendamos um programa de 4 a 6 sessões para haver melhoras significativas[5]Sniezek DP, Siddiqui IJ. Acupuncture for treating anxiety and depression in women: a clinical systematic review. Medical acupuncture. 2013 Jun 1;25(3):164-72.
Cada sessão tem duração média de 30 a 45 minutos. Os pacientes costumam sentir-se mais relaxados durante e logo após cada tratamento. Com frequência percebemos que o relaxamento se estende, também, por períodos longos após cada sessão[6]Wang SM, Kain ZN. Auricular acupuncture: a potential treatment for anxiety. Anesthesia & Analgesia. 2001 Feb 1;92(2):548-53..
Os pacientes relatam que se sentem “como eles mesmos de novo”. Um pouco de cada vez, as pessoas começam a desenvolver um maior otimismo e confiança. Sorriem mais vezes e riem de forma mais genuína. Acupuntura para insônia também pode ser benéfica.
Em geral, os pacientes descobrem que cuidar deles mesmos (comer bem, se exercitar e estabelecer limites) se torna mais fácil quando a sensação de ansiedade reduz.
Quão eficaz a acupuntura é para tratar a ansiedade?
Estudos atuais continuam a mostrar que a acupuntura é bem significativa na redução da ansiedade em uma ampla gama de situações e condições[7]Pilkington K, Kirkwood G, Rampes H, Cummings M, Richardson J. Acupuncture for anxiety and anxiety disorders–a systematic literature review. Acupuncture in Medicine. 2007 Jun;25(1-2):1-0..
O estudos observaram mulheres sob tratamento de Fertilização In Vitro, pacientes a caminho de cirurgias e estudantes se preparando para as provas, e notou-se que todos se beneficiaram da acupuntura como tratamento para a ansiedade.
Os resultados da acupuntura foram, de forma significativa, melhores que os efeitos da acupuntura sham para todos os casos.
Embora o mecanismo de tratamento da ansiedade com acupuntura não esteja claro até agora, mais e mais evidências sugerem o efeito da acupuntura no tratamento da ansiedade.
Referências Bibliográficas
↑1 | Zhao ZQ. Neural mechanism underlying acupuncture analgesia. Progress in neurobiology. 2008 Aug 1;85(4):355-75. |
---|---|
↑2 | Cabýoglu MT, Ergene N, Tan U. The mechanism of acupuncture and clinical applications. International journal of neuroscience. 2006 Jan 1;116(2):115-25. |
↑3 | Napadow V, Ahn A, Longhurst J, Lao L, Stener-Victorin E, Harris R, Langevin HM. The status and future of acupuncture mechanism research. The Journal of Alternative and Complementary Medicine. 2008 Sep 1;14(7):861-9. |
↑4 | Lao L. Acupuncture practice, past and present: is it safe and effective?. Journal of the Society for Integrative Oncology. 2006 Jan 1;4(1):13-5. |
↑5 | Sniezek DP, Siddiqui IJ. Acupuncture for treating anxiety and depression in women: a clinical systematic review. Medical acupuncture. 2013 Jun 1;25(3):164-72 |
↑6 | Wang SM, Kain ZN. Auricular acupuncture: a potential treatment for anxiety. Anesthesia & Analgesia. 2001 Feb 1;92(2):548-53. |
↑7 | Pilkington K, Kirkwood G, Rampes H, Cummings M, Richardson J. Acupuncture for anxiety and anxiety disorders–a systematic literature review. Acupuncture in Medicine. 2007 Jun;25(1-2):1-0. |