A farinha de banana é uma farinha funcional, sem glúten, de fácil preparo, usada como substituta das farinhas comuns e que pode ser uma grande aliada da saúde.
Ela é feita a partir da banana, sendo facilmente encontrada em todas as regiões do País. Assim como as outras farinhas funcionais, a farinha de banana possui grande quantidade de fibra.
Por sua vez, a farinha de banana é considerada um amido resistente, ou seja, não é digerida no estômago, mas sim no intestino, o que proporciona diversos benefícios para a saúde.
Acompanhe este artigo até o fim e saiba mais sobre os benefícios da farinha de banana e veja como prepará-la na sua casa.
Benefícios
1- Promove o equilíbrio da microbiota
A farinha de banana verde é fermentada diretamente no intestino grosso, o que ajuda na proliferação de diversas bactérias benéficas para a saúde intestinal.
É importante saber que o desequilíbrio de microrganismos da microbiota favorece o aparecimento de doenças inflamatórias como Crohn, Doença Celíaca, Disbiose, Viroses e Diarreia.
2- Combate a diabetes
A farinha de banana possui baixo índice glicêmico, sendo uma grande aliada dos portadores de diabetes,
já que as fibras da farinha evitam a hiperglicemia.
Isso significa que a farinha de banana influencia na velocidade com que o amido é digerido e transformado em glicose.
Assim, ela gera uma digestão lenta, que diminui a quantidade circulante de glicose no sangue, impedindo a liberação excessiva de insulina, fazendo com que a glicose entre gradualmente nas células, ajudando assim a prevenir o aparecimento da diabetes.
3- É isenta de glúten
Nos últimos anos, o número de pessoas diagnosticadas com intolerância ao glúten, proteína presente no trigo e derivados aumentou consideravelmente.
Nesse sentido, a farinha de banana pode ser usada como substituta no preparo de pães, bolos e pratos para intolerantes ao glúten.
De fácil acesso e preparo, a farinha de banana é uma grande substituta das farinhas comuns, podendo ser o ingrediente principal de receitas como bolos, nhoques, tortas, cremes, cookies, bem como no acompanhamento de diversos alimentos como iogurte, açaí, salada de frutas, sucos, etc…
4- Aumenta a saciedade e favorece o emagrecimento
Como já dito, a farinha de banana é um alimento rico em fibras, o que ajuda na saciedade, inibindo a vontade de comer.
As fibras nada mais são do que um tipo de carboidrato não digerido pelo organismo, isto é, não são transformadas em calorias e saem através das fezes.
Por sua vez, inibem a vontade de comer e auxiliam no processo de emagrecimento, já que fazem as pessoas consumirem menor aporte de alimentos.
Portanto, todos aqueles que querem emagrecer, alinhando o consumo regular da farinha de banana às boas práticas alimentares e atividade física, obterão satisfatórios resultados.
5- Auxilia no combate a depressão
A farinha de banana também é uma grande aliada no tratamento da depressão, uma vez que é rica em vitaminas do complexo B e auxilia na produção do hormônio da felicidade, a serotonina .
Por sua vez, a banana é uma fruta rica em vitamina B6 e triptofano, fundamentais para a produção de serotonina.
Este neurotransmissor é responsável por controlar o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura do corpo e bem estar geral.
Logo, o uso da farinha de banana é uma alternativa no tratamento da depressão e de sintomas relacionados à doença.
6- Diminui as chances de câncer de intestino
Segundo dados mais recentes do Atlas da Mortalidade por Câncer, do INCA (Instituto Nacional do Câncer), em 2020 foram registradas no Brasil 20.245 mortes por câncer de intestino, sendo 9.889 homens e 10.356 mulheres.
Além disso, de acordo com as estimativas do órgão, o Brasil deve registrar 44 mil novos casos da doença por ano no próximo triênio, entre 2023 e 2025.
A previsão é de que 23.660 casos de câncer de intestino devem ser diagnosticados em mulheres e 21.970 nos homens.
Como a farinha de banana é digerida diretamente no intestino grosso, ela ajuda a manter a integridade da parede da mucosa intestinal.
Esta característica faz com que a absorção de nutrientes seja melhor trabalhada e a barragem da entrada de organismos perigosos à saúde humana ou substâncias não naturais aconteça.
O resultado final é que este alimento pode evitar a adesão de xenobióticos como aditivos alimentares, conservantes e aromatizantes nas paredes do intestino, diminuindo as chances de câncer.
7- Promove o ganho de massa magra
Nos dias atuais, é inegável que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a boa forma e saúde, sobretudo com relação ao ganho de massa muscular.
Entretanto, muitos adeptos da atividade física metem os pés pelas mãos ao tentarem acelerar os resultados com o auxílio das controversas aplicações hormonais e suplementos duvidosos.
Dessa forma, a farinha de banana é uma aliada no aumento do volume muscular, pois é um alimento rico em carboidratos e minerais importantes para aumentar a energia e melhorar a recuperação muscular após as atividades físicas intensas.
Ela pode ser utilizada como opção para o pré-treino e no pós-treino, quando associada a fontes proteicas como queijo, iogurte, ovos ou frango.
Como fazer farinha de banana de um jeito fácil e prático
A farinha de banana verde é um alimento de fácil preparo, que pode ser feito em casa sem grandes complexidades, conforme o passo a passo abaixo.
Vale registrar o baixo custo de preparo do produto, o que torna a farinha de banana uma preparação econômica e barata.
Por sua vez, a farinha de banana pode ser feita com qualquer espécie, como a nanica, banana prata, banana ouro e banana maçã, as mais encontradas. É importante saber que a farinha de banana só pode ser preparada com banana verde:
- Selecione e lave 6 bananas da espécie de sua preferência;
- Corte as bananas em fatias médias;
- Leve as bananas cortadas em uma assadeira ao forno em temperatura baixa, até que fiquem bem secas, quase esfarinhando;
- Deixe-as esfriar em temperatura ambiente. Na sequência, já frias, bata as bananas no liquidificador até desmanchar por completo;
- Por fim, peneire a mistura e guarde em um recipiente de vidro. Use sempre que quiser.