A acupuntura é uma técnica que faz parte da medicina tradicional chinesa, e consiste na manipulação de agulhas e sua inserção em pontos específicos do corpo, com o objetivo de curar ou aliviar uma doença e restaurar o bem-estar da pessoa[1]Cabýoglu MT, Ergene N, Tan U. The mechanism of acupuncture and clinical applications. International journal of neuroscience. 2006 Jan 1;116(2):115-25..
A acupuntura tem sido utilizada por milhares de anos na China e outros países da Ásia, mas é atualmente praticada em todos os países, tanto nas áreas oriental quanto ocidental, podendo estar integrada ao tratamento ocidental.
Benefícios | Detalhes |
---|---|
Dor | Tratamento promissor para a dor crônica, incluindo dor lombar, dor no pescoço, dores de cabeça e dor no joelho. Estudos recentes mostraram que a acupuntura pode ajudar a reduzir a dor e melhorar a capacidade do corpo de se recuperar da dor. Também pode reduzir a necessidade de medicamentos para dor e aliviar certos tipos de dor aguda. |
Bem-estar | Melhora o bem-estar geral, incluindo a redução do estresse e da ansiedade, melhorando o humor e o sono e promovendo o relaxamento. Também tem sido usado para reduzir os sintomas de certas condições de saúde, como fadiga, síndrome do intestino irritável e síndrome da fadiga crônica. |
Saúde mental | Ajuda a tratar uma variedade de condições de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático. Pode ajudar a reduzir sintomas como estresse, insônia e fadiga, além de ajudar a melhorar o bem-estar mental geral. |
A acupuntura funciona estimulando as terminações nervosas profundamente abaixo da superfície da pele. Ao manipular as agulhas em conjunto com uma estimulação elétrica suave (uma prática conhecida como eletroacupuntura), seus nervos são ativados, ajudando seu corpo a liberar substâncias chamadas endorfinas[2]Zhao ZQ. Neural mechanism underlying acupuncture analgesia. Progress in neurobiology. 2008 Aug 1;85(4):355-75..
Veja abaixo 7 benefícios do tratamento pela Acupuntura
1. Tratamento de dor e alívio de desconfortos
A acupuntura é usada principalmente para aliviar o desconforto associado a uma variedade de doenças e condições[3]Zhu SP, Luo L, Zhang L, Shen SX, Ren XX, Guo MW, Yang JM, Shen XY, Xu YS, Ji B, Zhu J. Acupuncture De-qi: from characterization to underlying mechanism. Evidence-Based Complementary and Alternative … Continue reading, incluindo:
- Náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia e pós-operatórias
- Dor de dente
- Fibromialgia
- Dores de cabeça, incluindo dores de cabeça de tensão e enxaquecas
- Dor do parto
- Dor lombar
- Dor no pescoço
- Osteoartrose
- Cólicas menstruais
- Distúrbios respiratórios, como rinite alérgica.
Como a acupuntura pode ajudar quem tem dor?
Mecanismos propostos para seus benefícios incluem:
Mecanismo | Explicação |
---|---|
Modulação neural | A acupuntura funciona estimulando certas vias nervosas, resultando na liberação de neurotransmissores que afetam o sistema nervoso central e levam a uma redução nos sinais de dor. |
Regulação do sistema imunológico | A acupuntura é conhecida por modular o sistema imunológico, levando ao aumento da produção de citocinas, que podem ajudar a reduzir a inflamação e a dor. |
Estimulação do sistema circulatório | A estimulação de certos pontos pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea na área, o que pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação. |
Redução de espasmos musculares | A estimulação de certos pontos de acupuntura pode ajudar a reduzir os espasmos musculares, o que pode levar a uma redução da dor. |
Regulação neuroendócrina | A acupuntura é conhecida por modular a atividade de certos hormônios, como as endorfinas, que podem ajudar a reduzir a percepção da dor. |
2. Redução de estresse e ansiedade
Uma das principais razões pelas quais as pessoas procuram tratamento de acupuntura é reduzir seus níveis de estresse.
Tratar a depressão e a ansiedade é desafiador. Apesar da eficácia comprovada de antidepressivos, ansiolíticos e psicoterapia, as taxas de recaída para ambas as doenças chegam a 50%. O descumprimento devido aos efeitos colaterais intoleráveis dos tratamentos (medicamentos) ou custos (psicoterapia) desempenham um grande papel nessas altas taxas de recaída.
Uma alternativa crescente é a acupuntura. Ela está ganhando popularidade nos Estados Unidos, com um número cada vez maior de pacientes, especialmente mulheres, buscando tratamento de acupuntura para transtornos afetivos.
A acupuntura pode ser uma opção eficaz para tratar a depressão e a ansiedade, especialmente para aqueles que não conseguem seguir um tratamento com medicamentos ou psicoterapia. É importante, no entanto, que o paciente procure um profissional de saúde qualificado para supervisionar o tratamento com acupuntura.
Mecanismo | Descrição |
---|---|
Neuro-humoral | Envolve a liberação de fatores humorais, como endorfinas, serotonina e outros neurotransmissores, o que resulta em um estado alterado de consciência e tem efeito calmante. |
Neuromuscular | Envolve a estimulação das fibras musculares, o que pode aumentar o fluxo sanguíneo e resultar em relaxamento. |
Neurovascular | Envolve a estimulação dos vasos sanguíneos, o que aumenta o fornecimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos, resultando em relaxamento. |
Neuroendócrino | Envolve a estimulação das glândulas endócrinas, o que resulta na liberação de hormônios que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. |
Neuromodulador | Envolve a modulação das vias nervosas, que podem ajudar a regular a resposta do cérebro ao estresse e à ansiedade. |
Restaurar o equilíbrio energético e desencadear respostas do sistema nervoso é um fator-chave para diminuir a reação ao estresse do corpo.
Estudos neurofisiológicos indicam que a acupuntura pode reduzir os níveis de hormônio do estresse e melhora o humor para ajudar a reduzir os sentimentos de ansiedade e aumentar os sentimentos de felicidade.
3. Tratamento de cefaléias e dores de cabeça como a enxaqueca
A acupuntura tem sido usada para tratar dores de cabeça há milhares de anos.
Estudos recentes mostraram que a acupuntura pode reduzir os dias com enxaqueca (prevenção) e pode ter efeitos duradouros[4]Linde K, Streng A, Jürgens S, Hoppe A, Brinkhaus B, Witt C, Wagenpfeil S, Pfaffenrath V, Hammes MG, Weidenhammer W, Willich SN. Acupuncture for patients with migraine: a randomized controlled trial. … Continue reading.
Causas comuns de dores de cabeça incluem:
- Estresse: Estresse e tensão podem causar dores de cabeça, pois o corpo responde a estressores físicos e emocionais. As dores de cabeça causadas por estresse são mais frequentemente sentidas como uma faixa de aperto ao redor da testa ou na parte de trás da cabeça.
- Desidratação: quando o corpo não recebe líquidos suficientes, a pessoa pode ficar desidratada, o que pode causar dor de cabeça. As dores de cabeça causadas pela desidratação costumam ser acompanhadas por sintomas como tontura, confusão, fadiga e boca seca.
- Cafeína: muita cafeína pode causar dores de cabeça em algumas pessoas. As dores de cabeça causadas pela abstinência de cafeína ocorrem quando uma pessoa que está acostumada a beber café ou chá de repente para de tomá-lo. Essas dores de cabeça podem ser acompanhadas por outros sintomas, como fadiga, irritabilidade e depressão.
- Uso de medicamentos: alguns medicamentos, tanto os de venda livre quanto os prescritos, podem causar dores de cabeça. Estes incluem analgésicos, descongestionantes, pílulas anticoncepcionais e certos antidepressivos. Além disso, drogas recreativas, como cocaína e anfetaminas, também podem causar dores de cabeça.
- Fadiga ocular: Olhar para a tela do computador ou da televisão por longos períodos sem fazer pausas pode causar dores de cabeça devido à fadiga ocular. Essas dores de cabeça geralmente começam na nuca e se espalham pelas têmporas.
- Infecções sinusais: As infecções sinusais podem causar inflamação dos seios nasais, o que pode levar a dores de cabeça. Essas dores de cabeça são geralmente acompanhadas por outros sintomas de infecção sinusal, como nariz entupido ou escorrendo, dor de garganta e febre.
Acupuntura e cefaléias
No caso das dores de cabeça, a acupuntura pode ajudar a reduzir a intensidade da dor e até evitar que ela ocorra.
A acupuntura é um tratamento natural para dores de cabeça, podendo proporcionar alívio sem a necessidade de medicamentos ou cirurgias de risco. As agulhas utilizadas são estéreis e projetadas para causar desconforto mínimo, e o tratamento pode ser adaptado às necessidades individuais do paciente.
Com base em uma recente revisão sistemática de 22 ensaios clínicos envolvendo quase 5000 pessoas, há evidências de que a acupuntura reduz a frequência de cefaleia em indivíduos com enxaqueca e que o efeito pode ser semelhante ao observado com medicamentos preventivos. A frequência de dor de cabeça é reduzida em 50% ou mais em até 59% dos indivíduos que recebem acupuntura e esse efeito pode persistir por mais de 6 meses.
Com os efeitos colaterais mais comuns sendo uma sensação de euforia e relaxamento, a acupuntura é um tratamento de escolha para aqueles que procuram uma opção menos invasiva e livre de drogas.
- Para dor de cabeça crônica do tipo tensional, uma série de 10 sessões de acupuntura ao longo de 4 a 8 semanas pode ser considerado.
- Para enxaqueca, uma série de 10 sessões de acupuntura ao longo de 5 a 8 semanas pode ser considerado se os tratamentos preventivos de enxaqueca como topiramato e propranolol forem inadequados ou ineficazes.
4. Alívio de Patologias Gástricas e Digestivas
A ligação entre a saúde digestiva e a saúde geral é muito estudada recentemente.
A acupuntura pode efetivamente regular o sistema digestivo, o que é uma boa notícia para aqueles que sofrem de problemas gastrointestinais.
A acupuntura também ajuda a reduzir a dor e a inflamação, ajudando a regular o ácido estomacal e promover o peristaltismo. As ervas chinesas são frequentemente usadas para problemas digestivos, sozinhas ou em conjunto com tratamentos de acupuntura. Eles são tomados internamente e trabalham para ajustar a digestão, como suplementos alimentares ou modificação da dieta
Em geral, a acupuntura serve para tratar desequilíbrios regulando o sistema endócrino e nervoso através de uma série de pontos de identificação para a colocação da acupuntura. Esses pontos de acupuntura ajudam especificamente na função digestiva e podem ajudar a acelerar o metabolismo, reduzir a secreção de ácido gástrico e regular a função intestinal de pequeno e grande porte.
5. Tratamento de insônia
A acupuntura aumenta a capacidade natural do seu corpo de produzir mais melatonina. Esse hormônio – quando presente em quantidades ideais – regula seus ciclos de sono-vigília.
Hoje, em grande parte graças ao nosso estilo de vida moderno e maus hábitos de sono, muitas vezes é subproduzido, levando à insônia, despertares frequentes à noite ou estar exausto o tempo todo.
Sintomas da Insônia Crônica incluem:
- Fadiga: a insônia crônica pode causar fadiga extrema devido à falta de sono reparador. Isso pode levar à falta de energia e dificuldade de concentração.
- Alterações de humor: a insônia também pode causar alterações de humor, irritabilidade e até depressão devido a períodos prolongados de exaustão.
- Dificuldade em adormecer: A insônia crônica pode causar dificuldade em adormecer, mesmo quando há oportunidade e ambiente para descanso. Isso pode ser devido a uma mente acelerada, estresse ou ansiedade.
- Dificuldade para dormir: Pessoas com insônia crônica também podem ter problemas para dormir, muitas vezes acordando várias vezes durante a noite. Isso pode ser causado por estresse, ansiedade ou desconforto físico.
- Falta de foco: a insônia crônica pode causar falta de foco, dificuldade de concentração e dificuldade de lembrar das coisas devido à falta de sono reparador.
Se isso continuar por um tempo prolongado, é um terreno fértil para outros problemas de saúde futuros.
A acupuntura pode ajudar a restaurar sua capacidade natural de adormecer – e permanecer – facilmente adormecido, mais uma vez.
Benefício | Descrição |
---|---|
Estresse reduzido | As agulhas usadas na acupuntura estimulam a liberação de endorfinas, que ajudam a reduzir a resposta do corpo ao estresse. |
Melhor qualidade do sono | A acupuntura pode ajudar a redefinir o ciclo de sono/vigília do corpo e aumentar a produção de melatonina, levando a um sono mais profundo e reparador. |
Níveis de ansiedade mais baixos | A acupuntura é conhecida por ajudar a reduzir a ansiedade, acalmando o sistema nervoso e regulando os hormônios do corpo. |
Melhor humor | As endorfinas liberadas durante uma sessão de acupuntura podem ajudar a melhorar o humor e reduzir a depressão e a ansiedade. |
Sintomas de insônia reduzidos | Sessões regulares de acupuntura podem diminuir a gravidade e a frequência dos sintomas de insônia, levando a um sono melhor. |
Embora existam algumas limitações, estudos estão descobrindo que a acupuntura é um tratamento eficaz para a insônia.
Uma revisão sistemática de 46 ensaios clínicos, incluindo mais de 3800 pacientes com insônia, mostrou que a acupuntura melhorou significativamente a qualidade e a duração do sono quando comparada a nenhum tratamento, medicamentos ou acupuntura simulada. Segundo os autores, acupuntura parece ser eficaz no tratamento da insônia, especialmente associada ao tratamento convencional, potencializando seus efeitos.
6. Tratamento de Alergias
Sessões regulares de acupuntura são muito capazes de combater alergias sazonais e outros tipos comuns.
Para pacientes que apresentam sintomas leves de alergia ou cujas alergias são principalmente sazonais, a acupuntura pode reduzir seus sintomas.
Benefício | Descrição |
---|---|
Redução dos sintomas de alergia | A acupuntura pode ajudar a reduzir os sintomas de alergia, como espirros, congestão e coceira nos olhos. |
Menos efeitos colaterais | A acupuntura é geralmente segura com poucos efeitos colaterais, ao contrário de alguns medicamentos usados para tratar alergias. |
Sistema imunológico melhorado | A acupuntura pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e melhorar a capacidade do corpo de combater alergias. |
Inflamação reduzida | Pode ajudar a reduzir a inflamação das passagens nasais, o que pode reduzir os sintomas de alergia. |
Redução do estresse | Pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, o que pode piorar os sintomas de alergia. |
Ao estimular a imunidade natural de nossos corpos e as habilidades de autocura, os alérgenos são menos propensos a causar estragos, e a frequência dos ataques também pode ser bastante diminuída.
A acupuntura também trata os sintomas de alergias, como coriza, olhos inchados ou garganta irritada, de forma muito eficaz.
Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Berlim realizaram um grande estudo sobre a eficácia da acupuntura no tratamento da rinite alérgica sazonal. O estudo dividiu 422 pessoas em três grupos durante dois meses: um grupo recebeu tratamento com acupuntura, o segundo recebeu acupuntura “falsa”, com agulhas colocadas em pontos aleatórios, e o terceiro grupo tomou apenas anti-histamínicos. No final do estudo, o grupo que recebeu terapia de acupuntura relatou maior alívio dos sintomas do que os outros dois grupos.
7. Auxílio no tratamento de infertilidade
Para algumas mulheres, a acupuntura não é apenas uma maneira de aliviar o estresse quando você está tentando conceber, mas também tem se mostrado promissora para aumentar a fertilidade.
A acupuntura pode trazer alguns benefícios para pessoas que sofrem de infertilidade, especialmente quando combinada com a medicina tradicional.
Pode ajudar:
- No alívio de estresse
- Regular os desequilíbrios hormonais
- Aumentar o fluxo sanguíneo para o útero e ovários
Ao estimular nossos órgãos reprodutivos e a produção ideal de hormônios masculinos e femininos, a acupuntura oferece uma alternativa viável para casais que experimentam dificuldades em relação à infertilidade.
A acupuntura apoia a progressão saudável de uma gravidez e ainda pode otimizar a posição da criança no útero para um parto natural e sem problemas, preservando assim a fertilidade da mãe e a saúde reprodutiva corporal.
As mulheres geralmente são aconselhadas a iniciar a acupuntura 3 meses antes de iniciar tratamentos como fertilização in vitro (FIV) ou inseminação intrauterina. No entanto, iniciar a acupuntura junto com a terapia de fertilidade recomendada pelo seu médico ainda pode ser benéfica.
Acupuntura e outros benefícios
- O uso da acupuntura para modular a dor é uma das indicações mais amplamente usadas.
- Em 1998, o NIH (National Institutes of Health, dos EUA) reconheceu que a acupuntura parece eficaz em determinadas condições, nomeadamente na náusea e vómitos relacionados com a quimioterapia pós-operatória e na dor dental pós-operatória.
- Embora o seu uso em outras condições, como dor lombar, osteoartropatia, fibromialgia, dor de cabeça, abandono do tabagismo e depressão seja comum, poucos estudos foram concluídos examinando a eficácia.
- O uso de acupuntura falsa em não-acupontos pode servir como um controle questionável, dado que a inserção de uma agulha em qualquer local ainda pode trazer uma resposta biológica não prevista pelo investigador.
- Ainda assim, existem estudos que mostram que a acupuntura, no paciente e nas condições certas, pode desempenhar um papel em formas mais gerais de dor.
O tratamento por acupuntura é seguro?
Dois grandes estudos publicados no British Medical Journal, envolvendo 32.000 e 34.000 tratamentos de acupuntura, respectivamente, relataram apenas eventos adversos menores e infrequentes, como sangramento leve e dor leve para essa modalidade de tratamento.
Os efeitos colaterais mais comuns do tratamento com acupuntura são hematomas, sangramento menor ou dor que ocorre em menos de 2% dos casos.
Mais raramente, pode ocorrer desmaio, principalmente em pacientes nervosos, novos ou com histórico de desmaios. Para diminuir o risco, certifique-se de ter comido algo dentro de algumas horas antes do tratamento. Você também deve estar deitado durante a acupuntura. Certifique-se de informar o seu médico se você tem um histórico de desmaios e de quaisquer anticoagulantes que possa estar tomando
Em uma pequena porcentagem de pacientes, os sintomas podem piorar antes de melhorar. Isso geralmente é um sinal de que a cura começou. Certifique-se de entrar em contato com seu médico se o agravamento dos sintomas for grave ou durar mais de dois dias.
Conclusão
A acupuntura é um tratamento da medicina chinesa, usada há milhares de anos para tratar uma variedade de doenças. Nos últimos anos, a acupuntura tornou-se cada vez mais popular no Ocidente e agora é amplamente utilizada para tratar uma série de condições de saúde física e mental. A ciência ocidental tem sido cada vez mais usada para entender os mecanismos da acupuntura, e estudos mostram que ela pode ser um tratamento eficaz para dor, bem-estar e saúde mental.
Para a dor, descobriu-se que a acupuntura é eficaz na redução da dor crônica, incluindo dor lombar, dor no pescoço, dores de cabeça e dor no joelho. Estudos demonstraram que a acupuntura pode reduzir a dor, melhorar a recuperação da dor e reduzir a necessidade de medicamentos para a dor. Além disso, a acupuntura pode ser usada para tratar dores agudas, como lesões esportivas e dores pós-operatórias.
Em termos de bem-estar, descobriu-se que a acupuntura reduz o estresse e a ansiedade, melhora o humor e o sono e promove o relaxamento. Também pode ajudar a reduzir os sintomas de certas condições de saúde, como fadiga, síndrome do intestino irritável e síndrome da fadiga crônica.
Finalmente, a acupuntura tem sido usada para tratar uma variedade de condições de saúde mental, incluindo depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático. Estudos demonstraram que a acupuntura pode ajudar a reduzir o estresse, a insônia e a fadiga, além de melhorar o bem-estar mental geral.
Referências Bibliográficas
↑1 | Cabýoglu MT, Ergene N, Tan U. The mechanism of acupuncture and clinical applications. International journal of neuroscience. 2006 Jan 1;116(2):115-25. |
---|---|
↑2 | Zhao ZQ. Neural mechanism underlying acupuncture analgesia. Progress in neurobiology. 2008 Aug 1;85(4):355-75. |
↑3 | Zhu SP, Luo L, Zhang L, Shen SX, Ren XX, Guo MW, Yang JM, Shen XY, Xu YS, Ji B, Zhu J. Acupuncture De-qi: from characterization to underlying mechanism. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. 2013 Oct;2013. |
↑4 | Linde K, Streng A, Jürgens S, Hoppe A, Brinkhaus B, Witt C, Wagenpfeil S, Pfaffenrath V, Hammes MG, Weidenhammer W, Willich SN. Acupuncture for patients with migraine: a randomized controlled trial. Jama. 2005 May 4;293(17):2118-25. |