O que são os vasinhos que aparecem nas pernas, por que ocorrem e como tratá-los ou até mesmo preveni-los.
Os vasinhos que aparecem nas pernas de algumas pessoas, possuem um nome técnico um pouco mais complicado, são as telangiectasias, tendo como principal característica serem menores em tamanho se comparadas com as varizes, e terem a aparência de pequenas linhas, finas e ramificadas e que possuem coloração avermelhada ou arroxeada.
Estas telangiectasias, ficam em maior evidência em pessoas de pele clara, devido ao menor grau de pigmentação natural da pele, são mais comuns em mulheres e podem ser um indicativo de algumas doenças e problemas de saúde que merecem certa atenção e cuidados, podendo ser um indicativo de sífilis, lúpus ou cirrose, por exemplo.
Mesmo podendo ocasionalmente estar relacionado a alguns problemas de saúde, na maior parte dos casos estes vasinhos não significam grandes problemas, sendo muitas vezes apenas incômodos estéticos.
Como Saber Se São Vasinhos Ou Varizes
Tanto os vasinhos na perna como as varizes possuem a mesma causa e são basicamente a mesma coisa, com apenas uma grande e importante exceção.
A principal diferença entre os dois, e uma forma de descobrir de qual se trata, é a partir do tamanho dos vasos que estão aparentes na perna, os vasinhos costumam ter um tamanho que varia entre 1 e 3mm aproximadamente, enquanto as varizes são conhecidas por afetarem vasos sanguíneos maiores e mais profundos, possuindo mais de 3 mm de tamanho.
Vasinhos na perna não podem progredir e se tornarem varizes, uma vez que o vaso no qual ocorrem já tem um tamanho único e estabelecido. Porém, o que pode ocorrer é uma pessoa apresentar vasinhos e varizes ao mesmo tempo.
Por Que Algumas Pessoas Tem Vasinhos Nas Pernas?
No geral, estes vasinhos se tratam de capilares sanguíneos que por algum motivo se dilatam, ficando localizados bem na superfície da pele, tornando- se mais visíveis.
Isso pode ocorrer devido a problemas venosos ou outros fatores, podendo ou não haver uma raiz genética, mas na grande maioria das vezes não estão relacionados a nenhum grande problema de saúde, se tratando apenas de uma questão estética.
Algumas das principais causas para o aparecimento desde vasinhos são, por exemplo:
- Ficar muitas horas em pé consecutivamente, muito comum em profissionais cabeleireiras, professoras e vendedoras
- Administração de hormônios, como pílulas do dia seguinte, anticoncepcionais ou anéis vaginais
- Consumo excessivo e regular de álcool
- Estar acima do peso
- Envelhecimento, com os vasinhos sendo algo que pode acontecer naturalmente com o passar dos anos
- Redução da irrigação sanguínea nas pernas, como ocorre naturalmente durante o período de gravidez
Mesmo não costumando estar associado a grandes problemas, é importante que a pessoa busque por ajuda médica com um profissional angiologista caso acredite que os vasinhos não estão com uma aparência usual, ou caso surjam muitos de uma só vez, averiguando com ajuda especializada do que se trata seu aparecimento.
Como acabam se tornando um fator de incômodo para as pessoas que apresentam tais vasinhos na perna, em grande maioria mulheres a partir da fase adulta, há algumas maneiras de reduzir a aparência destes vasos e até mesmo prevenir seu aparecimento.
Como Tratar Os Vasinhos na Perna
Alguns possíveis tratamentos para estes vasinhos, ou telangiectasias, são:
- Escleroterapia: realizado por angiologistas, a escleroterapia para telangiectasias funciona a partir de injeções de uma substância esclerosante, que irá interromper o fluxo sanguíneo do vaso aparente, fazendo com que o sangue busque novos caminhos e o vasinho na perna desapareça.
- Laser: Os tratamentos a laser para telangiectasias funcionam a partir da conversão de energia luminosa em energia térmica, ocasionando na destruição das paredes do vaso ao qual foi direcionado, melhorando a aparência dos vasinhos na perna.
- Aplicação de cremes tópicos: Uma opção menos invasiva que as citadas acima, algumas vezes o médico responsável pode aconselhar a aplicação de alguns cremes ou pomadas tópicas na região, principalmente os que ocasionam em uma mudança de temperatura quando aplicados, como os cremes de efeito refrescante, como os voltados para dores e pernas cansadas ou pesadas, de forma a reduzirem a aparência dos vasinhos na perna.
- Administração de remédios fitoterápicos: Esta opção pode funcionar muito bem quando unida à utilização de pomadas ou cremes como citado acima. Os remédios fitoterápicos indicados para estes casos, são aqueles que possuem ação na melhora da circulação sanguínea, como por exemplo é o caso da centella asiática, da castanha-da-índia, do extrato de gilbardeira; do extrato de morugem, das cápsulas de alho, ou do ginkgo biloba.
Como Prevenir O Aparecimento Ou Agravamento Dos Vasinhos na Perna
Há alguns métodos que têm o potencial de prevenir o aparecimento de vasinhos nas pernas, além de serem altamente recomendados para pessoas que realizaram alguns dos tratamentos citados acima, de maneira a manter o resultado e reduzir as chances de aparecerem novos vasinhos.
Alguns destes cuidados preventivos são, por exemplo, não passar longos períodos em pé ou com as pernas cruzadas, realizar caminhadas frequentes e manter uma alimentação balanceada com uma boa ingestão de água.
Meias de compressão também podem ser utilizadas para prevenir o aparecimento de telangiectasias, uma vez que favorecem a circulação sanguínea da região.
Para pessoas que trabalham sentadas, ficando nesta posição por muitas horas seguidas, é recomendado que se apoie os pés em alguma superfície, podendo ser caixas de madeira, tablados, ou qualquer material de fácil acesso, de maneira a fazer com que os joelhos mantenham uma posição de 90 graus.
Além disso, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e se manter em um peso saudável podem ser de grande ajuda na prevenção da aparição de vasinhos na perna.
Praticar atividades físicas com certa regularidade, também pode auxiliar e muito na prevenção, uma vez que exercícios físicos estão associados a ativação da circulação sanguínea, ajudando a manter a saúde em dia e reduzir as chances de vasinhos na perna aparecerem.
É importante lembrar que em casos graves ou que haja dores ou maiores incômodos, é necessária a busca por ajuda médica, assim como caso seja um caso apenas estético, mas haja a procura por método de tratamento, sendo necessário que se busque por um médico angiologista especializado.