Mingau de aveia fit: Como preparar e quanto comer para emagrecer

Mingau De Aveia Fit Como Preparar E Quanto Comer

O mingau de aveia fit tem ajudado muita gente a perder peso, já que a aveia é uma opção acessível e que promove grande saciedade.

No entanto, é preciso ter cuidado com os ingredientes que serão usados na receita, pois alguns contribuem para aumentar o valor calórico da preparação.

Além disso, existem muitas formas de preparar o mingau de aveia fit, razão pela qual este é um prato saudável e versátil.

Como preparar o mingau de aveia fit 

Ingredientes

Preparo 

Aqueça o leite em uma panela e enquanto a temperatura vai subindo adicione a aveia em flocos. 

Mexa bem enquanto a preparação não estiver com a consistência de mingau. Por fim, adicione 5 gotas de adoçante antes de servir.

É importante não deixar o fogo em temperatura muito alta para não queimar o leite e diminuir o volume da preparação.

Por isso, mexa o mingau em fogo baixo. Tome o mingau de aveia no café da manhã ou 1 hora antes de dormir.

Qual o valor calórico do mingau de aveia fit?

Enquanto 200 mls de mingau de aveia preparados com açúcar e leite integral possuem aproximadamente 250 calorias, o mingau de aveia fit tem quase a metade desse valor, apenas 135 calorias.

Mingau De Aveia Fit Como Preparar E Quanto Comer 4 1

Qual a diferença do mingau de aveia convencional pro mingau de aveia fit? 

As diferenças entre o mingau de aveia convencional e o mingau de aveia fit são os ingredientes usados no preparo.

Enquanto o mingau de aveia tradicional leva leite integral e açúcar, o mingau de aveia fit utiliza ingredientes mais leves como adoçante e leite desnatado.

Pode parecer uma substituição boba, mas que diminui a ingestão de açúcar e gordura, os dois principais nutrientes associados ao ganho de peso.

Além disso, o mingau de aveia fit pode ser consumido em refeições variadas, tanto no café da manhã como no lanche da tarde ou no lanchinho pós-jantar

Diferenças Nutricionais 

O mingau de aveia clássico tem uma porcentagem maior de gordura, devido ao leite integral. Além disso, o açúcar diminui a ação hipoglicêmica da aveia, razão pelo qual deve ser evitada por diabéticos, por exemplo.

Mingau De Aveia Fit Como Preparar E Quanto Comer 3 1

Em compensação, o mingau de aveia fit não tem açúcar, então consegue aumentar a ação da aveia no controle glicêmico.

Por sua vez, o leite desnatado possui as mesmas proteínas do leite integral, porém, a quantidade de gordura é bem menor.

Em 200 mls de leite integral existem aproximadamente 6 gramas de gordura, já a mesma quantidade de leite desnatado tem apenas 0,4 gramas.

Qual a quantidade ideal de mingau de aveia fit por dia?

Não existe um valor considerado essencial para obter os benefícios do mingau de aveia fit diariamente.

Assim, 200 mls da preparação contribuem para auxiliar no emagrecimento e proporcionar os benefícios do cereal para o corpo.

A aveia é um alimento que pode ser consumida diariamente, assim como o leite. No entanto, é importante controlar as calorias das demais refeições.

Todavia, aumentar a oferta de frutas, verduras e legumes no lugar de carboidratos ou refeições ricas em gordura é outra estratégia eficiente no emagrecimento.

Quem não pode tomar mingau de aveia fit?

Em geral, pessoas intolerantes à lactose não devem usar o leite desnatado convencional. Para isso, a melhor alternativa é apostar na versão sem lactose ou nos leites vegetais, como o de soja ou de coco.

A aveia é isenta de glúten, portanto, pessoas diagnosticadas com doença celíaca e intolerância ao glúten podem consumi-la sem problema.

Porém, existem algumas pessoas que podem apresentar alergia a aveia, por conta da intolerância à avenina, uma substância presente no grão que age de forma semelhante ao glúten.

Além disso, a contaminação cruzada é um perigo, já que no Brasil grande parte da indústria que fabrica aveia também produz trigo.

Neste caso, se você tem diagnóstico de doença celíaca ou intolerância ao glúten e quer comer aveia, deve fazer um teste cutâneo antes para certificar que o produto comprado não contém nenhum traço de trigo.

Benefícios da aveia para o corpo

Mingau De Aveia Fit Como Preparar E Quanto Comer 2 1

1- Emagrecimento

Por ser fonte de fibras, a aveia aumenta a saciedade e diminui a compulsão alimentar noturna. Sendo assim, é um dos grãos preferidos nas dietas de emagrecimento.

É recomendado consumir pelo menos 15 gramas de aveia diariamente, na forma de mingau ou com iogurte, por exemplo.

Uma colher de aveia em flocos fornece aproximadamente 4 gramas de beta glucana, a fibra responsável por diminuir a compulsão por alimentos e reduzir as taxas de colesterol.

2- Controle do Diabetes

A beta glucana é a principal fibra da aveia e consegue diminuir o pico da resposta glicêmica nas refeições.

Isso significa que a aveia é capaz de fazer com que a glicose aumente de forma mais branda e casual, evitando a hiperglicemia.

3- Diminuição do Colesterol Total 

Outro grande benefício de comer aveia todos os dias é que o alimento diminui as taxas de colesterol.

Isso acontece porque a beta glucana diminui a absorção de gorduras no intestino, contribuindo para uma melhor saúde cardiovascular.

4- Melhora do funcionamento intestinal

Algumas pessoas relatam que é só comer aveia que correm para o banheiro. Isso tem uma explicação.

As fibras da aveia aceleram o peristaltismo, que são os movimentos do intestino. Dessa forma, ela melhora o funcionamento do intestino e evita a constipação.

No entanto, é importante equilibrar o consumo de líquidos, para evitar que a falta de água prejudique os benefícios da aveia no intestino.

5- Estimula o crescimento de bactérias benéficas

Agindo como um agente prebiótico, a aveia serve como substrato para a multiplicação de bactérias intestinais benéficas.

Sendo assim, quanto mais equilibrado for a microbiota menor é a chance de infecções causadas por intoxicação alimentar ou indigestão.

Em resumo, o mingau de aveia fit é uma excelente alternativa para aumentar a ingestão de fibras na alimentação e promover a saúde do sistema intestinal, cardiovascular e metabólico.

Mingau de aveia fit: Perguntas Frequentes 

Mingau de aveia engorda?

Quando consumido de forma equilibrada o mingau de aveia não engorda e facilita o emagrecimento. No entanto, é indicado consumir no máximo 200 mls da preparação por dia.

Pode colocar Whey Protein no mingau de aveia fit?

Sim, no entanto se você fizer isso vai aumentar o valor protéico e calórico do mingau de aveia, portanto, consulte um nutricionista para saber se a prática está liberada na sua dieta.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail