A cada ano, a gripe atinge milhões de pessoas no Brasil. Apesar das controvérsias, pesquisas sugerem que tomar vacinas contra a gripe é uma maneira segura e eficaz de prevenir a infecção.
A gripe ocorre devido aos vírus da gripe. Essa infecção pode ter complicações graves e até fatais, especialmente para adultos mais velhos, crianças pequenas e pessoas com certas patologias médicas[1]Nyhan B, Reifler J. Does correcting myths about the flu vaccine work? An experimental evaluation of the effects of corrective information. Vaccine. 2015 Jan 9;33(3):459-64..
Os efeitos colaterais comuns de uma vacina contra a gripe incluem dor, vermelhidão e/ou inchaço no local da injeção, dor de cabeça (baixo grau), febre, náusea, dores musculares e fadiga. A vacina contra a gripe, como outras injeções, em raros casos pode causar desmaios.
Tem existido alguma controvérsia sobre a segurança das vacinas contra a gripe. No entanto, evidências de pesquisadores, médicos e organizações de saúde concluem que eles são um método seguro e eficaz para prevenir a gripe[2]Quinn SC, Jamison AM, An J, Hancock GR, Freimuth VS. Measuring vaccine hesitancy, confidence, trust and flu vaccine uptake: Results of a national survey of White and African American adults. Vaccine. … Continue reading
Uma vacina contra a gripe anual é a melhor maneira de se proteger contra os vírus da gripe, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC).
A vacina contra a gripe também ajuda a proteger as pessoas ao seu redor de ficarem doentes, e quanto menos pessoas ficarem doentes, menos o vírus da gripe circula. Além disso, você pode pegar gripe e COVID-19 ao mesmo tempo e precisar de cuidados médicos[3]Carlsen B, Glenton C. The swine flu vaccine, public attitudes, and researcher interpretations: a systematic review of qualitative research. BMC health services research. 2016 Dec;16(1):1-5..
No momento, queremos fazer o possível para evitar sobrecarregar nosso sistema de saúde enquanto ainda estamos no meio de uma pandemia. Por essas razões, os especialistas médicos aconselham fortemente as pessoas a serem vacinadas.
Efeitos colaterais da vacina contra a gripe
Os efeitos colaterais da vacina contra a gripe geralmente se dividem em duas categorias: reações no local e reações sistêmicas.
As reações no local são uma resposta local ao redor do local da injeção que pode incluir inchaço, dor, desconforto ou dor. Esse tipo de reação é o efeito adverso mais comum da vacina contra a gripe.
As reações sistêmicas tendem a ser o motivo pelo qual as pessoas pensam que estão ficando doentes com a gripe, mesmo quando não estão[4]de St Maurice A, Edwards K. Rethinking flu vaccine messaging. Pediatrics. 2020 Jul 1;146(1)..
As vacinas preparam e ‘ensinam’ o sistema imunológico a conseguir combater o vírus da gripe, e sintomas leves são um sinal de que o sistema imunológico está aprendendo e respondendo à imunização.
Efeitos colaterais locais da vacina da gripe
Aqui estão os mais comuns que você pode experimentar:
- Dor perto do local da injeção: você pode ter uma dor incômoda e um leve inchaço devido à inflamação na área onde recebeu a vacina contra a gripe.
- Vermelhidão ou inchaço perto do local da injeção: seu braço pode ficar avermelhado e parecer maior ou mais inchado do que o normal devido à inflamação.
- Coceira local: seu braço pode ficar coçando por algumas horas após a injeção.
Efeitos colaterais sistêmicos da vacina da gripe
- Tonturas ou desmaios: As agulhas podem ser assustadoras, e algumas pessoas podem ficar tontas ou até desmaiar devido à ansiedade ou nervosismo por serem cutucadas.
- Dor de cabeça leve: Uma dor de cabeça leve pode ocorrer no dia da vacina contra a gripe. Como outros efeitos colaterais, isso deve desaparecer em alguns dias.
- Febre: Algumas pessoas têm febre leve e baixa nas primeiras 24 horas ou mais após tomar a vacina contra a gripe. (Uma febre baixa é a partir de 37,8 graus)
- Náusea: Sentir náusea é outra resposta normal e comum do sistema imunológico à vacina contra a gripe.
- Dores musculares: você pode se sentir todo dolorido (semelhante a como você pode se sentir após um novo treino). Assim como as dores de cabeça, as dores musculares são uma resposta imune normal à vacina contra a gripe e desaparecerão antes que você perceba.
- Fadiga: Você pode se sentir muito cansado e como se precisasse de uma soneca, mas não há nada para se preocupar, pois é um daqueles efeitos colaterais típicos da vacina contra a gripe.
- Tossir ou espirrar após a vacina contra a gripe: Isso será mais leve do que se você estivesse gripado e deve durar apenas alguns dias.
- Dor de garganta após a vacina contra a gripe: geralmente é leve, então provavelmente não será tão doloroso quanto quando você está doente.
Esses efeitos colaterais tendem a ser leves e duram no máximo alguns dias
Quais drogas, substâncias ou suplementos interagem com vacinas contra a gripe?
As vacinas contra a gripe podem interagir com fenitoína, teofilina, anticoagulantes, esteroides, medicamentos para tratar a psoríase, artrite reumatoide ou outros distúrbios autoimunes ou medicamentos para tratar ou prevenir a rejeição de transplantes de órgãos.
Informe ao seu médico todos os medicamentos e suplementos que você usa.
Em casos muito raros, uma vacina contra a gripe pode causar problemas em pessoas com condições médicas pré-existentes. A vacina contra a gripe é segura para a maioria das pessoas, mas se você tiver alguma alergia, como proteínas do ovo ou qualquer outro ingrediente que possa estar na vacina, como gelatina, é importante falar com seu médico ou farmacêutico antes de ser inoculado.
Avisos
Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de reação alérgica: urticária; dificuldade para respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.
Você não deve receber uma vacina de reforço se tiver uma reação alérgica com risco de vida após a primeira injeção.
Acompanhe todos e quaisquer efeitos colaterais que você tenha. Se você receber uma vacina contra o vírus da gripe no futuro, precisará informar ao profissional de vacinação se a vacina anterior causou algum efeito colateral.
A vacina contra o vírus da gripe é feita a partir de “vírus mortos” e não fará com que você fique doente com o vírus da gripe.
Você pode ter sintomas semelhantes aos da gripe a qualquer momento durante a temporada de gripe que podem ser causados por outras cepas do vírus influenza.
Referências Bibliográficas
↑1 | Nyhan B, Reifler J. Does correcting myths about the flu vaccine work? An experimental evaluation of the effects of corrective information. Vaccine. 2015 Jan 9;33(3):459-64. |
---|---|
↑2 | Quinn SC, Jamison AM, An J, Hancock GR, Freimuth VS. Measuring vaccine hesitancy, confidence, trust and flu vaccine uptake: Results of a national survey of White and African American adults. Vaccine. 2019 Feb 21;37(9):1168-73. |
↑3 | Carlsen B, Glenton C. The swine flu vaccine, public attitudes, and researcher interpretations: a systematic review of qualitative research. BMC health services research. 2016 Dec;16(1):1-5. |
↑4 | de St Maurice A, Edwards K. Rethinking flu vaccine messaging. Pediatrics. 2020 Jul 1;146(1). |