A dor de dente pode ser uma experiência incrivelmente perturbadora e desconfortável. Isso pode interferir na sua vida diária e dificultar a concentração em outras tarefas. Em alguns casos, a dor de dente pode ser um sinal de um problema dentário subjacente.
Portanto, é importante dedicar um tempo para entender o que pode estar causando sua dor de dente e buscar o tratamento adequado. Conhecer as causas, sintomas e tratamentos da dor de dente pode ajudá-lo a gerenciá-la e obter o alívio de que precisa.
Confira abaixo o que pode causar a dor de dente insuportável.
Como acontece a dor de dente?
A dor de dente costuma surgir devido a gatilhos que afetam a sensibilidade da polpa do dente, ou seja, sua estrutura interna. A polpa é formada por um tecido mole composto por células do tecido conjuntivo, fibras, nervos e vasos sanguíneos. Por isso essa região é tão sensível.
Ingerir alimentos ou líquidos muito gelados ou muito frios, ou escovar os dentes, podem desencadear essa sensação de dor insuportável. Essa dor pode durar horas, ser momentânea ou ser frequente.
- Cárie dentária – A cárie dentária é uma das causas mais comuns de dor de dente. É causada quando as bactérias da boca produzem ácidos que atacam e enfraquecem o esmalte dos dentes. Isso pode causar cáries e sensibilidade dentária, resultando em dor e desconforto ao mastigar ou beber substâncias quentes ou frias.
- Doença da gengiva – A doença da gengiva, ou doença periodontal, é uma infecção das gengivas e tecidos que envolvem os dentes. Pode causar inflamação, sangramento e dor nas gengivas. Isso pode levar a fortes dores dentárias se não for tratado.
- Traumatismo dentário – O trauma dentário pode ocorrer devido a um acidente, como uma queda ou um golpe no rosto, ou como resultado de morder algo duro. Isso pode causar rachaduras, lascas, quebras e outros danos aos dentes, resultando em dor.
- Infecção – Uma infecção pode ocorrer nas gengivas ou na polpa do dente. Isso pode ser causado por uma cárie, trauma ou abscesso dentário. A infecção pode causar dor, inchaço e sensibilidade.
- Rangir e apertar – Ranger e apertar os dentes pode causar desgaste no esmalte, resultando em dor e sensibilidade. Isso pode ser causado por estresse ou desequilíbrio na mordida.
- Pressão sinusal – A pressão sinusal pode causar dor nos dentes, mandíbula e face. Isso ocorre porque os seios estão localizados perto dos dentes e são conectados por nervos.
- Aftas – As aftas são úlceras pequenas e dolorosas que podem ocorrer no interior da boca, lábios e língua. Essas feridas podem causar dor ao comer ou beber.
- Boca seca – A boca seca pode ser causada por medicamentos, desidratação, estresse e outras condições médicas. Isso pode levar a um aumento da dor de dente porque a boca não produz saliva suficiente para manter os dentes e as gengivas saudáveis.
Causas da dor de dente insuportável
A dor de dente não começa de maneira insuportável, mas ela vai ficando mais grave com o tempo e sem os cuidados necessários. Confira algumas complicações e doenças que podem desencadear a dor de dente:
Sensibilidade dental
A sensibilidade dental costuma acontecer quando o esmalte do dente desgasta, expondo a dentina, que é a parte mais interior e vulnerável do dente. O desgaste do esmalte pode ocorrer por diversos motivos, como bruxismo.
Cáries
As cáries também podem ser responsáveis pela dor de dente insuportável. Isso acontece porque elas começam a desgastar o dente, podendo alcançar os nervos. É nesse momento que a dor excruciante pode acontecer, sendo estimulada por temperaturas extremas, alimentos ou durante a escovação. Esse estímulo faz com que o líquido adentre os túbulos dentários. Por isso, é fundamental que as cáries sejam tratadas logo no início. Se não tratadas, esse problema pode levar até a perda de dentes.
Abscesso periapical
O abscesso periapical pode ser uma consequência de cárie ou de uma gengivite não tratada. O dente fica extremamente sensível ao toque e mastigação.
Pericoronite
Essa condição é caracterizada pela inflamação e infecção do tecido entre o dente e sua aba sobreposta da gengiva, o opérculo. Ela geralmente ocorre em um dente do siso em erupção.
Trauma
Um trauma dentário pode danificar a polpa, a região interna do dente. Esse dano pode se manifestar logo após a lesão ou muito tempo depois do ocorrido.
Doenças e inflamações na gengiva
As inflamações na gengiva também podem resultar em dor de dente, como é o caso da gengivite.A gengivite é a inflamação da polpa do dente, que pode ser causada pelo avanço da cárie, pordanos cumulativos menores na polpa resultantes de restaurações prévias extensas, restauração com defeito ou trauma. Ela pode ser reversível ou irreversível.
A dor pode acontecer espontaneamente ou em resposta à estímulos, particularmente às temperaturas de frio ou calor. Quando a polpa se torna necrótica, não há mais sinal de dor.
Sinusite
Apesar de não ser comum as pessoas associarem a sinusite com a dor de dente, ela também pode ser uma das causas. Isso por conta da proximidade da inflamação de sinusite com os dentes, o que reflete nos nervos dessa estrutura.
Outras possíveis causas – resumo
Causa | Explicação detalhada |
---|---|
Cárie dentária | A cárie dentária é causada por uma infecção bacteriana nos dentes que leva à degradação das camadas de esmalte e dentina. Isso pode causar dor intensa quando a infecção atinge as terminações nervosas do dente. |
Fratura de dente | Uma fratura dentária ocorre quando a camada externa de um dente, o esmalte, está rachada ou lascada. Isso pode criar uma dor aguda na área quando a fratura atinge as terminações nervosas. |
Abscesso | Um abscesso é uma infecção na raiz do dente e pode causar dor intensa. Geralmente é causado por uma cavidade ou lesão não tratada. |
Doença da gengiva | A doença gengival, também conhecida como doença periodontal, é uma infecção das gengivas que pode causar dor à medida que progride. Geralmente é causado por má higiene bucal. |
Dente impactado | Um dente impactado é quando um dente é incapaz de irromper totalmente na boca devido a uma obstrução física. Essa obstrução pode causar pressão e dor intensa quando as terminações nervosas são danificadas. |
Diagnóstico da dor de dente
Para avaliar qual a causa da dor de dente insuportável, é preciso saber o histórico dentário do paciente. O dentista irá identificar o local e a duração da dor, se ela é constante, frequente, ou se é espontânea. Fatores específicos que podem levar a dor de dente são as temperaturas, alimentos ou bebidas doces, a própria mastigação e o ato de escovar os dentes.
Além disso, o dentista irá avaliar se há outros sinais e sintomas de complicações, como dor na face, edema ou ambos, dor embaixo da língua, dificuldade para engolir, ou ainda elevação ou protrusão da língua, sinais e dor de cabeça, febre ou sintomas visuais. O dentista também irá pedir ao paciente para comentar se há sinais de cefaleia, febre, edema ou sensibilidade do assoalho da boca, ou ainda anormalidades dos pares cranianos.
Em alguns casos, o dentista poderá solicitar por exames complementares como radiografias dos dentes. Se as suspeitas forem de doenças mais graves, como trombose do seio cavernoso ou angina de Ludwig, o dentista poderá solicitar exames de imagem, como a tomografia computadorizada ou Ressonância Magnética.
Tratamentos para dor de dente
Geralmente, não há um remédio específico para ser aplicado nos dentes. No entanto, o dentista poderá receitar analgésicos tópicos ou orais para diminuir a dor, ou ainda enxaguantes e antibióticos sistêmicos.
Para casos de dor de dente insuportável, o dentista poderá solicitar injeções locais de bloqueio do nervo, com cloridrato de bupivacaína e adrenalina. Essa mistura pode aliviar a dor por muitas horas até que o paciente receba atendimento odontológico específico.
Ou seja, um tratamento apropriado que durará mais tempo. Por conta desses vários motivos que podem ser responsáveis pela dor de dente insuportável, é fundamental que nossas consultas ao dentista sejam regulares, para prevenção.
Tratamento | Explicação |
---|---|
Medicamentos analgésicos | Esses medicamentos, como o ibuprofeno, podem ser tomados para reduzir a dor de dente causada por uma pequena dor de dente ou irritação. |
Medicamentos prescritos para dor | Medicamentos prescritos podem ser prescritos por um dentista em casos mais graves de dor ou inflamação dentária. |
Antibióticos | Os antibióticos podem ser prescritos por um dentista para reduzir a inflamação e a dor causada por infecções bacterianas na boca. |
Canal Dentário | Um canal dentário é um procedimento no qual um dentista remove tecido infectado ou danificado do interior de um dente e preenche a cavidade com um material especial. É usado para tratar infecções ou dores dentárias graves. |
Extração dentária | Extração dentária é a remoção de um dente da boca. Isso geralmente é feito em casos de dor intensa ou infecção que não pode ser tratada com outros métodos. |
Coroas/pontes/implantes dentários | Coroas, pontes e implantes dentários são usados para substituir dentes perdidos ou danificados. Isso pode ajudar a reduzir a dor de dente e melhorar a aparência do sorriso. |