Saiba tudo sobre a Acetil L- Carnitina e seus efeitos sobre o nosso organismo
A Acetil L-Carnitina ou só L-Carnitina é um composto, que se assemelha a um aminoácido e uma vitamina agrupados.
Ela é formada nos rins e pelo fígado a partir de vários outros aminoácidos, onde é estocada nos tecidos, sobretudo, no tecido muscular[1]Maldonado C, Vázquez M, Fagiolino P. Potential therapeutic role of carnitine and acetylcarnitine in neurological disorders. Current Pharmaceutical Design. 2020 Apr 1;26(12):1277-85..
Contudo, é possível obter L- Carnitina a partir da alimentação. O principal grupo fornecedor são as carnes, por isso o nome Carnitina.
Para Que Serve A Acetil L-Carnitina
A Acetil L-Carnitina tem um papel fundamental no metabolismo dos lipídeos, onde transporta os ácidos graxos para as mitocôndrias, estruturas responsáveis pela respiração das nossas células[2]Janiri L, Tempesta E. A pharmacological profile of the effects of carnitine and acetyl carnitine on the central nervous system. International Journal of Clinical Pharmacology Research. 1983 Jan … Continue reading.
Então, ela tem a função de fazer com que a gordura e os carboidratos sejam utilizados para serem transformados em energia pelo corpo.
Contudo, nos últimos anos, muitas pesquisas afirmam que a Acetil L-Carnitina consegue acelerar a queima de gordura.
Isso faz com que a substância tenha ganhado muito destaque no mercado dos suplementos.
Todavia, a L-Carnitina ainda consegue aumentar a resistência muscular durante os treinos de força, devido a capacidade de poupar as reservas de glicogênio dos músculos.
Ademais, estudos recentes têm atribuído ao composto a capacidade de aumentar a produção de óxido nítrico, um gás que aumenta o fluxo sanguíneo pela vasodilatação.
Assim, ela tem sido utilizada também para a prevenção e o tratamento de doenças cardíacas.
Qual A Diferença Entre L-Carnitina e Acetil Carnitina?
Você deve imaginar que a L-Carnitina e a Acetil L-Carnitina são moléculas diferentes.
Na verdade, os dois nomes se referem à mesma substância. A diferença é que a Acetil L-Carnitina é a versão processada do composto, ou seja, aquela que é vendida no mercado de suplementos.
Essa diferença pode ser explicada por que a Acetil L-Carnitina apresenta uma maior facilidade em atravessar a barreira cerebral ao ser utilizada como ativador neuronal[3]Madiraju P, Pande SV, Prentki M, Madiraju SM. Mitochondrial acetylcarnitine provides acetyl groups for nuclear histone acetylation. Epigenetics. 2009 Aug 16;4(6):399-403..
Dessa forma, a L-Carnitina é mais utilizada para desempenho esportivo e praticantes de atividade física, enquanto a Acetil L-Carnitina é prescrita para prevenir doenças neurodegenerativas e fortalecer as funções neurais.
L-Carnitina E O Emagrecimento
Por conseguir estimular o uso das reservas de gordura como fonte de energia para as células, a L-Carnitina promove o emagrecimento.
Todavia, ela ainda auxilia o controle do apetite e diminui a fadiga causada pelos treinos intensos.
Dessa forma, a L-Carnitina é uma alternativa para quem quer emagrecer e também precisa manter a energia no corpo nas sessões de treinamento.
Entretanto, o uso de L-Carnitina de maneira isolada não será suficiente para seus objetivos. É importante ter uma alimentação saudável e o acompanhamento de um nutricionista para avaliar cada caso.
Veja a seguir os principais benefícios da L-Carnitina para a nossa saúde.
Aumenta A Queima de Gordura
A L-Carnitina transfere as moléculas de gordura como os triglicérides para a mitocôndria, assim, eles são transformados em energia na forma de ATP.
Desse modo, o composto potencializa a utilização dos estoques de gordura como fontes de energia para o corpo todo.
Então, é como se a L-Carnitina transferisse a gordura acumulada para que elas sejam queimadas e transformadas em energia, elevando nosso gasto calórico.
Assim, o resultado é que quanto mais moléculas de gordura são quebradas e usadas como fonte de energia, mais rápido é o processo de emagrecimento.
Aumento da Massa Muscular
A L-Carnitina age indiretamente na hipertrofia muscular. Ela consegue aumentar a força e a resistência dos músculos, o que é indispensável para os treinos de levantamento de peso, por exemplo.
Todavia, pesquisas recentes demonstraram que a suplementação de L-Carnitina estimula a ação do IGF-1.
O IGF-1 é um hormônio produzido no fígado que tem como uma de suas funções a produção de novas fibras musculares.
Para terminar, a L-Carnitina pode ainda, aumentar a quantidade de receptores da testosterona nas células.
Dessa maneira, quanto maior for o estoque de testosterona, maior será o estímulo ao crescimento muscular.
Controle do Diabetes
O metabolismo da glicose é compensado através da L-Carnitina. Ela aumenta a oxidação e promove a estocagem de açúcar nas células.
Então, com mais moléculas de açúcar entrando em cada célula, menor é a necessidade do uso de insulina pelo corpo, o que ajuda quem tem diabetes tipo 2.
Além disso, a L-Carnitina melhora a atuação da insulina nas células musculares, ajudando a estabilizar os níveis de glicose após refeições ricas em carboidratos.
Prevenção de Doenças do Cérebro
A suplementação de Acetil L-Carnitina estimula o melhor funcionamento cerebral e protege os órgãos da região que são afetados pelo envelhecimento.
Neste caso, pessoas que sofrem de Alzheimer e outros tipos de demência têm os sintomas atenuados com o uso do suplemento.
Assim, a Acetil L-Carnitina é utilizada tanto para o tratamento como para a prevenção dessas doenças em grupos com pré-disposição genética.
Fortalece O Sistema Ósseo
A osteoporose e osteopenia são condições que afetam não só mulheres, mas homens com o passar da idade.
Assim, a L-Carnitina é uma aliada do sistema ósseo e cartilaginoso. Ela aumenta os níveis de osteocalcina, proteína produzida nos osteoblastos, que promove uma maior mineralização da matriz óssea.
Dessa forma, ela pode ser utilizada para prevenir as doenças dos ossos sendo indicada a partir dos 30 anos, que é quando nosso corpo já pode apresentar níveis de perda de massa óssea.
Atua Na Imunidade
Quando realizamos exercícios intensos de forma frequente, nossos níveis de radicais livres aumentam na circulação sanguínea.
Isso ocorre devido à maior oxidação celular que acontece nos treinos.
Então, a L-Carnitina evita os danos causados pela oxidação celular induzida pelos exercícios, o que fortalece a saúde das células.
Posteriormente, com células mais sadias, a imunidade aumenta naturalmente, já que os radicais livres são bloqueados com o uso do suplemento.
Outros Possíveis Benefícios Em Investigação
Alguns outros benefícios que a Acetil L-Carnitina pode promover no corpo, mas, que ainda estão inconclusivos são:
- Melhora da fertilidade masculina;
- Proteção dos rins;
- Função cardíaca mais potente;
- Eliminação de impurezas do organismo.
Principais Fontes Alimentares de L-Carnitina
- Carne vermelha (alta concentração);
- Carne de frango;
- Carne de porco;
- Laticínios magros;
- Bacalhau;
- Pães integrais;
- Suco de laranja;
- Arroz integral;
- Ovos;
- Aspargos.
Recomendação Diária
A recomendação diária indicada para obter os benefícios da Acetil L-Carnitina é de 1 a 2 gramas por dia.
Entretanto, a ingestão do suplemento deve sempre ser feita em conjunto de uma refeição de carboidrato de absorção rápida.
Isso porque, a absorção de L-Carnitina necessita de estoques de insulina no corpo.
Contudo, não existe um horário mais propício ideal para o consumo, apenas deve-se sempre ingerir o suplemento juntamente com um carboidrato de rápida absorção.
Referências Bibliográficas
↑1 | Maldonado C, Vázquez M, Fagiolino P. Potential therapeutic role of carnitine and acetylcarnitine in neurological disorders. Current Pharmaceutical Design. 2020 Apr 1;26(12):1277-85. |
---|---|
↑2 | Janiri L, Tempesta E. A pharmacological profile of the effects of carnitine and acetyl carnitine on the central nervous system. International Journal of Clinical Pharmacology Research. 1983 Jan 1;3(4):295-306. |
↑3 | Madiraju P, Pande SV, Prentki M, Madiraju SM. Mitochondrial acetylcarnitine provides acetyl groups for nuclear histone acetylation. Epigenetics. 2009 Aug 16;4(6):399-403. |