O colágeno hidrolisado é um dos suplementos mais usados pelas mulheres e seus benefícios são todos comprovados cientificamente.
Contudo, uma das principais dúvidas sobre o colágeno hidrolisado é se ele ajuda a engordar ou se seu uso prolongado pode ser prejudicial para a saúde.
A verdade é que após os 30 anos, a produção natural de colágeno pelo corpo começa a diminuir, e com a passagem do tempo, é indicado a suplementação.
Então o uso de colágeno hidrolisado não engorda, pois ele é rico em proteínas com baixo valor energético que possuem pouquíssimas calorias na sua composição.
Pelo contrário, devido aos seus benefícios, o colágeno hidrolisado pode ajudar no emagrecimento saudável e jamais vai proporcionar ganho de peso.
Veja a seguir porque o colágeno hidrolisado é eficaz na perda de peso e saiba mais sobre o suplemento no decorrer do artigo.
Benefícios do Colágeno Hidrolisado no Emagrecimento
Aumento da Saciedade
O colágeno hidrolisado contribui para a sensação de saciedade, o que é eficaz para ajudar a reduzir as calorias ingeridas durante o dia.
Dessa forma, menos calorias ingeridas, mais chances de ocorrer o déficit calórico,que é a principal alternativa para emagrecer.
Redução do Apetite
Este benefício é ótimo para aquelas pessoas que não conseguem parar de comer devido ao alto grau de apetite que possuem.
O colágeno hidrolisado diminui a vontade de comer por promover a sensação de estômago cheio, além dos aminoácidos presentes no suplemento serem eficazes no controle do hormônio da fome, a grelina.
Outros Benefícios do Colágeno Hidrolisado
- Promove firmeza e a elasticidade da pele;
- Fortalecimento das articulações do corpo;
- Proteção dos tendões e ligamentos;
- Controle da pressão arterial, através da reparação dos vasos sanguíneos;
- Prevenção de gastrite e úlceras gástricas.
Como Estimular A Produção de Colágeno
A suplementação de colágeno hidrolisado é indicada a partir dos 30 anos, tanto para homens quanto para mulheres.
Entretanto, podemos estimular a produção natural da proteína no organismo, através de alguns hábitos.
Alimentação
Alguns alimentos são riquíssimos em colágeno, portanto, devem ser consumidos com frequência no cardápio do dia a dia.
Para isso, as principais fontes de colágeno são alimentos como a carne bovina, carne de peixe, frango e outras aves, além de ovos, tutano, gelatina natural e geleia de mocotó.
Vitamina C Estimula A Produção
A vitamina C é importante por contribuir para a produção e a absorção do colágeno dos alimentos para as células do corpo.
Assim, ela estimula o organismo a produzir colágeno com mais facilidade. Além de conter todos os demais benefícios da vitamina para a pele como:
- Combate aos radicais livres;
- Proteção contra o câncer de pele;
- Diminuição do efeito oxidativo das células;
- Manutenção da saúde do cabelo, pele e unhas.
Por essa razão, a vitamina C costuma ser prescrita junto com o colágeno hidrolisado pelos profissionais de saúde, devido aos benefícios que a dupla em conjunto proporciona para a estética.
Porém, você pode consumir alimentos ricos em vitamina C através da própria alimentação no dia a dia como limão, acerola, laranja, abacaxi, pitanga e poncã.
Fontes de Colágeno Para Vegetarianos e Veganos
Existem alguns alimentos de origem animal que também estimulam a produção de colágeno sendo excelentes fontes para os veganos e vegetarianos.
Assim, as principais fontes fornecedoras de colágeno de origem vegetal são alimentos como as sementes, castanhas, nozes e a soja e seus derivados.
Colágeno Hidrolisado: Dicas e Cuidados
O uso de produtos para a pele e para o cabelos com colágeno na composição pode causar dermatite em algumas pessoas.
Também devem ter atenção, pessoas que possuem intolerância ou alergia a alimentos vindos do mar, pois a indústria pode utilizar ossos e cartilagens de animais marinhos para a produção do colágeno hidrolisado.
Outra dica é em relação aos selos de qualidade das marcas que fabricam o colágeno hidrolisado, pois elas devem possuir selos de segurança do Ministério da Agricultura e Pecuária e de órgãos como a Anvisa.
Uma vez que o colágeno feito a partir de ossos bovinos sem selos de segurança podem estar contaminados com o agente causador da Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como Mal da Vaca Louca.
Quando Deve-se Começar A Suplementação de Colágeno Hidrolisado
A suplementação de colágeno hidrolisado é indicada nos casos em que observa-se o aparecimento de algum sintoma relacionado a sua deficiência.
Todavia, é necessário uma avaliação com um nutricionista pois os sintomas de deficiência de colágeno são idênticos aos sintomas de deficiência de vitaminas.
Recomenda-se que a suplementação de colágeno hidrolisado seja feita após os 30 anos de idade, principalmente entre as pessoas que têm algum problema nas articulações.
Outro grupo de pessoas que devem começar a suplementação de colágeno hidrolisado são as pessoas que não comem carne ou alimentos de origem animal.
Além disso, o colágeno hidrolisado pode ser utilizado no processo de recuperação de cirurgias, pois assim a cicatrização é estimulada de maneira mais eficiente.
Como Tomar Colágeno Hidrolisado
O médico e nutricionista prescrevem as doses de colágeno hidrolisado de acordo com a avaliação de cada paciente feita de forma individual.
Entretanto, para corrigir problemas temporários como recuperação cirúrgica ou problemas estéticos é indicado utilizar o colágeno hidrolisado por até 3 meses.
O colágeno hidrolisado é vendido através de cápsulas ou em pó, sendo que algumas marcas vendem o colágeno hidrolisado em pó com sabor.
Indica-se o consumo de 8 a 10 gramas de colágeno em pó por dia, ou 1 cápsula ao dia para obter seus benefícios.
Além disso, o colágeno hidrolisado é o melhor tipo de colágeno, pois sua absorção é mais rápida, já que os aminoácidos da proteína já estão todos hidrolisados.
O Colágeno Hidrolisado Apresenta Alguma Contra-indicação?
Por se tratar de uma proteína produzida naturalmente em nosso organismo, o colágeno hidrolisado não oferece nenhum risco ou contra-indicações para seu uso.
Porém, o colágeno hidrolisado em pó com sabor pode conter corantes artificiais na composição, sendo contra-indicado para pessoas que apresentam alergia ou intolerância a corantes alimentícios.
Portanto, as pessoas deste grupo devem optar por marcas de colágeno hidrolizado que oferecem ingredientes 100% naturais na sua fórmula.