Hemogenin (oximetolona): o que é, quando tomar e efeitos colaterais

polifarmacia-uso-exagerado-de-medicamentos-idosos

A oximetolona, popularmente mais conhecida pelo nome Hemogenin, é uma medicação utilizada principalmente durante o tratamento de anemias que decorram de deficiências da medula óssea. A medicação se trata de um hormônio anabólico, sendo metabolizado pelo fígado[1]Pavlatos AM, Fultz O, Monberg MJ, Vootkur A. Review of oxymetholone: a 17α-alkylated anabolic-androgenic steroid. Clinical therapeutics. 2001 Jun 1;23(6):789-801., e é considerado como sendo um dos anabolizantes sintéticos mais hepatotóxicos do mercado farmacêutico.

Ou seja, por mais que seja um remédio com grande importância e aplicações médicas, o Hemogenin é uma medicação que deve ser utilizada sempre com muito cuidado e responsabilidade, respeitando sua posologia, orientação especializada e necessidade de uso.

Resumo

  • Oximetolona é um esteroide anabolizante usado para tratar a anemia causada pela falta de glóbulos vermelhos.
  • A oximetolona pode estimular a eritropoiese ou a produção de glóbulos vermelhos.
  • A oximetolona tem sido usada para tratar anemia relacionada ao HIV e outras anemias.
  • A oximetolona pode causar efeitos colaterais graves, incluindo danos ao fígado e masculinização em mulheres.
  • A oximetolona deve ser usada com cautela e não deve ser usada para fins não médicos.

Possíveis efeitos colaterais da Oximetolona (Hemogenin)

Entre os efeitos colaterais do Hemogenin, podemos citar:

Os efeitos colaterais mais graves relacionados ao uso do Hemogenin são a intoxicação hepática e a formação de cistos ou tumores no fígado e no baço. Assim sendo, é importante também prestar atenção aos sinais e sintomas desses problemas que podem surgir principalmente com o uso incorreto e com a superdosagem do medicamento. Entre os sintomas de problemas hepáticos, podemos citar:

Além dos efeitos colaterais citados acima, caso você esteja fazendo uso de alguma medicação e perceber sinais de alergia medicamentosa, como a respiração ofegante, dificuldade para respirar, inchaços na região da boca, língua ou rosto, sensação de fechamento da garganta ou coceira anormal, suspenda o uso do remédio e busque ajuda médica de maneira imediata.

Como o Hemogenin age no organismo

A principal função da droga Oximetolona é a produção de hemácias no sangue, sendo este também o principal motivo atrelado a sua administração.

Porém, além de tal estímulo para a produção de células vermelhas, a Oximetolona possui também ação no organismo referente ao aumento da forma, da performance e do volume muscular, o que não costuma ser um motivo muito relacionado a sua indicação médica, porém acaba chamando a atenção principalmente de atletas e pessoas ligadas ao mundo da performance física.

Hemogenin contém oximetolona que estimula a formação de glóbulos vermelhos do sangue em pacientes com anemia devido à deficiência da medula óssea.

Uso do Hemogenin como anabolizante

Por ser uma medicação esteróide anabolizante sintética, o Hemogenin acaba atraindo pessoas que têm interesse no uso de anabolizantes para melhorar a performance física e favorecer o ganho de massa muscular.

Porém, o uso desta medicação para tal efeito não é indicada, devido aos seus possíveis efeitos colaterais, principalmente quando temos em conta os diversos problemas no fígado que seu uso e principalmente sua superdosagem pode acarretar.

Dessa maneira, o Hemogenin é uma medicação que deve ser utilizada apenas com indicação médica, e seguindo a posologia e cuidados indicados pelo médico responsável pela sua sugestão de administração.

Quando pode ser necessário tomar Hemogenin

Dentro dos casos de anemias decorrentes de deficiências na medula óssea, podemos citar alguns casos em que a administração do Hemogenin pode se fazer necessária.

Uma indicação recorrente deste medicamento é por exemplo como complementação de tratamentos de doenças sanguíneas como a mielofibrose e a anemia aplástica congênita ou adquirida.

Todos os casos citados acima são caracterizados pela redução na produção de hemácias, e é exatamente aí que entra a utilização da droga Oximetolona.

Precisa de receita para comprar Hemogenin?

Sim. A Oximetolona é um medicamento que só pode ser vendido mediante a apresentação de uma receita médica, não sendo possível comprá-lo em farmácias sem a indicação prévia de um profissional da saúde habilitado para tal.

Não aceite este medicamento de conhecidos nem tente comprá-lo ou consumi-lo sem a  devida orientação médica, sérios riscos hepáticos podem acarretar de seu uso sem indicação e sua superdosagem.

Quem não deve usar Hemogenin

O hemogenin não deve ser utilizado por alguns grupos de pessoas, como por exemplo:

  • Pessoas que possuam sensibilidade a Oximetolona ou a qualquer outro composto presente na formulação em específico
  • Mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação
  • Pessoas portadoras de doenças no fígado
  • Pessoas que possuem inflamação nos rins (nefrite)
  • Homens que estejam lidando com câncer de próstata
  • Mulheres que estejam lidando com câncer de mama

Além dos casos citados acima, há alguns outros que não necessariamente não podem usar a medicação, mas que devem tomar alguns cuidados adicionais. Sendo assim, é de extrema importância conversar com seu médico antes e explicitar caso sofra de uma das seguintes condições:

  • Doenças cardíacas
  • Diabetes
  • Caso estejam em tratamento com medicamentos de ação anticoagulante
  • Qualquer doença, medicação ou problema em geral que afete o fígado, ou os rins.

Efeitos adversos

  • Efeitos colaterais androgênicos: A oximetolona é conhecida por estimular a produção de andrógenos, o que pode causar uma variedade de alterações físicas. Isso pode incluir aumento do crescimento de pêlos faciais e corporais, engrossamento da voz e aumento do clitóris em mulheres.
  • Efeitos colaterais estrogênicos: a oximetolona também pode aumentar a produção de estrogênio, o que pode levar à ginecomastia (aumento das mamas masculinas) e retenção de água.
  • Efeitos cardiovasculares: a oximetolona pode afetar o sistema cardiovascular, levando a um risco aumentado de hipertensão, ataque cardíaco e derrame.
  • Dano hepático: a oximetolona é conhecida por ser hepatotóxica, o que significa que pode danificar o fígado se tomada por períodos prolongados.
  • Supressão de testosterona: a oximetolona pode suprimir a produção natural de testosterona pelo corpo, levando a uma diminuição da libido e outros sintomas associados.
  • Disrupção endócrina: a oximetolona pode interromper o sistema endócrino, levando à diminuição da fertilidade e aumento do risco de certos tipos de câncer.
  • Efeitos psicológicos: a oximetolona pode ter efeitos psicológicos, incluindo ansiedade, depressão e agressão.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Pavlatos AM, Fultz O, Monberg MJ, Vootkur A. Review of oxymetholone: a 17α-alkylated anabolic-androgenic steroid. Clinical therapeutics. 2001 Jun 1;23(6):789-801.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail