Formigamento na Cabeça – Causas, Sintomas e Tratamentos

formigamento na cabeça

A maioria das pessoas já experimentou a sensação de formigamento. Os locais mais comuns são os membros superiores e inferiores e geralmente ocorre por conta da posição, por ficar por muito tempo em uma posição ou ainda por pressionar o membro de forma inadequada, pressionar os nervos, dentre outras causas.

Não são muitas pessoas que já experimentaram a sensação de ter formigamento na cabeça, mas deve-se entender quais são as causas e o que deve ser feito ao ter essa sensação.

Causas de formigamento na cabeça

Geralmente, os pacientes que se estressam com frequência, sofrem de crises de ansiedade, possuem problemas como sinusite, são acometidos pela esclerose múltipla ou sofreram traumas na região da cabeça referem sentir um formigamento no local.

Todas essas possíveis causas precisam ser avaliadas, levando em consideração a investigação clínica para entender qual é a causa deste formigamento.

Pacientes que têm sinusite sentem desconfortos na região da face, que podem incluir inchaço e também formigamento na cabeça. Além da sinusite, algumas infecções podem ter esta sensação como consequência de irritações e inflamações. Se há alterações no que se chama de seios paranasais, alguns nervos podem ser pressionados, gerando um formigamento.

formigamento na cabeça

O que é a Noradrenalina?

Quando o paciente sofre de crises de ansiedade ou passa por situações estressantes com frequência, hormônios como a noradrenalina são liberados. A noradrenalina é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais com a importante função de transmitir sinais para o cérebro. Juntamente com a adrenalina, quando este hormônio é liberado a fisiologia do indivíduo se torna responsiva às situações de estresse, fazendo com que uma situação de luta ou fuga, por exemplo, seja enfrentada. Os batimentos cardíacos se elevam, as pupilas se dilatam, a bexiga e o intestino tendem a se esvaziar por meio da excreção e há uma circulação sanguínea mais intensa. Por isso os pacientes podem também sentir formigamento na cabeça.

A esclerose múltipla é uma doença que se caracteriza resumidamente pela agressão dos neurônios pelo sistema imunológico, trata-se de uma doença degenerativa. Quando os nervos da face ou da cabeça são prejudicados, os pacientes relatam formigamentos.

Enxaquecas e dores de cabeça também podem fazer com que haja formigamento, pois há alterações de pressão e de fluxo sanguíneo.

A diabetes é uma doença que também pode fazer com que o paciente sinta formigamentos na cabeça, sendo muito importante diagnosticar e tomar todas as medidas devidas para conter os níveis de glicose no sangue. Quando o paciente diabético não faz o tratamento adequado, uma das situações mais frequentes é a lesão de nervos e tecidos. O diabético não tratado têm níveis de açúcar circulante extremamente elevados e causam diversos sinais e sintomas. Os danos nervosos geralmente acometem os pés, mas não apenas. Por isso não é incomum que pacientes diabéticos não tratados ou tratados de forma ineficiente não sintam dores ao se ferir. Os danos podem se estender para a cabeça e serem um motivo para o formigamento local.

diabetes

Lesões cervicais ou concussões também podem fazer com que o paciente refira formigamento na cabeça e é indispensável procurar ajuda médica. Além disso, os problemas posturais também podem fazer com que o fluxo sanguíneo seja prejudicado, resultando em uma sensação de dormência e também formigamento.

Medicamentos que podem causar formigamento na cabeça

Alguns medicamentos podem causar formigamento na cabeça, como quimioterápicos e medicamentos anticonvulsivantes, sendo extremamente necessário relatar para o médico prescritor, sendo necessária adequação da dose ou até mesmo alteração da droga.

Pacientes que sofrem Convulsão

Pacientes que convulsionam, podem também ter formigamentos, pois existem as convulsões parciais, que acontecem apenas em um lado do cérebro, fazendo com que apenas um lado do corpo seja afetado e gerando também formigamentos na cabeça do paciente.

Além de todas as possíveis condições citadas, o formigamento na cabeça também pode ocorrer devido a compressões nervosas e problemas de circulação, em casos mais graves, pacientes que estiverem em um quadro de acidente vascular cerebral (AVC) também podem sentir um formigamento na cabeça.

Quando o formigamento se estende para os membros superiores, em especial para o braço direito, é necessário que o paciente procure ajuda médica com urgência, pois pode ser um sinal de infarto, necessitando de socorro imediato para que se inicie o protocolo clínico específico.

formigamento na cabeça

Tratamento

O tratamento varia de acordo com a causa, mas é extremamente recomendado que a ajuda médica seja buscada. Para os pacientes que ainda não possuem um diagnóstico, o médico clínico geral irá direcionar o início da investigação para que se chegue ao tratamento correto, dependendo dos resultados, o paciente poderá ser encaminhado para a especialidade pertinente, como o neurologista.

É indispensável citar todos os sintomas durante o processo de análise clínica, para que se excluam patologias e se considerem direções.

Alguns tumores, como os tumores cerebrais podem ser este sintoma, especialmente em ocasião da sua localização. Os exames de imagem são indispensáveis para que se entenda a causa e inicie-se o tratamento devido. Os tratamentos são variáveis, mas no geral são medicamentosos para a maioria das causas citadas.

Analgésicos comuns incluem:

Nome do MedicamentoCategoriaMecanismo de AçãoPrincipais Efeitos Colaterais
ParacetamolAnalgésico não-opioideAtua inibindo a síntese de prostaglandinas no sistema nervoso central e periférico, o que diminui a sensibilidade à dor.Náusea, vômito, dor abdominal
IbuprofenoAnti-inflamatório não esteroidal (AINE)Reduz a dor e a inflamação ao inibir as enzimas COX-1 e COX-2, que são responsáveis pela produção de prostaglandinas.Dor de estômago, sangramento gastrointestinal, hipertensão
NaproxenoAnti-inflamatório não esteroidal (AINE)Age inibindo as enzimas COX, reduzindo a produção de prostaglandinas, substâncias que causam dor e inflamação.Dispepsia, úlceras gástricas, risco cardiovascular elevado
AspirinaAnti-inflamatório não esteroidal (AINE), analgésico, antipiréticoInibe irreversivelmente a enzima ciclooxigenase (COX), reduzindo a produção de prostaglandinas e tromboxanos.Dor abdominal, úlceras gástricas, sangramento

Outros medicamentos para formigamento na cabeça

Anticonvulsivantes, medicamentos para controle da dor, ansiolíticos e outros tendem a amenizar os sintomas.

Nome do MedicamentoCategoriaMecanismo de AçãoPrincipais Efeitos Colaterais
AmitriptilinaAntidepressivo tricíclico (ADT)Inibe a recaptação de serotonina e norepinefrina no espaço sináptico, aumentando sua disponibilidade.Sonolência, boca seca, ganho de peso, constipação.
NortriptilinaAntidepressivo tricíclico (ADT)Atua aumentando a concentração de norepinefrina e serotonina, inibindo sua recaptação.Tontura, boca seca, sonolência, confusão mental.
ImipraminaAntidepressivo tricíclico (ADT)Inibe a recaptação de norepinefrina e serotonina, potencializando sua ação no sistema nervoso.Boca seca, visão turva, tonturas, sonolência.
Amplictil (Clorpromazina)AntipsicóticoBloqueia a ação de vários neurotransmissores, incluindo a dopamina, que pode influenciar a percepção da dor.Sedação, hipotensão ortostática, disfunção sexual, ganho de peso.
DuloxetinaInibidor seletivo da recaptação de serotonina e norepinefrina (ISRSN)Inibe a recaptação de serotonina e norepinefrina, aumentando a disponibilidade desses neurotransmissores.Náusea, boca seca, insônia, sonolência, constipação.
PregabalinaAnticonvulsivanteAtua diminuindo a liberação de neurotransmissores excitatórios, reduzindo a atividade neuronal excessiva.Tontura, sonolência, dificuldade de concentração, ganho de peso.
GabapentinaAnticonvulsivanteReduz a liberação de neurotransmissores excitatórios, diminuindo a atividade excessiva dos neurônios.Sonolência, tontura, fadiga, ganho de peso.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail